DISCURSO DIRECTO

03 abril, 2008

Pennsylvania: Obama já lidera sondagens

Numa altura em que se sucedem os apelos públicos para que Hillary Clinton desista da corrida à nomeação presidencial democrata e em que o próprio líder do Partido Democrata, Howard Dean, exige que o processo de escolha do candidato à presidência dos EUA tem de estar concluído no próximo mês de Junho, as últimas sondagens publicadas sobre as “eleições primárias” no Estado da Pennsylvania (que se realizam a 22 de Abril) indicam uma queda nas intenções de voto na ex-primeira-dama e uma clara subida de Barack Obama, contrariando assim as tendências de voto sucessivamente reveladas desde Janeiro pelos vários estudos de opinião.

A sondagem da Rasmussen Reports já revela uma diferença de apenas 5% entre ambos os candidatos: Hillary 47%, Obama 42%.

Por seu turno, o estudo da Public Policy Polling coloca o senador do Illinois com uma ligeira vantagem sobre a senadora de Nova Iorque: Obama 45%, Hillary 43%.

Recordo que a anterior sondagem da Public Policy Polling (datada de 17 de Março), a exemplo de outros estudos de opinião, perspectivava uma vitória avassaladora de Hillary Clinton por uma diferença superior a 25% (nessa altura Obama recolhia apenas 30% das intenções de voto).

Na verdade, o último estudo da Public Policy Polling é a primeira sondagem que aponta para uma possível vitória de Barack Obama no Estado da Pennsylvania.

Perante estes dados, parece improvável que Hillary Clinton consiga uma vitória absoluta na Pennsylvania. E a ser assim, Barack Obama está cada vez mais próximo de conquistar a investidura democrata às eleições presidenciais de 4 de Novembro.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online