Hillary vence na Pennsylvania

Face aos dados de algumas sondagens (que chegaram a prever uma vitória de Hillary por uma margem superior a 20%), este resultado eleitoral não pode ser considerado como espectacular ou clarificador, mas é suficiente para que a ex-primeira-dama prossiga a sua corrida à nomeação democrata, pois demonstrou que consegue vencer nos Estados mais populosos (vg. Texas e Ohio), o que poderá ser decisivo no confronto com o senador republicano John McCain.

Por seu turno, Barack Obama aposta na sua força mediática e nas sucessivas vitórias eleitorais: é o candidato que ganhou em maior número de Estados, tem mais delegados eleitos e conquistou o maior número de votos nas várias “eleições primárias” e caucus. E este também é um forte argumento para convencer os “super-delegados” ainda indecisos.
Por isso, reafirmo o que já aqui escrevi: “Perante estes dados, parece improvável que Hillary Clinton consiga uma vitória absoluta na Pennsylvania. E a ser assim, Barack Obama está cada vez mais próximo de conquistar a investidura democrata às eleições presidenciais de 4 de Novembro”.
As próximas “primárias” democratas realizam-se em Guam, no dia 3 de Maio, e nos Estados da Carolina do Norte e do Indiana, no dia 6 de Maio.
Etiquetas: presidenciais EUA
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home