DISCURSO DIRECTO

30 setembro, 2008

Para ler e guardar:


Nota:
Comentários? Só depois de ler, com toda a atenção, o chamado “Plano de Acção”.

29 setembro, 2008

McCain ao ataque

Depois do debate de sexta-feira, que foi morno e no qual ambos os candidatos jogaram à defesa, o senador republicano John McCain lançou este fantástico anúncio eleitoral…


Etiquetas:

27 setembro, 2008

Da minha playlist...



Chill Out (John Lee Hooker/Carlos Santana)

26 setembro, 2008

Sobe e Desce

No último post que publiquei sobre a corrida à Casa Branca (em 01/07/2008), Barack Obama liderava as sondagens nacionais com uma vantagem média de 5,9% face ao republicano John McCain.

Esta posição do candidato democrata viria a fragilizar-se ao longo do mês de Agosto. Na véspera da Convenção Nacional Democrata (25/28 de Agosto), ambos os candidatos registavam nos diversos estudos de opinião uma situação de empate técnico (a vantagem de Barack Obama era inferior a 2%).

Com a Convenção Democrata, Obama recuperou a liderança das sondagens nacionais. A 2 de Setembro, ou seja, já no decorrer da Convenção Nacional Republicana, Barack Obama registava uma diferença média de 6,4% perante McCain, que apenas conseguia reunir 42,8% das intenções de voto.

Após a Convenção Republicana, John McCain conseguiu inverter fortemente a tendência dos estudos de opinião. Durante 10 dias (entre 7 e 17 de Setembro), o republicano assegurou a liderança das sondagens nacionais, o que causou perplexidade e preocupação na candidatura democrata. Muito deste sucesso (aparente) de McCain nas sondagens resultou da forte exposição mediática provocada pela escolha de Sarah Palin [na foto] como sua candidata a vice-presidente.

A governadora do Alasca revelou-se um ás de trunfo para John McCain, pois conseguiu garantir o apoio dos sectores mais conservadores do Partido Republicano e abria, assim, as portas para um combate eleitoral em torno dos “valores sociais” (recordo que tal base social de apoio e estratégia política foram essenciais nas sucessivas vitórias eleitorais dos republicanos durante o consulado de George W. Bush).

Contudo, a falência do banco de investimento Lehman Brothers, a apressada compra da Merril Lynch pelo Bank of America, a perspectiva do colapso do American Insurance Group (AIG), a decisão da Reserva Federal sobre as taxas de juro - ao fim e ao cabo, a crise financeira que se instalou nos Estados Unidos -, voltou a recentrar a campanha eleitoral.

Ao contrário do que se chegou a pensar nas primeiras semanas de Setembro, a campanha não deverá ser marcada pelas chamadas “guerras culturais” em tornos de questões como o aborto, o casamento de homossexuais, o direito à posse de armas ou ao ensino das teorias criacionistas.

A “questão número um” desta corrida presidencial é a Economia. E sendo assim não é de estranhar que, nos últimos dias, Barack Obama tenha reconquistado a vantagem que detinha nas sondagens nacionais, tanto mais que McCain é visto como um “prolongamento” da Administração Bush.

Na verdade, quando se iniciar o primeiro debate presidencial desta campanha (que se realiza mais logo), Obama leva consigo uma vantagem média de 4% nos estudos de opinião e tracking pools hoje publicados.

Contudo, até à eleição do dia 4 de Novembro tudo pode ainda mudar, nomeadamente, porque existem outros factores que são decisivos numa eleição presidencial norte-americana, como a composição do Colégio Eleitoral. Mas, tal terá de ser assunto para outro post


Nota:
Para aceder a mais dados sobre as diversas sondagens e tracking pools sugiro a visita ao site
Real Clear Politics.

Etiquetas:

23 setembro, 2008

A Convocatória

Ontem recebi a convocatória das eleições para os órgãos do PSD/Azambuja.


Como não quero repetir o que já escrevi aqui e aqui, limito-me a registar dois factos:


  • Na carta enviada aos militantes não existe uma única linha que explique as razões porque o PSD/Azambuja vai novamente a votos, tanto mais que a última Comissão Política foi eleita há pouco mais de um ano.

  • A carta/convocatória não foi assinada pelo Presidente da Mesa da Assembleia de Militantes, António José Matos. Ora, quanto mais não fosse por uma questão de lisura e até de educação, julgo que os militantes social-democratas deveriam ter recebido uma carta com a assinatura do seu autor – como, aliás, sempre aconteceu.

Como diria o Diácono Remédios, não havia necessidade…

Etiquetas:

22 setembro, 2008

Reencontros

No sábado, a ida ao Hotel Sana para assistir à primeira iniciativa da Construir Ideias trouxe uma inesperada, mas muito agradável, surpresa.

Reencontrei um bom e velho amigo, o Pedro Ramalho de Almeida.

Companheiro inseparável na Faculdade, com ele partilhei algumas das “aventuras” mais divertidas daqueles tempos de estudante, desde as viagens no seu “Siegfried” (um Toyota Scarlet que nos levava a todo o lado) ao rebuliço próprio de quem um dia assumiu a liderança da Associação Académica de Direito.

O reencontro de sábado fez regressar todo um conjunto de boas memórias com mais de 15 anos e redescobriu uma velha amizade que as circunstâncias da vida tinham abafado logo após a conclusão do curso.


O “Núcleo Duro” da Associação Académica de Direito da Universidade Católica (1991/92)

Da esquerda para a direita: António Jorge Lopes, Andreia Vicente, Pedro Gomes, Gustavo Costa e Pedro Ramalho de Almeida

18 setembro, 2008

Agenda Laranja - I


Salvo qualquer imprevisto, lá estarei para dar um grande abraço ao Pedro Pisco e aos seus dois “braços-direitos”, o João Miguel Lopes e o Humberto Neves.

Em Almeirim, o PSD já está com os motores a roncar para as próximas corridas eleitorais.

Divertido...



... mas, lamentavelmente, demasiado verdadeiro para muitos daqueles que andaram a "queimar pestanas" durante anos a fio.


Nota: Sobre este assunto, clicar ainda aqui.

17 setembro, 2008

Manta de Retalhos

Em Portugal, os governantes têm a mórbida mania que a mudança do actual estado de coisas se faz apenas com a multiplicação de leis, decretos-lei, decretos-regulamentares e outros.

Na verdade, o “foguetório” legislativo mais não faz do que atrapalhar os agentes económicos, criar entropias nos diversos serviços da Administração Pública e levar ao desespero os principais protagonistas do sistema de Justiça.

O actual “foguetório” legislativo não garante qualquer estabilidade ou certeza jurídicas, tanto mais que a maioria dos diplomas legais que têm sido aprovados ferem os princípios básicos da boa técnica legislativa, nomeadamente com a “invenção” de normas revogatórias e de entrada em vigor verdadeiramente kafkianas.

Deixo aqui apenas 3 exemplos:

O novo Código dos Contratos Públicos foi publicado no Diário da República de 29 de Janeiro deste ano e entrou em vigor seis meses após a data da sua publicação.
O Código ainda só tem 2/3 meses de vigência, mas o seu artigo 4.º já foi alterado pela Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro…

O Decreto-Lei n.º 34/2008, de 26 de Fevereiro, aprovou o novo Regulamento das Custas Processuais e o artigo 26.º consagrava a sua entrada em vigor no dia 1 de Setembro de 2008.
4 dias antes de entrar em vigor, a Lei n.º 43/2008, de 27 de Agosto, alterou os artigos 2.º e 4.º do Regulamento das Custas Processuais.
Mas, pasme-se, no dia seguinte também foram alterados os artigos 19.º, 22.º, 23.º, 26.º e 27.º daquele Regulamento através do Decreto-Lei n.º 181/2008, de 28 de Agosto, que ainda mandou para as urtigas a data de entrada em vigor (1 de Setembro de 2008) e consagrou uma nova entrada em vigor: 5 de Janeiro de 2009…

Por último, a Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro, aprovou o novo regime jurídico do Contrato de Trabalho em Funções Públicas.
O artigo 18.º prevê a revogação de vários diplomas legais, entre os quais a Lei n.º 23/2004, de 22 de Junho, salvo no que respeita aos seus artigos 16.º, 17.º e 18.º - ou seja, agora foram revogados 28 artigos de uma Lei que apenas continua em vigor por causa de 3 disposições legais.
Será que aqueles 3 artigos não podiam constar da nova Lei?
O legislador entendeu que não e a manta de retalhos aumentou!...

Já não há paciência para tanta incompetência.

16 setembro, 2008

Construir Ideias

Este sábado, a Plataforma de Reflexão Estratégica lançada por Pedro Passos Coelho vai realizar a sua primeira iniciativa pública.

O Debate-Conferência sobre “Produção, Consumo e Eficiência Energética para a Próxima Década em Portugal” será dividido em diversos painéis e contará com a intervenção de 14 conferencistas, nos quais se incluem Luis Mira Amaral, Pedro Sampaio Nunes, Sucena Paiva e Borges Gouveia.

Num tempo em que o tema da Energia e da fragilidade (?) dos seus Recursos continua – e continuará – na ordem do dia, esta acção liderada por PPC revela um grande sentido de oportunidade e demonstra aquilo que um partido político como o PSD pode e deve fazer: analisar a situação, identificar os estrangulamentos, construir soluções alternativas.

15 setembro, 2008

O tempo voa...

… e não pára.

Hoje, tal como outras 115 mil crianças, também a minha filhota mais velha entrou para a escola.

É o seu primeiro dia numa nova vida.

Já estou com saudades de quando ela era pequerrucha e as únicas responsabilidades que tinha eram as de brincar.

Nota: Estou a ficar velho!

12 setembro, 2008

Há 46 anos



Love me do (Beatles)

10 setembro, 2008

Big Bang

O Grande Acelerador de Hadrões (LHC) já começou a funcionar.

É a maior máquina científica do mundo. A sua construção custou dez mil milhões de dólares, demorou dez anos e envolveu 6000 cientistas. Encontra-se a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a Suíça e a França, e contém um túnel circular de 27 quilómetros de circunferência.

O grande objectivo do LHC é descobrir uma partícula subatómica que não se sabe se existe: o bosão de Higgs, a partícula que explica a origem da massa e através da qual todas as outras partículas ganhariam massa.

Ao fim e ao cabo, pretende-se saber como tudo começou e, assim, conhecer um pouco mais sobre a grandiosidade do Universo, do qual o Homem apenas conhece uns meros 4%...





09 setembro, 2008

Divórcio

Como não concordei com este veto do PR Cavaco Silva, apoio esta decisão do Partido Socialista.

04 setembro, 2008

Agenda

No próximo domingo, pelas 16 horas, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, José António Machado Pereira vai apresentar o seu novo livro: “Alcoentre: História, Administração, Sociedade e Território”.

Por compromissos anteriormente assumidos, não poderei estar presente na cerimónia de lançamento de mais esta obra do José Pereira, o que lamento.

Lamento, não apenas por não poder dar um abraço de amizade ao José Pereira, mas sobretudo por não poder dar um testemunho de solidariedade ao Historiador que mais se tem destacado no estudo e divulgação da História do Concelho de Azambuja e que foi tantas vezes maltratado e incompreendido pelas suas chefias municipais.

Dono de uma invejável carreira académica, contra ventos e marés, José Pereira tem conseguido afirmar-se pela qualidade e rigor do seu trabalho, tendo já publicado, designadamente, as seguintes obras: “Santa Maria de Azambuja – Subsídios para a sua História e Arte” (2001), Ecos de Confraternidade” (um interessantíssimo trabalho sobre a história da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja, trazido à estampa em 2002) e “Vale do Paraíso – História e Histórias” (2006).

Aos leitores, sugiro um “pulo” a Alcoentre para assistirem ao lançamento do novo título do Dr. José António Machado Pereira.

Ao José Pereira, um forte abraço e sinceros votos de muito sucesso!

03 setembro, 2008

Novos links

A partir de hoje, o Discurso Directo conta com links para os blogues de mais dois amigos “laranja”, a saber:

  • Geometria Variável, que conta com a participação do Nuno Campilho (Oeiras)
  • Vasco Campilho (Lisboa)

Também foram linkados dois novos blogues de Azambuja:

  • Olho Lima, do meu cunhado Pedro
  • Azambuja Notícias


    Boas Leituras!

02 setembro, 2008

De regresso

Com mais sorte que o seu autor, o Discurso Directo gozou quase dois meses de férias.

E sem que surgisse qualquer imprevisto digno de nota que interrompesse o descanso deste blogue.

Ou melhor, os imprevistos até apareceram, a inspiração do autor destas linhas é que não.

Mas, agora é tempo de voltar a postar.


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online