DISCURSO DIRECTO

31 janeiro, 2008

Giuliani e Edwards abandonam corrida

Depois do fracasso nas “primárias” da Florida, Rudy Giuliani anunciou a sua desistência à investidura pelo Partido Republicano e declarou o seu apoio à candidatura do senador John McCain.

Também John Edwards [na foto] anunciou ontem que se afastava da corrida à nomeação democrata. Na sua declaração, Edwards não pronunciou qualquer apoio à candidatura de Barack Obama ou de Hillary Clinton.

Etiquetas:

30 janeiro, 2008

Giuliani perde na Florida

A direcção nacional do Partido Democrata anulou as “primárias” ontem realizadas na Florida, pelo que a Convenção de Denver não terá delegados que representem aquele Estado. Refira-se que neste acto eleitoral a vitória coube a Hillary Clinton (com 50% dos votos), tendo Obama recolhido 33% e Edwards 14%.

No campo republicano, o grande derrotado foi Rudy Giuliani [na foto], que apenas obteve 15% dos votos nas “primárias” da Florida. Recordo que a estratégia política da candidatura de Giuliani assentava numa vitória clara neste Estado, por forma a criar uma dinâmica eleitoral que lhe permitisse, de uma assentada, vencer a Super-Tuesday e confirmar a nomeação à corrida presidencial pelo Partido Republicano. Ora, salvo alguma surpresa na Super-Tuesday, os resultados de ontem afastam o antigo mayor de Nova Iorque de tal cenário, restando-lhe uma eventual candidatura à vice-presidência no ticket liderado por John McCain.

Por seu turno, John McCain confirmou nas “eleições primárias” de ontem a sua crescente liderança na corrida republicana, ao ganhar os 57 delegados do Estado da Florida com 36% dos votos. Neste momento, McCain já conta com 93 delegados para a Convenção Nacional de Minneapolis e é, cada vez mais, o provável candidato republicano nas eleições presidenciais de Novembro, o que não deixa de ser interessante, pois ainda há bem poucos meses o senador do Arizona não descolava das sondagens e a vitória sorria então a Rudy Giuliani.

Etiquetas:

29 janeiro, 2008

Sócrates, o derrotável

Que dizer da mini-remodelação hoje anunciada pelo Eng.º Sócrates?

Isabel Pires de Lima foi substituída na pasta da Cultura por José Pinto Ribeiro. Nada de especial a assinalar. Pois, e para provável pasmo dos defensores do “politicamente correcto”, continuo sem perceber qual a necessidade de existir um ministro que se ocupe da Cultura na orgânica governamental! Não seria suficiente o estatuto de secretário de Estado, na alçada do Ministro da Educação? Para quê ter um ministro sem qualquer peso específico ou relevância política?

Quanto à substituição de Correia de Campos pela pediatra Ana Jorge à frente do Ministério da Saúde, a leitura é forçosamente outra. Esta é uma pasta ministerial com peso específico e relevância política. Face à contestação pública das últimas semanas, Correia de Campos teve de ser substituído, sob pena do Eng.º Sócrates pagar uma factura demasiado elevada nas próximas eleições legislativas.

Agora importa saber se a política desenvolvida por Correia de Campos vai ser suspensa.
Se o for, o Eng.º Sócrates demonstra que persistiu num erro ao longo de quase 3 anos, com claros prejuízos para a população portuguesa.
Ao invés, se Ana Jorge [na foto] implementar a política do pretérito ministro da Saúde, o Eng.º Sócrates apenas pode contar com uma certeza: a contestação ao encerramento de urgências e de maternidades vai continuar e, consequentemente, de nada adiantou esta mini-remodelação.

Num caso ou noutro, o Eng.º Sócrates está “entalado”.

Donde, o Eng.º Sócrates acabou de revelar ao país que o desfecho das próximas eleições legislativas está em aberto.

28 janeiro, 2008

My name is Bunda, Jaime Bunda.

Para quem queira conhecer, de forma bem divertida, os meandros da sociedade angolana, ao mesmo tempo que sente o suspense de uma boa trama policial, recomendo a leitura de Jaime Bunda, Agente Secreto e Jaime Bunda e a morte do americano, publicados por Pepetela.

A personagem principal, Jaime Bunda, agente secreto ao serviço da temível organização que chama pelo nome de “Bunker”, é um verdadeiro achado.

Vale a pena.


“Jaime Bunda estava sentado na ampla sala destinada aos detectives. Havia três secretárias, onde outros tantos investigadores lutavam contra os computadores obsoletos. Havia também algumas cadeiras encostadas à parede. Era numa destas, a última, que Jaime poisava a sua avantajada bunda, exagerada em relação ao corpo, característica física que lhe tinha dado o nome. O seu verdadeiro era comprido, unindo dois apelidos de famílias ilustres nos meios luandenses. Mas foi numa aula de educação física, mais propriamente de vólei, que surgiu a alcunha. Às tantas, o professor, irritado com a falta de jeito ou de empenho do aluno, gritou:
- Jaime, salta. Salta com a bunda, porra!
A partir daí, ficou Jaime Bunda para toda a escola. De facto, as suas nádegas exageravam. Ele, aliás, era todo para os redondos, até mesmo os olhos que gostava de esbugalhar à frente do espelho, treinando espantos.”
Jaime Bunda, Agente Secreto

Etiquetas:

27 janeiro, 2008

Obama vence na Carolina do Sul

O senador do Illinois, Barak Obama, venceu ontem as “primárias” na Carolina do Sul com 295091 votos (55%), tendo superado as previsões das várias sondagens realizadas. Hillary Clinton obteve 141128 votos (27%) e John Edwards ficou-se pelos 93552 votos (18%).

A título de curiosidade, recordo que, nas “primárias” de 2004, Edwards ganhou no Estado da Carolina do Sul com 45% dos votos.

Mais uma nota quanto às “primárias” do Partido Democrata: na 6.ª feira, o congressista do Ohio, Dennis Kucinich [na foto], desistiu da corrida à nomeação presidencial.

Esta 3.ª feira, há “primárias” republicanas e democratas no Estado da Florida, as quais prometem ser um verdadeiro “quebra-cabeças”, pois as direcções nacionais de ambos os partidos contestam a data escolhida, pelo que o número de delegados a eleger pode ser reduzido ou, pura e simplesmente, não ser tido em conta.

Etiquetas:

25 janeiro, 2008

As escolhas do The New York Times

Numa tradição bem anglo-saxónica (onde os órgãos de comunicação social anunciam às claras a sua preferência por este ou aquele candidato), o influente The New York Times tornou hoje público que apoia as candidaturas do republicano John McCain e da democrata Hillary Clinton.

As razões para essa decisão do The New York Times podem ser conhecidas aqui e aqui.

Etiquetas:

Ao ataque!

Via RAIM's BLOG...

24 janeiro, 2008

Tensão Democrata

Dentro de 48 horas, iniciam-se as “primárias” do Partido Democrata no Estado da Carolina do Sul. Estão em causa 45 delegados para a Convenção Nacional de Denver.

Nestes últimos dias, Hillary Clinton e Barack Obama [na foto] têm dado o “tudo por tudo”. Ambos sabem que uma derrota na Carolina do Sul poderá pôr em causa a mobilização necessária para vencer as eleições da “Super-Tuesday” de 5 de Fevereiro, as quais determinam verdadeiramente quem será o candidato presidencial pelo Partido Democrata, pois nesse dia realizam-se “primárias” e caucus em vários Estados, como a Califórnia, Geórgia, Alasca, Massachusetts ou Nova Iorque.

Perante este cenário, a tensão e agressividade política entre Clinton e Obama crescem, como foi possível constatar durante o debate organizado pela CNN na noite de segunda-feira, sendo certo que os estudos de opinião ontem publicados continuam a dar uma clara vantagem a Barack Obama:

Sondagem Reuters
Obama 43%, Clinton 24%, Edwards 15%

Sondagem Rassmussen
Obama 43%, Clinton 28%, Edwards 17%



Nota:
A propósito do nível de “ferocidade” do debate Clinton/Obama/Edwards de 2.ª feira, que mereceu muito destaque na imprensa norte-americana, entendo que o mesmo não se aproximou, nem de perto nem de longe, dos nossos “duelos” televisivos entre Mário Soares/Basílio Horta (1991), Durão Barroso/Paulo Portas (2002) ou Cavaco Silva/Mário Soares (2006) – estes foram bem mais virulentos e ferozes.

Etiquetas:

23 janeiro, 2008

Divertido!

Via Cachimbo de Magritte...

Thompson desiste

Perante os resultados do caucus do Nevada e das “eleições primárias” no Estado da Carolina do Sul, o actor e advogado Fred Thompson (na foto) desistiu ontem da corrida à nomeação republicana.

Entretanto, a disputa pelos 57 delegados republicanos do Estado da Florida, cujas eleições têm lugar no próximo dia 29 de Janeiro, está cada vez mais renhida: John McCain lidera as intenções de voto nas sondagens, mas a curta distância de Rudy Giulinani, havendo um verdadeiro empate técnico (sondagem Rassmussen: McCain 20%, Giuliani 19%; sondagem Survey USA: McCain 25%, Giuliani 20%; sondagem InsiderAdvantage: McCain 20%, Giuliani 21%).

Etiquetas:

21 janeiro, 2008

Pensamento do dia

"Espera pelo mais sábio dos conselheiros:
O tempo."

Péricles

20 janeiro, 2008

Caucus do Nevada

No caucus democrata do Nevada, Hillary Clinton venceu com 51% dos votos, elegendo 12 delegados para a Convenção Nacional. Por seu turno, Barack Obama elegeu 13 delegados (45%)... não é engano, as regras do caucus têm destas coisas.

As próximas “eleições primárias” democratas realizam-se no Estado da Carolina do Sul (26 de Janeiro).

No campo republicano, a vitória sorriu a Mitt Romney, que conquistou 52% dos votos do caucus do Nevada. Os front-runners John McCain e Rudy Giuliani conseguiram, respectivamente, 13% e 4% dos votos.

Refira-se que ontem também se realizaram “primárias” republicanas na Carolina do Sul, cuja vitória coube a John McCain com 33% dos votos.

Por fim, o candidato republicano Duncan Hunter (na foto) desistiu da corrida à nomeação presidencial.

Etiquetas:

19 janeiro, 2008

Grande Reportagem

Se não teve oportunidade de ouvir a reportagem “Vidas por um Canudo” de Maria Augusta Casaca, clique aqui ou então escute este domingo na TSF, depois das 10 horas.

Vai ver que vale a pena.


«Uma doutorada em biologia marinha a vender propriedades, uma arquitecta a servir às mesas num café, um licenciado em física em busca da "química" do primeiro emprego. São milhares os jovens que, concluída a formação superior, esbarram na realidade do mercado de trabalho.
Colocam os sonhos em banho-maria e lançam-se aos anúncios de jornal, enviam currículos, visitam os centros de emprego. A vontade de organizar a vida, sair de casa dos pais, constituir família acaba por falar mais alto e aceitam trabalhos para os quais têm demasiadas qualificações. Estudaram alhos mas são os bugalhos que lhes permitem pagar as contas.»

17 janeiro, 2008

Os silêncios têm legendas... (4)

Poucos minutos depois do Eng.º Sócrates comunicar que o novo aeroporto deveria ser construído junto a Alcochete, a Rádio Ribatejo pediu o meu comentário em directo.

Em síntese, disse o seguinte:

  • Manifestei a minha profunda desilusão com a opção anunciada por este Governo, porque sempre acreditei que a construção do aeroporto na Ota seria um céu de oportunidades para o progresso do Concelho de Azambuja.

  • Advoguei que a Câmara de Azambuja deveria exigir a constituição de uma comissão arbitral entre o Estado, a autarquia e representantes de todos aqueles que foram prejudicados com as medidas preventivas estabelecidas pelo Governo do Eng.º Guterres, por forma a definir indemnizações justas para os particulares e empresas que foram impedidos de construir as suas casas ou avançar com os seus projectos empresariais.

  • Por fim, defendi a demissão do presidente da Câmara Municipal de Azambuja e a realização de eleições antecipadas para a autarquia.
Quanto a esta última “nota”, sustentei – e continuo a sustentar – a minha posição em dois factos claros e objectivos. A saber:

1.º) Desde Janeiro de 2002, o modelo de desenvolvimento proposto e implementado pelo actual presidente da Câmara, Joaquim Ramos, teve como eixo principal a construção do aeroporto na Ota. Para o comprovar basta ler os programas eleitorais, os planos de actividades municipais, os documentos preparatórios da revisão do Plano Director Municipal ou as actas das reuniões camarárias.

Já aqui escrevi que alertei Joaquim Ramos, em devido tempo, para a necessidade de definir outros eixos estratégicos capazes de potenciar o desenvolvimento rápido e sustentado do Concelho. Mas, o actual presidente da Câmara apostou tudo na Ota… e falhou!

Com o “Processo Ota”, ficou demonstrado – para quem ainda tinha dúvidas – que Joaquim Ramos não tem uma visão estratégica para o Concelho, nem capacidade de liderança política. Quando o Concelho de Azambuja precisava de rasgo, capacidade de iniciativa e ambição, apenas teve um presidente acomodado, cinzento, que ficou de braços cruzados e se limitou a andar ao reboque dos acontecimentos.

2.º) Joaquim Ramos garantiu recentemente que “Caso ele [aeroporto] não venha, devemos pensar bem nas consequências políticas sobre esta situação” (Correio de Azambuja, 29/06/2007). Ora, em política, palavras com a força e a determinação (?) das que Ramos disse, só têm um significado: se o Governo socialista não escolhesse Ota, ele (autarca eleito pelo PS) iria bater com a porta!

Por isso, aquilo que defendi mais não foi do que uma simples exigência para que Joaquim Ramos fosse consequente e coerente com aquilo que disse em Junho de 2007.


Neste post cabe ainda um último apontamento.

Aquilo que disse aos microfones da Rádio Ribatejo e aquilo que aqui escrevo não vincula, obviamente, a estrutura local do PSD e os seus autarcas, cuja posição oficial desconheço.

Mas, também nesta matéria os silêncios têm legendas…

16 janeiro, 2008

Romney vence no Michigan

O empresário Mitt Romney ganhou ontem as “primárias” republicanas no Estado do Michigan (39%). Por seu turno, o vencedor do New Hampshire, John McCain, obteve apenas 30% dos votos.

As atenções concentram-se agora no caucus do Nevada, que está marcado para o próximo dia 19 de Janeiro.

Durante semanas, Hillary Clinton liderou as sondagens neste Estado. Contudo, o último estudo de opinião publicado regista um empate técnico entre os três front-runners democratas: Obama tem 32% de intenções de voto, Hillary 30% e Edwards 27% (foto).

No Partido Republicano, a última sondagem dá vantagem ao senador John McCain, com 22% de intenções de voto, resultados que estão muito próximos dos previstos para a candidatura de Rudy Giuliani (18%), que, aliás, foi dado como vencedor do caucus em praticamente todos os estudos de opinião realizados no Estado do Nevada.

Etiquetas:

14 janeiro, 2008

Primárias no Michigan

Amanhã realizam-se as “primárias” no Estado do Michigan.

As últimas sondagens indicam um empate técnico entre os republicanos Mitt Romney (foto) e John McCain.

Na outra banda, as "primárias" foram anuladas pela direcção nacional do Partido Democrata, pelo que a Convenção Nacional não deverá contar com representantes do Michigan.

Etiquetas:

11 janeiro, 2008

Afinal, Canha!

Sem prejuízo de "postar" nos próximos dias sobre a decisão governamental de construir o novo aeroporto em Canha / Campo de Tiro de Alcochete, aqui fica o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

09 janeiro, 2008

Os silêncios têm legendas... (3)

Sob proposta do executivo camarário chefiado por Joaquim Ramos, a Assembleia Municipal de Azambuja aprovou mais um empréstimo à banca, desta feita no valor de 942.500,00 euros.

O empréstimo em causa destina-se a financiar 15 projectos, designadamente os arranjos exteriores do Largo de Tagarro, os arranjos exteriores no Largo de Aveiras de Baixo, os arranjos na Entrada Poente de Azambuja, o arranjo da Entrada Norte de Vila Nova de São Pedro, os arranjos exteriores no Largo da Igreja das Comeiras, os arranjos exteriores do Largo D. Rolim de Moura em Azambuja, a reconversão da Escola da Maçussa para Centro de Dia e a construção de jardim em Aveiras de Cima.

Salvo a adaptação da antiga escola primária da Maçussa para Centro de Dia, todas as restantes intervenções são meras operações de cosmética, de embelezamento urbano, cujo objectivo final é “encher o olho” para as próximas eleições autárquicas.

Não são projectos urgentes ou de carácter estruturante para o progresso de cada uma das freguesias do Concelho de Azambuja, pelo que o seu financiamento não deveria sustentar-se no recurso ao crédito bancário.

Na verdade, até a reconversão da escola primária da Maçussa em equipamento de apoio à terceira idade não precisa de empréstimo bancário para avançar. Estamos a falar de um projecto que terá um custo próximo dos 160 mil euros (cfr. Plano Plurianual de Investimentos Municipais 2008-2001).


Que gestão camarária é esta que precisa de recorrer a um empréstimo para fazer uma obra que custa pouco mais de 32 mil contos?

Enquanto exerci funções de vereador na Câmara de Azambuja nunca votei favoravelmente qualquer proposta de empréstimo que não se destinasse a obras de carácter urgente ou que não fossem essenciais para a efectiva melhoria da qualidade de vida das populações e o desenvolvimento das suas localidades.

Sempre defendi que a contracção de empréstimos por parte da autarquia deve pautar-se pelo bom-senso que orienta as nossas vidas pessoais. Podemos fazer um empréstimo bancário para fazer obras na nossa casa, mas é errado ficarmos empenhados apenas porque queremos comprar um relógio fantástico da Baume & Mercier.

Foi por isso que as propostas de empréstimo para a construção do Jardim na Entrada de Alcoentre e do Jardim dos Casais de Baixo não receberam o meu voto favorável, tal como não receberam tal voto por parte dos então deputados municipais do PSD.

Acredito que o nosso sentido de voto possa ter sido impopular ou pouco simpático.
Mas, se fosse hoje faria exactamente o mesmo, tanto mais que o endividamento da Câmara de Azambuja já está próximo dos 9 milhões de euros.

Nestas situações a Oposição não pode contemporizar com manifestos erros de gestão, nem pode ficar calada perante as óbvias manobras eleitoralistas de quem ainda nos governa.


É por tudo isto, e muito mais, que não consigo vislumbrar porque os deputados municipais da CDU votaram a favor do empréstimo em causa e não acompanharam o correcto sentido de voto que o seu vereador António Nobre teve na sessão camarária do dia 20 de Novembro.

New Hampshire: vitória sorriu a Clinton e McCain

Andrew Smith, professor do Departamento de Ciência Política e director do Centro de Sondagens da Universidade do New Hampshire garante que "o vencedor do New Hampshire vai ser o nomeado de cada partido".

Se assim for, no lado democrata o candidato presidencial chamar-se-á Hillary Clinton, que ontem conseguiu vencer as “primárias” do New Hampshire com 40% dos votos, ao arrepio das tendências reveladas na maioria dos estudos de opinião, que previam a vitória de Barack Obama, que obteve 37% dos votos nestas “primárias”, elegendo assim o mesmo número de delegados à Convenção Nacional que Clinton (9 delegados).

No campo republicano, a vitória coube ao senador John McCain com 38% dos votos. Mitt Romney foi o segundo mais votado com 33%. O vencedor do caucus do Iowa Mike Huckabee apenas recolheu 11% dos votos.

As próximas “primárias” serão no Estado do Michigan, dia 15 de Janeiro.

Etiquetas:

08 janeiro, 2008

Mapa do Fumador

Se quiser conhecer os restaurantes, bares e discotecas onde pode continuar a fumar depois da entrada em vigor da “Lei do Tabaco”, clique aqui.

Primárias no New Hampshire

Dentro de algumas horas arrancam as “primárias” no Estado de New Hampshire.

No lado democrata, as últimas sondagens indicam que Barack Obama poderá ganhar também aqui, relegando Hillary Clinton para a segunda posição.

A confirmarem-se tais projecções, Obama afirmar-se-á como um sério candidato a vencer as “eleições primárias” da Super-Tuesday (5 de Fevereiro), que decidem verdadeiramente quem será o candidato presidencial pelo Partido Democrata.

No Partido Republicano, a maioria dos estudos de opinião prevê a derrota do vencedor do caucus do Iowa, Mike Huckabee, e a vitória do senador do Arizona, John McCain.

Contudo, o antigo mayor de Nova Iorque, Rudy Giuliani, ainda está na corrida pela nomeação presidencial, apostando tudo nas “primárias” do Estado da Florida (29 de Janeiro), que acredita vencer e que lhe poderão conferir a dinâmica suficiente para “arrasar” na Super-Tuesday.

Etiquetas:

07 janeiro, 2008

Excertos - XXVI

“O fardo mais pesado esmaga-nos, verga-nos, comprime-nos contra o solo. Mas, na poesia amorosa de todos os séculos, a mulher sempre desejou receber o fardo do corpo masculino. Portanto, o fardo mais pesado é também, ao mesmo tempo, a imagem do momento mais intenso de realização de uma vida. Quanto mais pesado for o fardo, mais próxima da terra se encontra a nossa vida e mais real e verdadeira é.

Em contrapartida, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, fá-lo voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semi-real e os seus movimentos tão livres quanto insignificantes.

Que escolher, então? O peso ou a leveza?”


A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera

05 janeiro, 2008

Aqui fica outra da minha playlist...



A Vaca de Fogo (Madredeus)

04 janeiro, 2008

Iowa: Obama e Huckabee vencem

Os resultados eleitorais no caucus do Estado do Iowa parecem confirmar que existe uma vontade clara de mudança por parte dos norte-americanos.

O advogado e senador do Illinois Barack Obama transformou-se ontem no primeiro homem negro da história dos Estados Unidos da América a vencer esta eleição, obtendo 38% dos votos. Os candidatos democratas John Edwards e Hillary Clinton conquistaram, respectivamente, 30% e 29% dos eleitores do caucus. Por seu turno, Chris Dodd e Joe Biden já desistiram da corrida à nomeação presidencial pelo Partido Democrata.

No Partido Republicano, a vitória coube ao antigo senador do Arkansas Mike Huckabee com 34% dos votos, tendo Mitt Romney obtido 25% e John McCain 13%.

Mas, estes resultados devem ser encarados apenas como um mero indicador, pois até à noite de 5 de Fevereiro (data em que já terão sido realizadas eleições primárias em 29 estados) tudo pode alterar.

Na verdade, em termos de sondagens nacionais, Hillary Clinton continua a liderar as intenções de voto no campo do Partido Democrata, enquanto que no Partido Republicano o front-runner é o antigo mayor de Nova Iorque Rudy Giuliani (que no caucus do Iowa apenas obteve 3% de votos).

Etiquetas:

03 janeiro, 2008

Caucus do Iowa

O caucus do Iowa inicia-se a partir das 18.30 horas locais.

Sobre a definição de caucus, transcrevo aqui excertos do artigo hoje publicado por Rita Siza no Público:

“A origem da palavra caucus remete para a língua nativa norte-americana dos algonquin, que a usavam para designar uma conferência de chefes tribais. No sistema político moderno, chama-se caucus às assembleias políticas em que os eleitores registados num partido discutem as propostas dos seus candidatos e manifestam publicamente o seu apoio por um determinado representante (…)”

“As regras para o funcionamento de um caucus diferem ligeiramente quer se trate de uma assembleia democrata ou republicana, mas o princípio é sempre o mesmo. Os eleitores registados segundo as suas áreas geográficas são convidados a juntar-se num determinado lugar - preferencialmente um edifício público (uma escola, um auditório, um quartel dos bombeiros), embora também possa ser uma casa particular (ou, no caso do Iowa, um estado fortemente agrícola, uma quinta) - ao princípio da noite.
Antes de qualquer procedimento, os presentes decidem quem vai dirigir a reunião. Depois faz-se uma contagem de todos os participantes, que posteriormente se dividem de acordo com o candidato que apoiam. Se não apoiam nenhum, forma-se um grupo de indecisos, cobiçados por todas as candidaturas. E, se os apoiantes de um candidato não chegam para perfazer 15 por cento do total dos participantes, são automaticamente integrados nos indecisos.
Depois, os diferentes grupos de apoiantes começam a apresentar razões para apoiar os seus candidatos. Para atrair apoios, as diversas campanhas têm na sala um representante que serve de "advogado" do respectivo candidato.
Para cativar os eleitores, são válidas quase todas as tácticas: continuam a distribuir-se panfletos, mas também bolachas caseiras e canecas de café. O caucus só termina quando a discussão está encerrada e já não há movimentos entre os grupos - todos os participantes fizeram a sua escolha e não pretendem mudar de ideias. O total dos votos é depois somado a nível estadual: fica assim encontrado o número de delegados que cada candidato levará à convenção nacional, de onde sairá a nomeação oficial para a Casa Branca (…)”



A terminar, refiro que a última sondagem publicada no Des Moines Register confirma que Barack Obama lidera as intenções de voto (32%), enquanto Hillary Clinton e John Edwards estão tecnicamente empatados (respectivamente, 25% e 24%).

No campo republicano, é Mike Huckabee que vai à frente nas sondagens (32%), seguido por Mitt Romney (26%). Rudy Giuliani apenas recolhe 5% das intenções de voto.

Etiquetas:

02 janeiro, 2008

Com a boca na botija

A polémica “Lei do Tabaco” entrou ontem em vigor.

Como é habitual nestas coisas, fomos do “8 ao 80”.

Para salvaguardar os legítimos direitos dos não-fumadores, o legislador abafou os direitos (também legítimos) dos fumadores e não quis encontrar soluções de bom-senso que garantissem os direitos destes.


Entretanto, o presidente da ASAE, entidade fiscalizadora pela aplicação da “Lei do Tabaco”, foi apanhado em flagrante delito ao fumar uma cigarrilha numa sala de espectáculos do Casino do Estoril.

De acordo com a nova lei, este acto do presidente da ASAE é punido com coima de 50,00 € a 750,00€.

Apesar da publicidade deste acto ilegal (fotografia na primeira página do Diário de Notícias de hoje), tenho a certeza que o respectivo auto de contra-ordenação não será levantado e António Nunes não vai pagar qualquer coima.

Mas, também tenho a certeza que a ASAE não deixará de levantar um auto de contra-ordenação aos proprietários daqueles pequenos cafés de bairro que se limitam a servir duas dúzias de bicas por dia aos mesmos clientes de sempre e que decidiram "fechar os olhos" porque o Sr. Manuel - cliente de há mais de 20 anos - acompanhou a sua bica com um cigarro (o que faz há anos a fio de forma solitária, pois no estabelecimento apenas está o Sr. Manuel e o proprietário, com quem vai falando sobre as últimas novidades do futebol e o aumento do desemprego).

Nestas situações, a ASAE vai intervir, fazer cumprir a lei e aplicar a respectiva coima. Porque o cliente fumador não é o presidente da ASAE. Porque o café de bairro não é o Casino do Estoril.

Mais palavras para quê?


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online