DISCURSO DIRECTO

02 outubro, 2008

Obama avança nas sondagens

Após o primeiro debate entre Barack Obama e John McCain, o candidato democrata tem conseguido aumentar dia-a-dia a sua vantagem média nas sondagens nacionais.

Ontem, Obama já liderava as sondagens com 48,9% das intenções de voto, enquanto que o senador do Arizona se ficava pelos 43,6%.

Recorde-se que para ser eleito presidente dos EUA, Obama ou McCain precisam de obter, pelo menos, 270 votos no Colégio Eleitoral, órgão constituído pelos chamados eleitores presidenciais, que são eleitos no próximo dia 4 de Novembro.

Na verdade, a eleição presidencial norte-americana é uma eleição indirecta: primeiro, os eleitores escolhem os eleitores presidenciais que se comprometem a votar nos candidatos do seu partido à presidência e à vice-presidência; depois, na segunda-feira a seguir à segunda quarta-feira de Dezembro – é esta a expressão que consta das regras eleitorais norte-americanas – os eleitores presidenciais votam para o presidente e vice-presidente dos EUA, momento em que estes são efectivamente eleitos.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online