DISCURSO DIRECTO

09 março, 2008

Confusão democrata, clarificação republicana

Nas “eleições primárias” democratas da última 3.ª feira, Hillary Clinton ganhou um novo fôlego ao vencer nos Estados de Rhode Island, Ohio e Texas. Nesse dia, o senador do Illinois, Barack Obama, apenas conquistou o Estado do Vermont.

Contudo, ontem, no caucus do Estado do Wyoming, Obama voltou a superar Hillary Clinton, obtendo 61% dos votos.

Neste momento, em que ainda faltam realizar “eleições primárias” em 10 Estados, Obama lidera a corrida à nomeação presidencial com 1576 delegados, contando a ex-primeira-dama com 1462 delegados [fonte: Washington Post].

Recorde-se que para receberem a investidura democrata, Obama ou Hillary têm de conseguir eleger, pelo menos, 2025 delegados à Convenção Nacional de Denver.

Os próximos actos eleitorais democratas realizam-se nos Estados do Mississippi (11 de Março) e da Pennsylvania (22 de Abril), nos quais estão em disputa, respectivamente, 40 e 187 delegados.


Se no campo democrata tudo continua em aberto, no Partido Republicano o processo de escolha do candidato presidencial às eleições nacionais de 4 de Novembro está praticamente concluído, pois John McCain [na foto], garantiu a sua nomeação ao vencer todos os actos eleitorais realizados na passada 3.ª feira.

No Partido Republicano, a nomeação conquista-se com 1191 delegados e McCain já conta com 1253 delegados eleitos.

Perante a clara supremacia do senador do Arizona, Mike Huckabee e Ron Paul já desistiram da corrida à nomeação republicana.


Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online