DISCURSO DIRECTO

27 maio, 2008

Declaração de intenções

No próximo sábado, os militantes do PSD vão escolher um novo líder – o 7.º em 13 anos.

Dos vários candidatos que se apresentam a sufrágio, o meu voto vai para Pedro Passos Coelho.

E faço-o por 3 razões essenciais:

ATITUDE
Desde que anunciou a sua candidatura à liderança do PSD, Passos Coelho não perdeu um minuto em ataques ou críticas aos seus concorrentes internos. Antes pelo contrário.

Passos Coelho optou pelo caminho mais difícil: pôs o PSD a discutir Política, confrontou os militantes com um discurso desassombrado, foi o único que apresentou um caminho verdadeiramente alternativo ao actual estado de coisas e, sobretudo, falou do País e para o País.

ESTABILIDADE
Como foi o único candidato que não se pôs a disparar “a torto e a direito” contra outros companheiro de partido, Passos Coelho tem excelentes condições para unir o PSD em torno de uma causa comum: ganhar as próximas eleições legislativas, para mudar Portugal.

Mas, caso as coisas não corram de feição no combate contra José Sócrates, Passos Coelho ainda terá capital político (e idade) mais que suficiente para continuar líder do PSD e vencer as eleições legislativas seguintes. O PSD não pode a continuar a ser uma incineradora de líderes!

MUDANÇA
Passos Coelho apresenta-se com um verdadeiro agente da mudança e da modernidade.

Citando Hugo Caldeira, mandatário da sua candidatura em Azambuja:

“Acredito que o PSD e Portugal precisam urgentemente de uma liderança sem vícios, com novas ideias e uma visão moderna da sociedade. Os problemas do PSD e da sociedade portuguesa já não se conseguem resolver com soluções velhas ou com protagonistas gastos. O tempo é de novos protagonistas É necessário começar a construir o futuro, trabalhando no presente. Por isso, apoio Pedro Passos Coelho para a presidência do Partido Social Democrata e para Primeiro-Ministro de Portugal. Passos Coelho junta, responsavelmente, propostas inovadoras com um elevado Sentido de Estado e tem a vontade de mudar o actual estado de coisas”

Nota:
Para conhecer as Opções Estratégicas de Pedro Passos Coelho, clique aqui.


22 maio, 2008

Folga...

Até 3.ª feira, o Discurso Directo está de folga.

As razões estão neste Programa.

Divirtam-se!

21 maio, 2008

Obama: a caminho da presidência

Hillary Clinton venceu ontem as “eleições primárias” do Kentucky com 65% dos votos, tendo eleito 40 delegados à Convenção Democrata. Barack Obama apenas obteve 30% e elegeu 16 delegados.

No Estado do Oregon, a vitória coube a Obama com 58% dos votos (28 delegados). Hillary conseguiu o apoio de 42% dos votantes (19 delegados).

Ou seja, Barack Obama continua a liderar o número de delegados à Convenção Nacional Democrata, que se realiza em Denver, nos dias 25/28 de Agosto.

Neste momento, de acordo com o Washington Post, Obama conta com 1956 delegados (307 super-delegados) e Hillary com 1776 delegados (279 super-delegados).

A nomeação conquista-se com 2025 delegados e até à Convenção ainda vão realizar-se 3 “eleições primárias”: Montana, Dakota do Sul e Porto Rico.

Mas, Obama já tem praticamente garantida a sua nomeação como candidato presidencial democrata, quer pelas razões já expostas no meu post de 7 de Maio, quer pelo facto de ter recebido esta semana o apoio formal do ex-candidato John Edwards (cujos delegados vão transferir-se para o campo do senador do Illinois).

Assim, salvo alguma surpresa inesperada, o sucessor de George W. Bush chamar-se-á John McCain ou Barack Obama.

Etiquetas:

19 maio, 2008

Da BD para o Cinema

Para quem gosta dos super-heróis da Marvel (como eu), sugiro o filme Homem de Ferro.

Divertido.

14 maio, 2008

Hillary ganha West Virginia

A ex-primeira-dama Hillary Clinton venceu ontem as “primárias” no Estado da West Virgínia, conquistando 67% dos votos, numas eleições em que participaram cerca de 350 mil votantes.

Na contagem de “espingardas” para a Convenção Nacional Democrata, Barack Obama continua a liderar com 1871 delegados (281 super-delegados), sendo que Hillary apenas tem 1697 delegados (271 super-delegados).

As próximas “primárias” realizam-se nos Estados do Oregon e do Kentucky (20 de Maio), nas quais estão em causa a eleição de 103 delegados democratas.

Etiquetas:

12 maio, 2008

Capitães da Areia

Este fim-de-semana acabei a (re)leitura de um dos meus livros favoritos: Capitães da Areia, de Jorge Amado.

Tendo como pano de fundo as ruas e as praias de Salvador, esta obra aborda a problemática do menor abandonado e das suas sequelas sociais: a violência, a criminalidade e a prostituição.

Capitães da Areia tem acção, aventura, comédia e drama. Mas, sobretudo, contém das páginas mais belas (e comoventes) que já li até hoje.

A ler.

«Pedro sorriu. Era outro que ia. Não seriam meninos toda a vida… Bem sabia que eles nunca tinham parecido crianças. Desde pequenos, na arriscada vida da rua, os Capitães da Areia eram como homens, eram iguais a homens. Toda a diferença estava no tamanho. No mais eram iguais: amavam e derrubavam negras no areal desde cedo, furtavam para viver como os ladrões da cidade. Quando eram presos apanhavam surras como os homens. Por vezes assaltavam de armas na mão como os mais temidos bandidos da Bahia. Não tinham também conversas de meninos, conversavam como homens. Sentiam mesmo como homens. Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só os homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças. Porque o que faz a criança é o ambiente de casa, pai, mãe, nenhuma responsabilidade. Nunca eles tiveram pai e mãe na vida da rua. E tiveram sempre que cuidar de si mesmos, foram sempre os responsáveis por si. Tinham sido sempre iguais a homens.»

Etiquetas:

10 maio, 2008

PSD/Azambuja

Não escrevo sobre a vida interna do PSD/Azambuja há cerca de um ano.

E apenas interrompo o “jejum” que me impus porque o actual presidente da Comissão Política, Luis Leandro, tornou ontem pública a sua decisão de se desfiliar do PSD, salvaguardando que – e cito – “Não me desfilio por causa da saída do actual presidente do PSD, nem me desfilio por quaisquer razões relacionadas com o nosso PSD/Azambuja”.

Não me vou deter nas razões da decisão – com as quais, aliás, não concordo.

Limito-me a registar que esta decisão vai provocar um novo acto eleitoral para a Comissão Política do PSD/Azambuja, a pouco mais de um ano das próximas eleições autárquicas.

E tal deve constituir uma oportunidade para que a estrutura local do PSD se reencontre com os seus militantes e recupere a capacidade de combate político à actual gestão municipal.

Pela minha parte, e antes que (re)comecem as especulações, reafirmo o que disse na Assembleia de Militantes do passado dia 28 de Fevereiro: não sou candidato à presidência da Comissão Política do PSD/Azambuja.

É tempo do nosso PSD ser assumido por novas caras e executar novas estratégias.


Nota:
Segundo consta, além do Luis Leandro, há outros militantes do PSD/Azambuja que vão desvincular-se do Partido.

Assim, não posso deixar de sugerir a (re)leitura do post 20 anos [clique aqui], tanto mais que continuo a acreditar que o projecto político do PSD é aquele que melhor serve os interesses dos nossos concidadãos.

E já agora, respondendo pela primeira vez aos cépticos que por aí pululam, ao longo destes mais de 20 anos nunca vivi da Política, nem nunca recebi um único tostão ou cêntimo do PSD!

Quem corre por gosto não cansa.

Etiquetas:

08 maio, 2008

Directas'2008

Os links para os sites de campanha dos vários candidatos à presidência do Partido Social Democrata encontram-se na barra lateral Directas’2008, organizados por ordem alfabética.

É uma boa oportunidade para conhecer melhor o percurso de cada candidato e as propostas que apresenta.

Etiquetas:

07 maio, 2008

Primárias Democratas sem supresas

As “primárias” democratas ontem realizadas nos Estados da Carolina do Norte e do Indiana não trouxeram quaisquer surpresas face às várias sondagens publicadas.

Assim, na Carolina do Norte, a vitória coube a Barack Obama com 56% dos votos (elegeu 63 delegados à Convenção Nacional). Por seu turno, Hillary Clinton apenas recolheu 42% dos votos e conseguiu fazer eleger 47 delegados. Destaco que a média dos últimos estudos de opinião apontavam para uma supremacia de Obama na ordem dos 8%, sendo que os resultados eleitorais revelaram uma vantagem de 14%!

No Indiana, Hillary venceu Obama por apenas 22 mil votos, numas “primárias” em que participaram 1.260.000 eleitores. A senadora de Nova Iorque conquistou 51% dos votos (37 delegados eleitos) e o senador do Illinois obteve 49% (33 delegados).

Ou seja, feitas as contas, a corrida à nomeação democrata continua na mesma: nenhum dos candidatos tem 2025 delegados eleitos à Convenção Nacional Democrata (número mágico que garante a nomeação) e Barack Obama continua a ser o candidato que ganhou em maior número de Estados, tem mais delegados eleitos e conquistou o maior número de votos nas várias “eleições primárias” e caucus.

As próximas “primárias” são em West Virgínia, no dia 13 de Maio, nas quais estarão em disputa 28 delegados à Convenção de Denver.

Etiquetas:

05 maio, 2008

Pensamento do dia

“A implosão é uma tragédia com hora anunciada”

Manoel Jorge Dias, engenheiro de minas

02 maio, 2008

Mais uma da minha playlist...



Hurricane
(Scorpions e Orquestra Filarmónica de Berlim)


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online