DISCURSO DIRECTO

20 fevereiro, 2008

El Comandante

Julgo que é oportuno renovar uma antiga sugestão de leitura: Fidel Castro, publicado por Sebastian Balfour.

Mais do que uma biografia sobre Fidel Castro, esta obra é um estudo sobre as condições históricas específicas que permitiram a Castro apoderar-se do poder em 1959 e conservá-lo até ontem.

Balfour não se detém na revolução cubana. Antes pelo contrário. Explora as mais de quatro décadas de governo de Fidel Castro, explicando como é que Cuba chegou a desempenhar um papel internacional muito desproporcionado relativamente ao tamanho e ao peso económico do país.

Interessante. Actual. Vale a pena ler.

«A história de Fidel Castro dificilmente encontra paralelo na História contemporânea. Tal como ele, muitos dos mais destacados dirigentes do Terceiro Mundo neste século saíram das lutas anticoloniais do período do post-guerra, mas nenhum desempenhou um papel tão importante e constante na cena internacional como Fidel Castro, e nenhum sobreviveu como chefe de Estado durante tanto tempo como ele. É difícil pensar em muitas outras figuras políticas da segunda metade deste século que tenham sido tão controversas e em cujas carreiras se contem tantos acontecimentos de significado global: as relações soviético-americanas, o nacionalismo do Terceiro Mundo, a revolução e a justiça social no sul, a guerra em Angola e na Etiópia, a dívida do Terceiro Mundo, a guerra e a paz na América Central. A subida de Fidel Castro ao poder é, em si própria, uma história extraordinária de coragem e determinação.»

Fidel Castro, de Sebastian Balfour


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online