DISCURSO DIRECTO

24 abril, 2008

Hillary vence na Pennsylvania

Nas “primárias” do Estado da Pennsylvania, Hillary Clinton derrotou Barack Obama por uma diferença de 10% (55% vs. 45%), numas eleições que mobilizaram cerca de 2,3 milhões de votantes.

Face aos dados de algumas sondagens (que chegaram a prever uma vitória de Hillary por uma margem superior a 20%), este resultado eleitoral não pode ser considerado como espectacular ou clarificador, mas é suficiente para que a ex-primeira-dama prossiga a sua corrida à nomeação democrata, pois demonstrou que consegue vencer nos Estados mais populosos (vg. Texas e Ohio), o que poderá ser decisivo no confronto com o senador republicano John McCain.

Este será, concerteza, um argumento que Hillary vai lançar para tentar convencer os denominados “super-delegados”, que serão decisivos na Convenção Nacional de Denver, pois nenhum dos candidatos à investidura democrata conseguirá alcançar nas “primárias” o número mágico de 2025 delegados.

Por seu turno, Barack Obama aposta na sua força mediática e nas sucessivas vitórias eleitorais: é o candidato que ganhou em maior número de Estados, tem mais delegados eleitos e conquistou o maior número de votos nas várias “eleições primárias” e caucus. E este também é um forte argumento para convencer os “super-delegados” ainda indecisos.

Por isso, reafirmo o que já aqui escrevi: “Perante estes dados, parece improvável que Hillary Clinton consiga uma vitória absoluta na Pennsylvania. E a ser assim, Barack Obama está cada vez mais próximo de conquistar a investidura democrata às eleições presidenciais de 4 de Novembro”.

As próximas “primárias” democratas realizam-se em Guam, no dia 3 de Maio, e nos Estados da Carolina do Norte e do Indiana, no dia 6 de Maio.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online