DISCURSO DIRECTO

25 março, 2008

A ler.

A propósito dos recentes acontecimentos no Tibete, sugiro a leitura do artigo “A Questão do Tibete”, publicado pelo Prof. Adriano Moreira na edição de hoje do Diário de Notícias.

22 março, 2008

Souvenirs

Terminadas as justas e merecidas férias (passo a falsa modéstia), aqui ficam algumas das curiosidades que encontrei na Escócia:


Perth
Hum?! Não posso beber aqui?...


Aberdeen
Jipe? Limusine? Jisine? Limupe?



Aberfeldy
Eis uma rotunda económica.
Basta um compasso, uma trincha e cal q.b.!


Fort Augustus
Será que o caixote do lixo corre mesmo o risco de ser roubado?


Urquhart Castle
Castelo prevenido vale por dois.
Não fosse o caso de alguém dar uma cabeçada mais violenta…



Glasgow
Aqui temos o banco para os “boys” [ver inscrição na pedra].
Bem que procurei, mas neste jardim não existe o banco para as “girls”…




Nota Final

Depois de percorrer 1520,6 milhas nas estradas da Escócia, tenho de reconhecer que por aqueles lados existe segurança rodoviária: não vi um único acidente, apenas encontrei uma “Operação STOP”, os locais com radares estão devidamente sinalizados e nas auto-estradas ninguém circula a mais de 70 milhas (110 km/hora). Não há acidentes, nem a caça à multa. Impressionante!

13 março, 2008

E é tempo de...



Até breve!

12 março, 2008

Obama vence no Mississippi

Barack Obama venceu ontem as “primárias” do Mississippi com 61% dos votos e averbou, assim, a sua 30.ª vitória eleitoral na corrida à nomeação presidencial democrata.

As próximas “primárias” decorrem no Estado da Pennsylvania (22 de Abril), onde Hillary Clinton vai jogar forte, tanto mais que foi aqui que viveu a sua infância.

Aliás, as últimas sondagens revelam uma clara supremacia nas intenções de voto por parte da ex-primeira-dama.

Por exemplo, o estudo de opinião da SurveyUsa regista 55% para Hillary e apenas 36% para Obama.

Assim, e tendo em conta o número de delegados a eleger (187), Hillary Clinton ainda poderá inverter a diferença que a separa de Obama se conseguir uma vitória absoluta na Pennsylvania.

Etiquetas:

10 março, 2008

Quotas e hipocrisia…

Ao invés do que sucede em vários partidos políticos, designadamente nalguns que integram o Partido Popular Europeu, os militantes do PSD apenas têm direito de voto desde que reúnam duas condições: serem filiados há, pelo menos, seis meses e terem a sua quota paga.

É este o regime consagrado há mais de vinte anos nos Estatutos do PSD.

Foi com este regime que foi escolhida a composição dos congressos nacionais que elegeram Sá Carneiro, Cavaco Silva, Fernando Nogueira, Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso ou Pedro Santana Lopes.

Foi com este regime que os militantes social-democratas elegeram directamente Marques Mendes e Luis Filipe Menezes para presidentes do PSD.

Foi com este regime que se elegeram dezenas de órgãos distritais e centenas de órgãos locais do PSD.

E é este o regime que se mantém em vigor!
As alterações regulamentares aprovadas no Conselho Nacional do passado sábado em nada mudaram os termos da capacidade eleitoral de cada militante: para eleger tem de ser filiado há mais de seis meses e ter a quota paga.

Chegados aqui, importa escalpelizar a questão do pagamento das quotas.

Até à revisão regulamentar operada por Rui Rio em 1996, o militante podia pagar a quota até ao início de cada votação e podia fazê-lo por qualquer meio de pagamento (vale postal, cheque ou numerário).
Foi com este sistema que foi escolhido o Congresso que elegeu, por exemplo, Rui Rio para secretário-geral e Marcelo Rebelo de Sousa para presidente do PSD.

Com a revisão regulamentar de Rio, o militante passou a ser obrigado a pagar a sua quota até 10 dias antes do acto eleitoral (sob pena de não ser incluído no caderno eleitoral), podendo fazê-lo por qualquer meio de pagamento – nomeadamente, numerário ou Multibanco.
Foi com este sistema que, por exemplo, foram eleitos Pacheco Pereira, Manuela Ferreira Leite e Paula Teixeira da Cruz para presidentes da Distrital de Lisboa.

Há cerca de um ano e meio, numa alteração feita à socapa e de legalidade muito discutível, a direcção nacional de Marques Mendes proibiu o pagamento da quota através de numerário e impôs um conjunto de condicionamentos às outras formas de pagamento que permitiram discricionariedades escabrosas em diversos cadernos eleitorais.
Mas, foi com este sistema que Luis Filipe Menezes se bateu contra Marques Mendes e conquistou a liderança do PSD, num combate político em que prometeu alterar os vários regulamentos partidários no sentido de permitir a cada militante o pagamento da quota até ao início de cada acto eleitoral, designadamente por numerário.

Ou seja, as mudanças aprovadas no último Conselho Nacional correspondem àquilo que Menezes prometeu aos militantes:

- A possibilidade de pagamento da quota até ao início da votação, tal como acontecia até 1996;
- A aceitação do numerário como forma de pagamento, como sucedia até há um ano e meio.

Posto tudo isto, a que se devem as recentes declarações de Rui Rio, Marcelo Rebelo de Sousa ou Pacheco Pereira?

Afinal, todos eles foram eleitos por militantes com mais de seis meses de filiação, com quotas liquidadas até ao início de cada eleição, muitas vezes pagas com numerário.
Afinal, Luis Filipe Menezes limitou-se a cumprir o que prometeu.

Portanto, a que se devem essas absurdas declarações?
A resposta só pode ser uma: hipocrisia pura.

Hipocrisia de quem vê o governo socialista afundar-se e não está ao leme do PSD.

É a vida. Fossem a jogo mais cedo.

09 março, 2008

Confusão democrata, clarificação republicana

Nas “eleições primárias” democratas da última 3.ª feira, Hillary Clinton ganhou um novo fôlego ao vencer nos Estados de Rhode Island, Ohio e Texas. Nesse dia, o senador do Illinois, Barack Obama, apenas conquistou o Estado do Vermont.

Contudo, ontem, no caucus do Estado do Wyoming, Obama voltou a superar Hillary Clinton, obtendo 61% dos votos.

Neste momento, em que ainda faltam realizar “eleições primárias” em 10 Estados, Obama lidera a corrida à nomeação presidencial com 1576 delegados, contando a ex-primeira-dama com 1462 delegados [fonte: Washington Post].

Recorde-se que para receberem a investidura democrata, Obama ou Hillary têm de conseguir eleger, pelo menos, 2025 delegados à Convenção Nacional de Denver.

Os próximos actos eleitorais democratas realizam-se nos Estados do Mississippi (11 de Março) e da Pennsylvania (22 de Abril), nos quais estão em disputa, respectivamente, 40 e 187 delegados.


Se no campo democrata tudo continua em aberto, no Partido Republicano o processo de escolha do candidato presidencial às eleições nacionais de 4 de Novembro está praticamente concluído, pois John McCain [na foto], garantiu a sua nomeação ao vencer todos os actos eleitorais realizados na passada 3.ª feira.

No Partido Republicano, a nomeação conquista-se com 1191 delegados e McCain já conta com 1253 delegados eleitos.

Perante a clara supremacia do senador do Arizona, Mike Huckabee e Ron Paul já desistiram da corrida à nomeação republicana.


Etiquetas:

04 março, 2008

Os silêncios têm legendas... (5)

Numa fase inicial, a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais terá equacionado a hipótese de construir um novo estabelecimento prisional na freguesia de Alcoentre (que, aparentemente, foi abandonada por inexistência de terreno disponível…).

Agora, “segundo o vice-presidente da autarquia da Azambuja [Luis Sousa], o local em estudo para a instalação da futura prisão situa-se na Mata das Virtudes, a Norte da sede do concelho, numa área com cerca de 300 mil metros quadrados (o equivalente a 30 campos de futebol), propriedade do Ministério da Agricultura”.

Espero que a decisão do Ministério da Justiça quanto à construção do futuro Estabelecimento Prisional do Vale do Tejo e Lisboa não resulte em dois erros clamorosos, a saber:

- O encerramento do EP de Alcoentre, pois tal seria uma violenta “machadada” na estrutura sócio-económica desta freguesia (salvo se os terrenos agora ocupados pela Cadeia fossem afectos a um novo uso, criador de riqueza e de novos postos de trabalho);

- A instalação do novo EP na Mata das Virtudes, uma vez que o desenvolvimento harmonioso e com qualidade de vida do eixo Guarita-Casais da Lagoa ficaria seriamente condicionado (esta zona do Concelho detém boas condições quer para a instalação de pequenas e médias empresas – junto à EN 3 -, quer para a dinamização de um crescimento urbano de excelência – assente em moradias unifamiliares e em urbanizações de qualidade com espaços verdes, estacionamento, equipamentos desportivos e zonas de recreio e lazer).

Perante as intenções do Governo, a Câmara de Azambuja tem de dizer o que pensa e o que quer. Não pode ficar, outra vez, de braços cruzados. Sob pena do progresso sustentado das freguesias de Alcoentre e de Aveiras de Baixo ficar preso à Cadeia.

Também neste assunto o silêncio tem legendas…


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online