DISCURSO DIRECTO

30 abril, 2007

The Way to Win

Numa altura em que os principais candidatos às primárias norte-americanas já estão no terreno, sugiro a leitura de “The Way to Win”, publicado por Mark Halperin (director de Política da ABC News) e John F. Harris (editor de Política Nacional do The Washington Post).

Esta obra é um verdadeiro “manual” das “regras secretas” que conduzem à vitória nas eleições presidenciais.


“This book begins in the rain -- a cold, pelting, dismal rain that at times fell so hard it nearly obscured a remarkable moment in American politics. Up on the stage, huddled beneath umbrellas, were a father and son, the forty-first and the forty-third presidents of the United States. Joining them was the woman some believe is destined to become the forty-fourth president. All three of them -- George H. W. Bush, George W. Bush, Hillary Rodham Clinton -- had gathered in Little Rock, Arkansas, to pay tribute to the nation's forty-second president and dedicate the William J. Clinton Presidential Library and Museum. Rarely have the past, present, and potential future of American politics been on such vivid display. It was an arresting tableau, one that naturally evoked questions about the art of politics: what it takes to win the presidency, what it takes to survive in that office, and what has created a strange, generation-long cycle of Bushes and Clintons alternating as the preeminent figures in American life.”

Etiquetas:

27 abril, 2007

Traulitadas! É o que alguns estão a precisar...

26 abril, 2007

A ler...

… o último artigo de opinião de Luís Filipe Menezes, publicado na edição de hoje do Correio da Manhã.

24 abril, 2007

Haja respeito!

Dentro de alguns minutos, os deputados que integram a Subcomissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas iniciam uma “visita-relâmpago” às freguesias de Aveiras de Cima e de Manique do Intendente, com o objectivo de conhecerem in loco a situação do abate de pinheiros que está a ser efectuado para combater a praga do nemátodo.

Esta iniciativa é louvável. Até porque fica sempre bem aos deputados da Nação “descerem” ao terreno e verificarem o que realmente se passa.

Mas, no melhor pano cai a nódoa…

Não é que a Ilustre Subcomissão se esqueceu de informar os órgãos autárquicos da visita dos seus Insignes Deputados!?...

Nem o PS informou os autarcas do PS, nem o PSD informou os vereadores do PSD, nem o PCP informou o eleito da CDU.

Na verdade, tal informação apenas chegou à Câmara de Azambuja através da federação de produtores florestais.

Ora, tal omissão por parte da Subcomissão parlamentar revela uma manifesta falta de respeito pelo Poder Local.

Por mim, a visita até poderia começar às 10 horas, mas os senhores deputados iriam fazê-la sozinhos, sem a companhia dos autarcas do Concelho de Azambuja.

Porque isto de ir a casamentos e baptizados só deve ir quem foi convidado.

22 abril, 2007

A 2.ª volta

Com uma abstenção de apenas 15,2%, os eleitores franceses determinaram que a 2.ª volta das Presidenciais será disputada entre Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal, que conquistaram, respectivamente, 30,5% e 25,7% dos votos.

Resta agora saber qual vai ser o sentido de voto na 2.ª volta dos apoiantes de François Bayrou (18.5%) e Jean-Marie Le Pen (11.0%).

Pode ser que esteja enganado, mas Sarkozy está próximo de ser o novo Presidente da República Francesa, desde que saiba congregar novos apoios no sector centrista de Bayrou e não afugente parte do eleitorado que se sente representado pelo discurso extremista de Le Pen…

Excertos - XXII

“The way to win the presidency is to have the most serious notions about what to do after winning. With few exceptions, presidential contests in recent decades have been won by the candidate who thought trough most coherently what the country needed at a given moment, and how his presidency would fill that need.”

The Way to Win, de Mark Halperin e John F. Harris

20 abril, 2007

Menezes em Azambuja


Luis Filipe Menezes é o orador principal do Colóquio
"Ganhar uma Autarquia,
Modernizar um Concelho"
que se realiza hoje, pelas 21.30 horas,
no Auditório Pátio do Valverde, em Azambuja.

Para participar, com expectativa e interesse.

Etiquetas:

As Presidencias Francesas

A campanha eleitoral para a 1.ª volta das presidenciais francesas termina hoje.

As várias sondagens publicadas no dia de ontem indicam que apenas Nicolas Sarkozy terá garantida a passagem à 2.ª volta.

Senão, vejamos:

  • No estudo de opinião da CSA, Sarkozy mantém 27% de intenções de voto, a candidata socialista Ségolène Royal subiu para 26%, enquanto François Bayrou da UDF desceu para 17%. Nesta sondagem, o candidato da extrema-direita francesa Le Pen subiu para os 16%.
  • A TNS Sofres apresenta uma descida de Sarkozy (28%) e de Royal (24%), sendo que apenas o candidato centrista Bayrou regista uma subida para os 19,5%. Aqui Le Pen mantém 14% nas intenções de voto.
  • Por último, na sondagem da BVA, quer Sarkozy (29%), quer Royal (25%) apresentam uma tendência de subida nas intenções de voto do próximo domingo. Por seu turno, Bayrou e Le Pen descem, respectivamente, para 15% e 13%.

18 abril, 2007

Notas curtas

Duas notas de âmbito pessoal:

1.ª) Para quem queira conhecer a entrevista que dei ao jornal Mirante, clique aqui.

2.ª) Registo com agradável surpresa que o Discurso Directo ultrapassou as 25000 visitas. Obrigado a todos!

16 abril, 2007

Fiat justitia, et pereat mundus

Através de carta que dirigi ao Presidente da Câmara de Azambuja, a qual foi lida na reunião camarária de hoje, tornei público a mais recente decisão que foi tomada no processo judicial que me opõe ao jornal Fundamental.

Aqui reproduzo as linhas que escrevi ao Presidente:

“Como é do conhecimento de V. Exa., o jornal Fundamental acusou-me, designadamente, de ter utilizado o Gabinete do PSD na Câmara Municipal de Azambuja para fazer chamadas telefónicas aos militantes do PSD/Azambuja, pelo que teria gasto aos cofres do Município cerca de 150 euros.

Enquanto vereador do PSD proferi sobre este assunto três declarações políticas, que agora discrimino:

Na sessão camarária de 5 de Setembro de 2002, tornei pública a minha intenção de apresentar uma queixa-crime contra o director e a empresa proprietária do jornal Fundamental e de renunciar a um dos meus direitos de vereador: o de ser a Câmara de Azambuja a custear as respectivas despesas judiciais.

Na sessão de 17 de Outubro de 2002, desmascarei os principais contornos do vergonhoso processo de intenções que foi desenvolvido por aquele órgão de comunicação social contra a minha actividade política e reafirmei que nunca utilizei o Gabinete do Vereador do PSD na Câmara Municipal de Azambuja para telefonar a qualquer militante do meu Partido.

Na sessão de 24 de Fevereiro de 2005, dei conhecimento a V. Exa. e ao restante executivo camarário que o Tribunal Judicial do Cartaxo, face ao teor das notícias publicadas pelo Fundamental sobre os alegados telefonemas e outros “assuntos”, decidiu condenar o director de tal jornal, como autor material de um crime de difamação agravada através de meio de comunicação social, numa pena de 9 meses de prisão, suspensa na execução pelo período de 2 anos e condicionada ao pagamento da quantia de 10 mil euros (a título de indemnização de danos não patrimoniais) e à publicação do competente pedido de desculpas.

Legitimamente, o director do jornal Fundamental recorreu de tal decisão condenatória.

Agora e porque já foi proferido o competente acórdão pelo Tribunal da Relação de Évora, é meu dever informar a Câmara Municipal de Azambuja que este Tribunal negou provimento ao recurso interposto pelo director do jornal Fundamental e manteve integralmente a decisão condenatória proferida pelo Tribunal Judicial do Cartaxo.

Tendo em conta que parte significativa dos factos que me foram imputados por tal jornal se relacionaram directamente com a minha actividade enquanto vereador do PSD no transacto mandato autárquico, solicito a V. Exa. que dê conhecimento da presente carta na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Azambuja, através da sua leitura integral.”


Sem mais comentários.

Divertido!

Via Estado Velho ...

13 abril, 2007

Novo blog em Azambuja

Estado Velho é o nome do mais recente blog do Miguel Rodrigues.

Para ler e comentar.

12 abril, 2007

Sócrates

Sobre o tema político da semana, algumas breves notas:

1) Registo que a polémica sobre as habilitações académicas de José Sócrates “estalou” há muito tempo na blogosfera, com particular destaque no Do Portugal Profundo. Ou seja, os Old Media foram a reboque desta nova –mas cada vez mais importante – realidade comunicacional que são os sites pessoais e os blogs. Esta é uma alteração substantiva à qual a classe política não pode ficar indiferente, tanto mais que nestas novas plataformas de comunicação não existem editores a seleccionar informação ou a ponderar sobre o timing da publicação.

2) Pouco importa saber se José Sócrates é ou não “Engenheiro”. Não é isso que faz dele um bom ou mau Primeiro-Ministro. A História está recheada de bons agentes políticos e governantes sem qualquer habilitação académica superior (recordo apenas o caso de Jacques Delors).

3) Agora, já importa saber se José Sócrates teve “facilidades” no seu percurso académico, se foi beneficiado pelos docentes na realização de exames e na respectiva atribuição de notas. Se tal aconteceu, os respectivos professores têm de ser punidos, porque todos os alunos têm direito a ser avaliados de acordo com os mesmos critérios. Numa democracia consolidada é inadmissível que um governante que seja estudante tenha direito a uma espécie de “via verde” para concluir o seu curso.

4) Importa ainda saber se José Sócrates mentiu conscientemente e ao longo de vários anos sobre as suas habilitações académicas. Essa mentira – a existir – não é um “caso de polícia”, mas sim uma grave falta de carácter. E desse ponto de vista, as explicações que Sócrates ontem deu na RTP não me convenceram.

10 abril, 2007

Arte Portuguesa - XII


O Príncipe Regente passando revista às tropas na Azambuja, de Domingos António Sequeira

09 abril, 2007

Campagne officielle: c’est parti


A campanha eleitoral para as presidenciais francesas arrancou hoje.

Para quem queira conhecer melhor os 12 candidatos clique aqui.

Se quiser comparar os vários programas eleitorais então clique ici.

05 abril, 2007

Estilos...

Na segunda-feira, Marques Mendes presidiu ao colóquio «O novo aeroporto de Lisboa: na Ota ou noutro local?», que se realizou no Hotel Tivoli.

48 horas depois, Luís Filipe Menezes foi ao terreno do "futuro" (?) aeroporto, acompanhado de dirigentes e autarcas do PSD/Alenquer, bem como de representantes da ALAMBI.

O tema foi o mesmo. Mas, a forma de actuar significativamente diferente.

E o estilo faz toda a diferença!

Por último, quero felicitar o presidente da Comissão Política do PSD/Alenquer, Pedro Afonso Monteiro, pela organização desta visita de Menezes, o que permitiu a realização de uma espectacular iniciativa política.

03 abril, 2007

Por cá - V

Na reunião camarária de ontem, os vereadores do PSD votaram contra a proposta de alteração do júri que vai decidir o concurso público referente ao “negócio das águas” (últimos posts sobre este assunto ver aqui e aqui).

Em síntese, os vereadores social-democratas fundamentaram a sua decisão com a coerência face a votações anteriores sobre a mesma matéria: “se somos contra esta concessão, logo votamos contra a alteração do júri de tal concurso”.

A coerência na política é essencial. Portanto, desta vez, os vereadores do meu Partido estiveram bem.

Mas, a coerência tem de ser a regra e não a excepção!

Já escrevi sobre este tema aqui, pelo que reafirmo o seguinte: “a construção de uma verdadeira alternativa político-autárquica não se faz com ziguezagues…” .


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online