DISCURSO DIRECTO

29 abril, 2008

A Crise no PSD - III

Manuela Ferreira Leite apresentou ontem, formalmente, a sua candidatura à liderança do PSD.

Hoje, Pedro Passos Coelho dá a conhecer uma carta com os dez princípios essenciais da sua candidatura (se quiser conhecer o respectivo blogue de apoio, clique aqui).

Entretanto, enquanto Alberto João Jardim decide se avança ou não para a presidência do PSD, já é possível aceder a um site através do qual pode subscrever a candidatura deste social democrata (clique aqui), o qual já conta com o apoio do tesoureiro da Comissão Política do PSD/Azambuja, Marçal Pereira.

Etiquetas:

24 abril, 2008

Hillary vence na Pennsylvania

Nas “primárias” do Estado da Pennsylvania, Hillary Clinton derrotou Barack Obama por uma diferença de 10% (55% vs. 45%), numas eleições que mobilizaram cerca de 2,3 milhões de votantes.

Face aos dados de algumas sondagens (que chegaram a prever uma vitória de Hillary por uma margem superior a 20%), este resultado eleitoral não pode ser considerado como espectacular ou clarificador, mas é suficiente para que a ex-primeira-dama prossiga a sua corrida à nomeação democrata, pois demonstrou que consegue vencer nos Estados mais populosos (vg. Texas e Ohio), o que poderá ser decisivo no confronto com o senador republicano John McCain.

Este será, concerteza, um argumento que Hillary vai lançar para tentar convencer os denominados “super-delegados”, que serão decisivos na Convenção Nacional de Denver, pois nenhum dos candidatos à investidura democrata conseguirá alcançar nas “primárias” o número mágico de 2025 delegados.

Por seu turno, Barack Obama aposta na sua força mediática e nas sucessivas vitórias eleitorais: é o candidato que ganhou em maior número de Estados, tem mais delegados eleitos e conquistou o maior número de votos nas várias “eleições primárias” e caucus. E este também é um forte argumento para convencer os “super-delegados” ainda indecisos.

Por isso, reafirmo o que já aqui escrevi: “Perante estes dados, parece improvável que Hillary Clinton consiga uma vitória absoluta na Pennsylvania. E a ser assim, Barack Obama está cada vez mais próximo de conquistar a investidura democrata às eleições presidenciais de 4 de Novembro”.

As próximas “primárias” democratas realizam-se em Guam, no dia 3 de Maio, e nos Estados da Carolina do Norte e do Indiana, no dia 6 de Maio.

Etiquetas:

22 abril, 2008

A Crise no PSD - II

E agora deixo um segundo comentário.

No site da TSF, pode ler-se:

«Em declarações à TSF, Carlos Carreiras, o presidente da distrital do PSD de Lisboa, lança dúvidas sobre a capacidade de liderança de Manuela Ferreira Leite afirmando, sem especificar, que quando a ex-ministra esteve à frente da distrital de Lisboa gerou situações muito negativas.»

Subscrevo totalmente as palavras de Carreiras.

Fui presidente do PSD/Azambuja na altura em que Ferreira Leite dirigiu a Distrital.
E não me esqueço da sobranceria, do autoritarismo e do completo desrespeito que sempre manifestou pelos militantes da Secção de Azambuja e pelo trabalho que estes então desenvolviam no Concelho.

Estou certo que companheiros como a Isabel Laureano, a Natércia Serranito, a Conceição Maurício, o João Pombo, o Luis Leandro, o Jorge Fazendas ou o Hugo Caldeira, entre muitos outros, também se lembram muito bem das nossas reuniões com a Dra. Ferreira Leite, que mais não eram do que meros monólogos autocráticos.

Na verdade, as consequências das decisões da Dra. Ferreira Leite e do Dr. Pacheco Pereira relativamente ao PSD/Azambuja ainda hoje se fazem sentir…

Etiquetas:

A Crise no PSD - I

Aqui fica o meu primeiro comentário oficial:

Etiquetas:

21 abril, 2008

Super-Delegados

Na véspera do embate eleitoral da Pennsylvania, cujas sondagens dão uma ligeira vantagem à ex-primeira-dama, Barack Obama recebeu o apoio formal de mais um super-delegado à Convenção Democrata: o senador do Ohio, Enid Goubeaux.

Assim, Obama passa a contar com 234 super-delegados e Hillary Clinton com 258.

Para conhecer os super-delegados de cada candidato, clique aqui [Obama] ou aqui [Hillary].

Etiquetas:

18 abril, 2008

Ponto de Mira

Não, não é um post sobre a situação interna do PSD.

Este post apenas é uma breve sugestão para um bom momento de cinema.

A não perder!

16 abril, 2008

Pinho e a Crise

Em 13 de Outubro de 2006, o Ministro da Economia, Manuel Pinho [na foto], anunciou triunfalmente que «a crise na economia portuguesa acabou».

Há cerca de um mês, o economista Miguel Cadilhe avisou que Portugal se encontra em «recessão económica grave».

A taxa de desemprego em Portugal teima em não descer e continua acima da média europeia. Portugal tem a quinta taxa mais elevada da Europa, com quase 450 mil portugueses sem trabalho.

Por outro lado, cem mil famílias portuguesas estão com dificuldades para cumprirem com os empréstimos bancários.

Segundo dados do Fundo Monetário Internacional, Portugal vai voltar a ter em 2008 um dos mais elevados níveis de endividamento externo da Zona Euro, num valor que ascende a 9,5 por cento da riqueza produzida internamente.

Estes são apenas alguns dados da actual situação económica portuguesa.

Contudo, ontem, durante mais uma cerimónia de mera propaganda eleitoral (desta feita a propósito do gás natural), o Ministro da Economia recusou pronunciar-se sobre os últimos indicadores económicos que revelam uma subida da inflação e uma fraca performance da economia portuguesa face à Zona Euro.

Em Outubro de 2006, o Sr. Ministro foi lesto a declarar o fim da crise.
Agora, furta-se às perguntas dos jornalistas porque não quer dar a resposta que já é óbvia para todos: a crise está aí, não acabou e tem tendência para se agravar!

No mínimo, o Sr. Ministro deveria pedir desculpas aos portugueses pelo seu dislate do Outono de 2006.

14 abril, 2008

Há 96 anos


TITANIC

13 abril, 2008

Excertos - XXVII

«MARCELO – Há algo de podre no reino da Dinamarca.

HORÁCIO – O Céu o resolverá»

Hamlet, de William Shakespeare

09 abril, 2008

Lei Eleitoral Autárquica

No dia em que se gorou o acordo PS/PSD sobre a reforma da lei eleitoral autárquica, não posso deixar de recordar um excerto da Moção UMA IDEIA PARA O PSD, UMA NOVA AMBIÇÃO PARA PORTUGAL, que apresentei ao XXVII Congresso Nacional do PSD há precisamente 3 anos:

«Não obstante as autarquias locais assumirem hoje um papel muito importante – e decisivo - no progresso do País, também é verdade que a orgânica estabelecida para o poder local sofre de defeitos graves, que em muito contribuem para a ineficácia da acção administrativa de numerosas autarquias.

O problema principal já se encontra identificado há muito: em Portugal, o poder executivo do município é composto por três ou quatro partidos, transportando-se para as próprias câmaras a dialéctica entre maioria e oposição, o que faz sentido nos órgãos tipo assembleia, mas nunca em órgãos executivos.

Na grande maioria das câmaras municipais vive-se, assim, um regime de “coligação forçada”, a qual, além de contribuir para inúmeros casos de paralisia da acção municipal, também contribui para a desresponsabilização política dos autarcas. Se determinada infra-estrutura não foi construída de quem é a responsabilidade? Do presidente da Câmara que não aceitou as alterações propostas pela oposição? Dos vereadores da oposição que querem alterar o projecto apresentado pelo presidente e que foi sufragado pelo Povo? (…)

Tendo em vista a consolidação e reforço da autonomia das autarquias locais, por forma a potenciar o Progresso e Desenvolvimento Integrado do País, o PSD, como o grande partido do Poder Local, reconhece que é necessário criar as condições para uma administração autárquica mais eficiente, mais justa e mais transparente, designadamente no tocante ao seu sistema eleitoral.

Nesse sentido, o XXVII Congresso Nacional assume como prioritária a Reforma do Poder Local, a qual deve assentar nomeadamente nos seguintes princípios:

a) Constituição de executivos maioritários, cabendo ao líder da lista mais votada para a Assembleia Municipal (ou Assembleia de Freguesia) a constituição do executivo através da escolha de membros eleitos para aquele órgão deliberativo.

b) Possibilidade de substituição dos vereadores ou membros de Junta de Freguesia, por decisão do respectivo presidente e dentro do quadro da Assembleia Municipal ou da Assembleia de Freguesia.

c) Reforço dos meios e poderes de fiscalização dos órgãos deliberativos das Autarquias Locais, o que, no caso das Assembleias Municipais, deverá passar, nomeadamente, pela consagração do Estatuto do Líder de Grupo Municipal, o qual deve ser equiparado à função de vereador em permanência, permitindo-lhe assim um acompanhamento e fiscalização quotidiana à actividade municipal. (…)»



Nota:
O grupo de militantes que deu origem a esta Moção, entre os quais se inclui o João Mota Lopes, o Adolfo Reis, o Filipe Santos e o André Bettencourt, alargou-se e nos congressos seguintes “meteu-se” noutras aventuras. Mas, a história desses congressos terá de ficar para outros posts

Por agora, apenas registo que no sábado passado organizámos um encontro de reflexão em Almeirim, que envolveu cerca de 40 companheiros dos distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria e Santarém.

O próximo encontro já está marcado e será em Alenquer.

08 abril, 2008

A escolha do n.º 2

No campo republicano, o senador John McCain continua as consultas para escolher o seu candidato a vice-presidente. Tim Pawlenty (Governador do Minnesota), Condoleezza Rice (Secretária de Estado da Administração Bush) e Mitt Romney (que desistiu da corrida à nomeação republicana) são alguns da lista de 20 nomes que a campanha de McCain está a trabalhar.

A escolha do n.º 2 do ticket republicano é uma questão prioritária e essencial, pois, caso seja eleito, McCain tomará posse como presidente dos EUA com a singela idade de 72 anos, situação que aumenta as probabilidades de uma substituição no decurso do mandato presidencial.

Entretanto, o antigo presidente da Reserva Federal norte-americana, Alan Greenspan, formalizou o seu apoio à candidatura de John McCain.

Etiquetas:

04 abril, 2008

Pobre País!

No final da audiência com o Presidente da República, o Procurador-Geral disse o seguinte:

«É uma obrigação e um dever dos conselhos directivos participar ao Ministério Público todos os ilícitos criminais. Isto não é judicializar. É um disparate completo dizer isso. Isto é cumprir a lei, porque estes crimes são públicos»

«Se vos disser que tenho elementos seguros de escolas em que os alunos vão armados com pistolas de 6,35 e 9mm não me digam que isto é uma coisa que já acontecia antigamente porque não é verdade»

Perante estas declarações do PGR (que concertou a sua posição com o PR), a Ministra da Educação deveria ter apresentado a sua demissão imediata, tanto mais que esta responsável governamental desvalorizou idênticas palavras de Pinto Monteiro proferidas em Novembro último.

Seria isso que aconteceria num país politicamente mais evoluído.

Mas, neste Portugal do Século XXI, a Esquerda instalada persiste em meter a cabeça na areia, fazendo de conta que nada do que se passa é grave.

A outra Esquerda – a das propostas fracturantes – veio pela voz de Ana Drago perorar contra a posição do PGR, dizendo disparates do calibre «mais um pouco e teremos um gabinete do Ministério Público em cada escola e um polícia em cada sala de aula».

É a Esquerda que temos.
É a Esquerda que ainda não compreende que um bom sistema educativo precisa de defender os seus professores, valorizar o mérito dos alunos que querem estudar e castigar os alunos que não querem aprender, nem deixam aprender e que apenas vão para a escola passar o tempo.

Enquanto a Esquerda não mudar o seu pensamento laxista e irresponsável, vamos continuar a ter, crescentemente, casos de violência de alunos contra professores, agressões graves entre estudantes e armas a circular nas nossas escolas.


03 abril, 2008

Pennsylvania: Obama já lidera sondagens

Numa altura em que se sucedem os apelos públicos para que Hillary Clinton desista da corrida à nomeação presidencial democrata e em que o próprio líder do Partido Democrata, Howard Dean, exige que o processo de escolha do candidato à presidência dos EUA tem de estar concluído no próximo mês de Junho, as últimas sondagens publicadas sobre as “eleições primárias” no Estado da Pennsylvania (que se realizam a 22 de Abril) indicam uma queda nas intenções de voto na ex-primeira-dama e uma clara subida de Barack Obama, contrariando assim as tendências de voto sucessivamente reveladas desde Janeiro pelos vários estudos de opinião.

A sondagem da Rasmussen Reports já revela uma diferença de apenas 5% entre ambos os candidatos: Hillary 47%, Obama 42%.

Por seu turno, o estudo da Public Policy Polling coloca o senador do Illinois com uma ligeira vantagem sobre a senadora de Nova Iorque: Obama 45%, Hillary 43%.

Recordo que a anterior sondagem da Public Policy Polling (datada de 17 de Março), a exemplo de outros estudos de opinião, perspectivava uma vitória avassaladora de Hillary Clinton por uma diferença superior a 25% (nessa altura Obama recolhia apenas 30% das intenções de voto).

Na verdade, o último estudo da Public Policy Polling é a primeira sondagem que aponta para uma possível vitória de Barack Obama no Estado da Pennsylvania.

Perante estes dados, parece improvável que Hillary Clinton consiga uma vitória absoluta na Pennsylvania. E a ser assim, Barack Obama está cada vez mais próximo de conquistar a investidura democrata às eleições presidenciais de 4 de Novembro.

Etiquetas:

02 abril, 2008

Do tempo em que ainda andava no liceu



Jump (Van Halen)

The End? Nah…

Pois é.
Ainda não é desta que o Discurso Directo acaba.

O post de ontem foi a mentirinha do 1.º de Abril.

Um abraço amigo a todos aqueles que por aqui passam

… e uma valente risada para quem se regozijou com o fim do Discurso Directo!

01 abril, 2008

The End

A 2 meses de completar os 2 anos de vida, com 380 posts publicados e mais de 32 mil visitas, o Discurso Directo acaba como começou:
sem aviso prévio e apenas sujeito ao livre arbítrio do seu autor.

Até sempre!


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online