DISCURSO DIRECTO

16 fevereiro, 2007

Negócio das Águas... Outra vez! (2)

O prometido é devido.
Aqui fica a minha breve opinião sobre o desempenho da Oposição na reunião camarária da última 4.º feira.

A CDU manteve-se igual a si própria e voltou a defender a sua posição de princípio quanto ao “negócio das águas”.

Para a CDU, a água é um bem essencial, logo a sua exploração e gestão deve caber em exclusivo às entidades públicas, maxime Câmara Municipal.

Em coerência com os seus princípios ideológico-programáticos, a CDU é contra qualquer privatização do sistema de abastecimento de água, nem aceita a sua concessão a empresas privadas.

Quanto ao PSD, voltou a criticar a proposta de concurso público apresentada por Joaquim Ramos, recorrendo aos argumentos que anteriormente utilizara e que agora foram reforçados pelo parecer técnico do IRAR.

Mas, esta posição do PSD “sabe a pouco”.

Como já aqui escrevi em 28 de Setembro, “o PSD/Azambuja tem responsabilidades acrescidas. Foi a segunda força partidária mais votada nas eleições autárquicas”, pelo que é a única alternativa política à actual gestão socialista.

Assim, reafirmo que “o PSD tem a obrigação de apresentar o seu modelo de exploração e gestão do sistema de distribuição de água”.

Ora, mais uma vez, os vereadores do PSD nada disseram como iriam assegurar o binómio "qualidade do serviço/sustentabilidade financeira do sistema" caso governassem a Câmara de Azambuja.

O PSD/Azambuja defende o actual modelo de gestão, que é ineficiente e gerador de desperdício dos recursos municipais? Admite a privatização integral ou parcial do sistema? Propugna pela manutenção do sistema na esfera pública, através de serviços municipalizados ou de concessão a empresa municipal? Estaria disposto a aceitar a participação de capital privado em tal empresa municipal? E se aceitasse, em que termos o faria?

Como é óbvio, não peço ao PSD/Azambuja que apresente um modelo de exploração e gestão em concreto, pois este tem de ser definido tendo por base um estudo comparativo dos modelos e melhores práticas no domínio da exploração e gestão dos serviços públicos de distribuição de água, bem como dos respectivos estudos de viabilidade técnica e económica.

Agora, não compreendo porque o PSD/Azambuja teima em não dizer quais são os princípios estratégicos que norteariam a sua actuação neste campo.

E ainda compreendo menos quando as matérias relacionadas com a Água (a par dos Resíduos Sólidos) serão das mais importantes para qualquer executivo camarário durante as próximas duas décadas, nomeadamente por causa do seu impacto orçamental.

O PSD/Azambuja deveria ter esclarecido o seu pensamento sobre esta matéria. E poderia tê-lo feito na última reunião camarária, através de uma declaração de voto devidamente fundamentada.

Espero que o venha a fazer na próxima reunião da Assembleia Municipal.

O PSD tem o dever de dizer bem claro o que pensa, até porque a população do Concelho de Azambuja tem o direito de saber qual o caminho que o PSD escolheria.

Termino com as palavras de um companheiro de Partido, que hoje tem relevantes funções autárquicas no Concelho de Azambuja: “Não basta ser eloquente, é preciso ser consequente!”

2 Comments:

  • PUM!

    Mais um tiro certeiro! O verador Matos já parece uma peneira.

    he he he

    By Anonymous Anónimo, at 16/2/07 22:09  

  • ainda bem que existem mais companheiros a pensar como eu....

    é no mínimo lamentavel que o PSD não tenha uma proposta alternativa para a concessão das águas, não se faz só política a criticar, tambem é necessario saber apresentar propostas no seu devido tempo, nomeadamente propostas que visem um desenvolvimento sustentado dos munícipes do nosso concelho.
    Tantas vezes comentei a minha opinião com algumas pessoas ligadas hà comissão politica, para esta situação.
    Porque jà na altura era previsivel que mais cedo ou mais tarde iriamos ouvir da parte do PS comentarios ao nosso desempenho, como por exemplo aquele que foi proferido por um deputado da bancada socialista na assembleia municipal de Dezembro o qual passo a reproduzir "reduzam-se a vossa insignificância".
    mas isso são ÀGUAS PASSADAS, o que preocupa agora é não haver comunicados (até ao momento) por parte do PSD a alertar os municipes do que se vai passar amanhã em aveiras de cima na assembleia municipal, atè parece que toda a batalha que foi anteriormente travada em relação hà concessão da água muito possivelmente já/ou, foi parte do passado. Antevejo que depois de tanta "labuta e sacrificio" por parte de alguns companheiros nossos tudo fosse esquecido, sendo que, por fim quem vai tirar dividendos politicos è a CDU visto terem sido eles, atè ao momento a anteverem o que se iria passar, porque lançaram um comunicado para a rua com algumas semanas de antecedência.
    Mais uma vez apelo hà comissão politica de secção do partido è necessàrio que, em materia de extrema importancia para o concelho, o PSD tenha projectos alternativos. Para que os municipes possam realmente ver que nós somos realmente uma alternativa ao executivo socialista, na condução do nosso conselho, atraves de propastas que visem o desenvolvimento sustentado (entre outras), porque não vale pena andamos a vociferar que somos alternativa se na realidade nós nâo apresentamos propostas concretas no tempo util
    SAUDAÇÕES SOCIAIS DEMACRATICAS

    By Anonymous Anónimo, at 21/2/07 15:58  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online