DISCURSO DIRECTO

24 janeiro, 2008

Tensão Democrata

Dentro de 48 horas, iniciam-se as “primárias” do Partido Democrata no Estado da Carolina do Sul. Estão em causa 45 delegados para a Convenção Nacional de Denver.

Nestes últimos dias, Hillary Clinton e Barack Obama [na foto] têm dado o “tudo por tudo”. Ambos sabem que uma derrota na Carolina do Sul poderá pôr em causa a mobilização necessária para vencer as eleições da “Super-Tuesday” de 5 de Fevereiro, as quais determinam verdadeiramente quem será o candidato presidencial pelo Partido Democrata, pois nesse dia realizam-se “primárias” e caucus em vários Estados, como a Califórnia, Geórgia, Alasca, Massachusetts ou Nova Iorque.

Perante este cenário, a tensão e agressividade política entre Clinton e Obama crescem, como foi possível constatar durante o debate organizado pela CNN na noite de segunda-feira, sendo certo que os estudos de opinião ontem publicados continuam a dar uma clara vantagem a Barack Obama:

Sondagem Reuters
Obama 43%, Clinton 24%, Edwards 15%

Sondagem Rassmussen
Obama 43%, Clinton 28%, Edwards 17%



Nota:
A propósito do nível de “ferocidade” do debate Clinton/Obama/Edwards de 2.ª feira, que mereceu muito destaque na imprensa norte-americana, entendo que o mesmo não se aproximou, nem de perto nem de longe, dos nossos “duelos” televisivos entre Mário Soares/Basílio Horta (1991), Durão Barroso/Paulo Portas (2002) ou Cavaco Silva/Mário Soares (2006) – estes foram bem mais virulentos e ferozes.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online