DISCURSO DIRECTO

07 maio, 2008

Primárias Democratas sem supresas

As “primárias” democratas ontem realizadas nos Estados da Carolina do Norte e do Indiana não trouxeram quaisquer surpresas face às várias sondagens publicadas.

Assim, na Carolina do Norte, a vitória coube a Barack Obama com 56% dos votos (elegeu 63 delegados à Convenção Nacional). Por seu turno, Hillary Clinton apenas recolheu 42% dos votos e conseguiu fazer eleger 47 delegados. Destaco que a média dos últimos estudos de opinião apontavam para uma supremacia de Obama na ordem dos 8%, sendo que os resultados eleitorais revelaram uma vantagem de 14%!

No Indiana, Hillary venceu Obama por apenas 22 mil votos, numas “primárias” em que participaram 1.260.000 eleitores. A senadora de Nova Iorque conquistou 51% dos votos (37 delegados eleitos) e o senador do Illinois obteve 49% (33 delegados).

Ou seja, feitas as contas, a corrida à nomeação democrata continua na mesma: nenhum dos candidatos tem 2025 delegados eleitos à Convenção Nacional Democrata (número mágico que garante a nomeação) e Barack Obama continua a ser o candidato que ganhou em maior número de Estados, tem mais delegados eleitos e conquistou o maior número de votos nas várias “eleições primárias” e caucus.

As próximas “primárias” são em West Virgínia, no dia 13 de Maio, nas quais estarão em disputa 28 delegados à Convenção de Denver.

Etiquetas:

1 Comments:

  • Boa noite,Dr Lopes.
    Se me permitir deixo duas linhas:
    Uma pergunta baila sempre no ar.
    Se Obama é o grande renovador,o "escolhido",sabemos como isto é perigoso,se tem assim tantos predicados que levam a que a maioria dos pregadores tanto o elevem aos olhos dos acríticos,porque são as suas votações indelévelmente marcadoas pelo voto maciço dos negros,cerca de 90%?
    Não há aqui rabo escondido com racismo de fora?
    Se atentarmos na igreja racista frequentada por Obama e nos restantes indícios que alguns dos seus apoiantes,como oprah winfrey, já nem se preocupam em ocultar,temos um quadro bastante preocupante.
    Não estamos na América,mas penso que vale a pena contribuir para que se analise com lucidez e não o contrário,como infelizmente vou vendo.

    By Anonymous Anónimo, at 7/5/08 21:21  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online