DISCURSO DIRECTO

30 janeiro, 2008

Giuliani perde na Florida

A direcção nacional do Partido Democrata anulou as “primárias” ontem realizadas na Florida, pelo que a Convenção de Denver não terá delegados que representem aquele Estado. Refira-se que neste acto eleitoral a vitória coube a Hillary Clinton (com 50% dos votos), tendo Obama recolhido 33% e Edwards 14%.

No campo republicano, o grande derrotado foi Rudy Giuliani [na foto], que apenas obteve 15% dos votos nas “primárias” da Florida. Recordo que a estratégia política da candidatura de Giuliani assentava numa vitória clara neste Estado, por forma a criar uma dinâmica eleitoral que lhe permitisse, de uma assentada, vencer a Super-Tuesday e confirmar a nomeação à corrida presidencial pelo Partido Republicano. Ora, salvo alguma surpresa na Super-Tuesday, os resultados de ontem afastam o antigo mayor de Nova Iorque de tal cenário, restando-lhe uma eventual candidatura à vice-presidência no ticket liderado por John McCain.

Por seu turno, John McCain confirmou nas “eleições primárias” de ontem a sua crescente liderança na corrida republicana, ao ganhar os 57 delegados do Estado da Florida com 36% dos votos. Neste momento, McCain já conta com 93 delegados para a Convenção Nacional de Minneapolis e é, cada vez mais, o provável candidato republicano nas eleições presidenciais de Novembro, o que não deixa de ser interessante, pois ainda há bem poucos meses o senador do Arizona não descolava das sondagens e a vitória sorria então a Rudy Giuliani.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online