DISCURSO DIRECTO

13 fevereiro, 2008

Furacão Obama

Nos últimos cinco dias, o senador Barack Obama arrecadou sucessivas vitórias na sua corrida para a nomeação democrata às eleições presidenciais norte-americanas, derrotando em toda a linha a ex-primeira-dama Hillary Clinton.

No sábado, venceu as “eleições primárias” no Estado da Lousiana com 57% dos votos e nos caucus dos Estados de Washington e do Nebraska (em ambos os casos com o apoio de 68% dos eleitores).

No domingo, conquistou o caucus do Maine, obtendo 59% dos votos.

Esta 3.ª feira, ganhou as “primárias” nos Estados da Virginia (65%) e Maryland (60%), bem como no Distrito Federal de Columbia (75%).

Perante esta verdadeira torrente de vitórias eleitorais, Obama conseguiu finalmente ultrapassar a senadora Hillary quer no número de delegados eleitos, quer nos chamados “super-delegados” (segundo o Washington Post, Obama conta com 1275 delegados e Hillary com 1220).

Resta saber se o senador do Illinois consegue ou não manter esta “pedalada” e confirmar a vantagem que agora tem, vencendo já na próxima 3.ª feira as “eleições primárias” no Wisconsin, bem como o caucus do Hawai (nestes dois actos eleitorais estão em jogo 94 delegados para a Convenção Democrata de Denver).

A propósito das “primárias” no Wisconsin, registo que a última sondagem publicada pela Strategic Vision dá uma vantagem de 4% a Obama, quando anteriormente a senadora Hillary Clinton liderava as intenções de voto com uma margem superior a 7%...

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online