DISCURSO DIRECTO

04 junho, 2008

Making History

No início da semana, a direcção nacional do Partido Democrata decidiu aceitar parcialmente os resultados das “eleições primárias” realizadas nos Estados do Michigan e da Florida em 15 e 29 de Janeiro, respectivamente. Assim, cada delegado da Florida e do Michigan terá apenas direito a meio voto na Convenção Nacional Democrata.

A inclusão de representantes daqueles Estados aumentou o número de delegados que compõem a Convenção Nacional, pelo que o “número mágico” para qualquer candidato conseguir a nomeação presidencial passou de 2025 para 2118 delegados.

Na sequência da referida decisão e dos resultados eleitorais que obteve nas “primárias” desta semana (Porto Rico, Montana e Dakota do Sul), Barack Obama atingiu o número de delegados suficientes para garantir a sua investidura como candidato democrata.

Apesar de Hillary Clinton ter vencido as “primárias” do Porto Rico (com 68%) e do Dakota do Sul (com 55%), a verdade é que, com a distribuição proporcional dos delegados eleitos, Obama assegurou a eleição de delegados que lhe permitiram ultrapassar o novo “número mágico”.

Assim, Obama chega à Convenção Nacional com 2154 delegados (389 super-delegados) e Hillary apenas com 1919 delegados (282 super-delegados).

Duas notas finais:

Este processo de “primárias” no Partido Democrata foi dos mais disputados e incertos de sempre, tendo atingido níveis históricos de participação eleitoral e de gastos com a campanha eleitoral (calcula-se que as “máquinas eleitorais” de Obama e Hillary terão despendido cerca de 450 milhões de dólares).

Por fim, quer se queira, quer não, depois dos resultados eleitorais de ontem, o advogado e senador do Illinois, Barack Obama, transformou-se no primeiro homem negro da história dos Estados Unidos da América a vencer umas “eleições primárias” e a concorrer à Presidência.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online