DISCURSO DIRECTO

03 janeiro, 2008

Caucus do Iowa

O caucus do Iowa inicia-se a partir das 18.30 horas locais.

Sobre a definição de caucus, transcrevo aqui excertos do artigo hoje publicado por Rita Siza no Público:

“A origem da palavra caucus remete para a língua nativa norte-americana dos algonquin, que a usavam para designar uma conferência de chefes tribais. No sistema político moderno, chama-se caucus às assembleias políticas em que os eleitores registados num partido discutem as propostas dos seus candidatos e manifestam publicamente o seu apoio por um determinado representante (…)”

“As regras para o funcionamento de um caucus diferem ligeiramente quer se trate de uma assembleia democrata ou republicana, mas o princípio é sempre o mesmo. Os eleitores registados segundo as suas áreas geográficas são convidados a juntar-se num determinado lugar - preferencialmente um edifício público (uma escola, um auditório, um quartel dos bombeiros), embora também possa ser uma casa particular (ou, no caso do Iowa, um estado fortemente agrícola, uma quinta) - ao princípio da noite.
Antes de qualquer procedimento, os presentes decidem quem vai dirigir a reunião. Depois faz-se uma contagem de todos os participantes, que posteriormente se dividem de acordo com o candidato que apoiam. Se não apoiam nenhum, forma-se um grupo de indecisos, cobiçados por todas as candidaturas. E, se os apoiantes de um candidato não chegam para perfazer 15 por cento do total dos participantes, são automaticamente integrados nos indecisos.
Depois, os diferentes grupos de apoiantes começam a apresentar razões para apoiar os seus candidatos. Para atrair apoios, as diversas campanhas têm na sala um representante que serve de "advogado" do respectivo candidato.
Para cativar os eleitores, são válidas quase todas as tácticas: continuam a distribuir-se panfletos, mas também bolachas caseiras e canecas de café. O caucus só termina quando a discussão está encerrada e já não há movimentos entre os grupos - todos os participantes fizeram a sua escolha e não pretendem mudar de ideias. O total dos votos é depois somado a nível estadual: fica assim encontrado o número de delegados que cada candidato levará à convenção nacional, de onde sairá a nomeação oficial para a Casa Branca (…)”



A terminar, refiro que a última sondagem publicada no Des Moines Register confirma que Barack Obama lidera as intenções de voto (32%), enquanto Hillary Clinton e John Edwards estão tecnicamente empatados (respectivamente, 25% e 24%).

No campo republicano, é Mike Huckabee que vai à frente nas sondagens (32%), seguido por Mitt Romney (26%). Rudy Giuliani apenas recolhe 5% das intenções de voto.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online