DISCURSO DIRECTO

04 janeiro, 2008

Iowa: Obama e Huckabee vencem

Os resultados eleitorais no caucus do Estado do Iowa parecem confirmar que existe uma vontade clara de mudança por parte dos norte-americanos.

O advogado e senador do Illinois Barack Obama transformou-se ontem no primeiro homem negro da história dos Estados Unidos da América a vencer esta eleição, obtendo 38% dos votos. Os candidatos democratas John Edwards e Hillary Clinton conquistaram, respectivamente, 30% e 29% dos eleitores do caucus. Por seu turno, Chris Dodd e Joe Biden já desistiram da corrida à nomeação presidencial pelo Partido Democrata.

No Partido Republicano, a vitória coube ao antigo senador do Arkansas Mike Huckabee com 34% dos votos, tendo Mitt Romney obtido 25% e John McCain 13%.

Mas, estes resultados devem ser encarados apenas como um mero indicador, pois até à noite de 5 de Fevereiro (data em que já terão sido realizadas eleições primárias em 29 estados) tudo pode alterar.

Na verdade, em termos de sondagens nacionais, Hillary Clinton continua a liderar as intenções de voto no campo do Partido Democrata, enquanto que no Partido Republicano o front-runner é o antigo mayor de Nova Iorque Rudy Giuliani (que no caucus do Iowa apenas obteve 3% de votos).

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online