DISCURSO DIRECTO

21 outubro, 2007

20 anos

Faz hoje 20 anos que me filiei no Partido Social Democrata.

Apesar da minha ligação ao PSD e à JSD se ter iniciado antes de 21/10/1987, não quero deixar de assinalar esta data, porque é aquela que consta do ficheiro nacional de militantes.

E faço-o com muito orgulho!

Ao longo destes 20 anos, tive a oportunidade e a alegria de servir a JSD e o PSD nas mais diversas estruturas e instâncias, sempre com o exclusivo propósito de contribuir para a afirmação do ideário social-democrata, pois sempre acreditei – e continuo a acreditar! – que o projecto político do PSD é aquele que melhor serve os interesses dos nossos concidadãos.

Mas, este post ficaria incompleto se aqui não fizesse uma referência a três social-democratas que, além de me honrarem com a sua profunda amizade, sempre me transmitiram ao longo de todos estes anos um rígido conjunto de valores éticos e políticos, pelos quais pauto e continuarei a pautar a minha intervenção político-partidária.

Refiro-me ao Armando Vaz Antunes, ao António Lança e ao Leonel Santa Rita.

Infelizmente para o PSD, em particular para a Secção de Azambuja, apenas o Santa Rita continua no “activo”.

O Dr. Vaz Antunes afastou-se das lides partidárias na sequência da crise interna que varreu o PSD/Azambuja entre 1994/96. Nunca mais regressou. Com este afastamento o PSD/Azambuja ficou mais pobre. Sei do que falo, pois continuo a merecer os seus sábios conselhos e a sua avisada opinião.

O António Lança viu a sua inscrição como militante do PSD anulada, depois de uma denúncia cobarde ao Conselho de Jurisdição Nacional, que foi feita na sequência do processo eleitoral autárquico de 2005. O mandante de tal denúncia deveria corar de vergonha por ter posto em causa a militância sempre abnegada e solidária do António Lança. Na verdade, essa denúncia apenas foi o prólogo do ambiente de “cortar-cabeças” que se instalou no PSD/Azambuja…

Quanto ao Santa Rita ainda anda por cá. Continua na luta. Lamentavelmente, poucos são aqueles que escutam aquilo que diz. Alguns “rapazolas” mais atrevidos até escarnecem das suas intervenções. É pena. Se o ouvissem, talvez aprendessem alguma coisa. Talvez um dia até poderiam compreender porque há militantes social-democratas que, depois de mais de duas décadas de intervenção político-partidária, com derrotas e vitórias, continuam a ser ferrenhos e não conhecem a palavra “desistência”.

“Sempre coerentes, cada vez mais determinados” (Francisco Sá Carneiro).

Etiquetas:

9 Comments:

  • Olá Jorge

    estás de parabéns. Hoje em dia sabes que se muda de partido(e tudo o que isso acarreta, nomeadamente crenças e ideologias) ao sabor da conveniência. Tive o previlégio de te acompanhar, há alguns anos atrás e durante uns tempos na luta de então (89-90?). Não me arrependo, antes pelo contrário. Aprendi muito contigo e tb com algumas das pessoas que enumeras; guardo os conceitos defendidos na altura como se de "relíquias" se tratassem.
    Acredito e sei que ainda tens muito para dar.

    Sofia Ribeiro

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/07 10:06  

  • Cara Ana Sofia,

    Muito obrigado pelas tuas palavras.

    Também recordo com especial carinho as "lutas" de 89/90/91 e os bons amigos que então as travaram: tu, o Paulo Sucena, o João Alcoforado, o Lança e muitos, muitos outros.

    Um beijinho muito grande e manda sempre!

    By Blogger António Jorge Lopes, at 22/10/07 11:17  

  • Boas António,

    Embora alguns dos nomes que mencionas, sejam de pessoas que eu não conheço, não posso deixar de reflectir sobre o assunto e de te dizer que:
    1. Nas costas dos outros vemos as nossas, i.e., se ontem A e B foram tratados de uma determinada forma, amanhã posso ser eu. É só uma questão de oportunidade;
    2. Quem não está aberto a ouvir, também não pode ter um comportamento Democrático;
    3. A "voz" da experiência é um activo para qualquer Organização. Quem a aproveita é sábio...

    Abraço e parabéns pelos teus 20 Anos.

    Abraço,

    Luís Fonseca

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/07 13:44  

  • António Jorge,

    Muitos parabéns por essa magnífica data.
    Ainda bem que continuas a ter o espírito que conheci na faculdade.
    Ainda te lembras da fundação do nosso NESD e das reuniões infindáveis pela noite fora da Associação Académica e da AAL?
    Foram bons tempos!

    Um abraço deste teu amigo,
    Pedro R. Almeida

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/07 14:50  

  • Caro amigo Jorge Lopes

    Antes de mais quero-te felicitar, pelos 20 anos de militância na família social-democrata.

    Nestes 20 anos, tu sempre deste o melhor, mas normalmente muito incompreendido por certas pessoas, para que a família social-democrata conseguisse atingir o seu grande objectivo, o qual todos sabemos qual é, ganhar as eleições autárquicas.

    Nestes 20 anos, eu presenciei 12 anos, foste tu que me fizeste militante e não esquecerei, tanto mais que foste a primeira pessoa a saber sobre a minha desvinculação.

    Ao longo deste tempo, em que fui militante não concordávamos em tudo, ao contrário do que muita gente comenta sobre “a fidelidade canina”, comigo isso não se passava e tu sabes melhor do que ninguém, houve alturas em que discordávamos completamente em certas matérias, mas depois de explanarmos os nossos argumentos e discutirmos os assuntos, conseguíamos chegar a uma conclusão.

    Tenho pena que depois de ter saído surgisse o boato que foi por tua causa que me afastei, o que não corresponde á verdade, nós já falamos sobre o assunto, fico estupefacto que existam certas pessoas que especulem e escrevam em blogues sobre o que não sabem.

    Mas normalmente é o que acontece, quando não se sabe inventa-se, alcunhando pessoas sobre aquilo que nós realmente pretendemos e almejamos, geralmente é sempre mais fácil apontarmos os outros do que nós próprios, criando assim um paradigma do que não é real.

    Mais uma vez te dou os parabéns pelos teus 20 anos de militância

    Um abraço

    Vasco Matias

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/07 17:32  

  • Dr. António Jorge Lopes:

    Os meus mais sinceros parabéns por já ter 20 anos de militante do PSD e nunca ter desistido. Não é para todos!

    Habituei-me a vê-lo desde muito novo a ser um crítico da câmara governada pelos socialistas. Apesar de nem sempre concordar consigo, gostava de ler as suas crónicas no Correio de Azambuja, onde expunha as suas ideias para o nosso concelho. Agora já há muito tempo que não leio nada seu (não estou a falar do blog, mas na nossa imprensa local). Tenho pena que já não escreva. As pessoas assim ficam sem saber o que o seu partido quer e propõe.

    Faço votos que regresse aos nossos jornais e que continue na política por outros 20 anos. O nosso concelho precisa de gente como o Dr.

    Felicidades.

    Com os melhores cumprimentos,

    Maria João

    By Anonymous Anónimo, at 23/10/07 00:59  

  • Meu Caro Antonio,

    Os meus profundos e sinceros Parabens!

    Se todos os Militantes do PSD tivessem 20 anos de Militancia como tu certamente o PSD hoje era outro.

    Contigo partilhei alguns desses 20 anos, muitas noites "ganhas", muitos ensinamentos recolhidos, muitos KMS percorridos, alguns congressos todos eles com muito para aprender.

    Contigo tive tambem muitos desentendimentos, contigo muitas horas ao telefone passamos com um unico intuito trabalhar em pro dos outros.

    Foste tu que me deste a primeira oportunidade politica "a serio" ate foste tu me ha muitos anos me puses-te o vicio no corpo de ler o expresso ... ainda hoje aqui nos EUA bem longe tenho esse vicio Magnifico.

    Contigo acima de tudo mantive e mantenho uma amizade que o tempo se encarregou de mostrar que resistiu fragilmente ao que a politica tem de menos bom ... tambem contigo passei os piores momentos politicos que jamais me esquecerei mas que tambem eles me ensinaram muito ...

    Contigo aprendi que o tempo tudo responde ... tudo cura ... tudo mostra.

    Ja te disse e continuo a dizer ... seras tu o Primeiro Presidente da Camara de Azambuja do PSD e estou certo que quando me vires na rua te vais lembrar de mim como de muitos que contigo passaram muitos e bons momentos.

    Para ti o Leonel Santa Rita, o Vaz Antunes, o Lanca sao referencias fundamentais ... mas nunca te esquecas que para mim e para muitos da minha geracao es tu a nossa referencia.

    Como todos tens defeitos ... mas se todos fossem como tu o PSD era um partido rico em todos os aspectos e a Camara Municipal de Azambuja ja tinha o crivo da social democracia.

    Pelo menos espero que continues no activo mais 20 anos sempre com a mesma vontade, paixao e dedicacao ... mas acima de tudo com a competencia extrema que te caracteriza a ti como politico e como homem.

    Parabens!

    Um abraco,

    Renato Pinto

    By Anonymous Anónimo, at 23/10/07 05:34  

  • Caras Amigas e Caros Amigos,

    Umas breves notas sobre os V/ simpáticos comentários:

    Luis Fonseca - Subscrevo na íntegra as tuas palavras. Mas, nos tempos que vivemos, há para aí alguns "iluminados" que têm a mania que a única verdade que existe é aquela que surrealisticamente criam na sua própria cabeça. Pode ser que esteja enganado, mas parece-me que esses "iluminados" vão queimar-se com a sua própria luz...

    Pedro Almeida - É óbvio que me lembro das n/ aventuras de faculdade: as reuniões na Faculdade de Letras, as idas ao ISEL, a fundação do Núcleo de Estudantes Social Democratas, a conquista da Associação Académica, as moções e propostas sobre ensino superior, as reuniões com os ministros e secretários de estado sobre propinas, acção social escolar, parque educativo, etc. etc.. De facto, foram bons tempos! Mas, o melhor mesmo foram as amizades que se criaram, que se fortaleceram e que continuam. Um abraço especial para ti!

    Vasco Matias - Deixa os rumores e boatos fazerem o seu caminho. No final, caiem sempre perante a verdade. Esta "onda" boateira é apenas outro sinal dos tempos que vivemos. Mas, enfim, é a vida. Além de que já estou habituado de ser p/ a actual classe "dirigente" local o único culpado de tudo aquilo que acontece (espero que as actuais alterações climáticas não sejam também da minha responsabilidade!...). Sobre a tua desfiliação, como já te disse, não concordo, nem compreendo. Mas, respeito. Porque respeito sempre as decisões dos meus amigos.

    Maria João - Comecei a escrever na imprensa local (no Correio de Azambuja) quando ainda andava na Secundária. Ao longo de vários anos, mantive uma coluna no Correio de Azambuja e no Fundamental. Publiquei o meu último artigo na edição de Abril de 2005 do Correio de Azambuja. E decidi interromper essa "actividade" apenas por uma razão: entendi que era tempo de dar a outros a oportunidade para afirmarem a voz do PSD na comunicação social local. Pode ser que um dia regresse à escrita... Até lá temos de continuar a dar oportunidade a quem tem responsabilidades directas quer na autarquia, quer na direcção política local do PSD/Azambuja.

    Renato Pinto - Há muito que aprendi a relativizar as críticas e as zangas. O tempo resolve tudo. Nunca fui pessoa de guardar rancores. Nunca tive uma lógica persecutória. Nunca gostei da fulanização da política, naquela lógica muito simplista do "vota aqui, porque aquele está naquela lista". Também é por isso que sempre apresentei um programa quando me candidatei fosse ao que fosse. Gosto que as pessoas façam opções políticas. Donde, por vezes, as opções políticas que tomo chocam os meus amigos. Alguns até se zangam, como foi o teu caso. Algumas vezes, passado algum tempo, quem foi "vítima" das minhas opções acaba por dar "a mão à palmatória". Até isso acontecer - quando acontece! - sinto-me incomodado, pois sei que talvez não tivesse sido justo para um amigo ou apoiante, mas tenho a certeza que a decisao que tomei é aquela que melhor se enquadra na coerência do que sempre defendi e salvaguardou os interesses do PSD e do Concelho de Azambuja.

    A terminar, porque já me "estiquei" neste comentário, MUITO OBRIGADO A TODOS PELAS V/ PALAVRAS!

    By Blogger António Jorge Lopes, at 23/10/07 14:55  

  • Meu caro António:Com algum atraso,mas em tempo,aqui vão os parabéns por 20 anos de militância na "nossa" causa.
    Desejando que os próximos vinte sejam recheados de sucessos.
    E não dizendo mais nada porque nestes tempo o silência parece voltar a ser de ouro...
    um grande abraço

    By Blogger luis cirilo, at 26/10/07 12:48  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online