DISCURSO DIRECTO

18 dezembro, 2006

Um bom livro é uma excelente prenda... (2)

Mais 3 sugestões literárias para o Natal’2006:

FIDEL CASTRO
(Sebastian Balfour)
Mais do que uma biografia sobre Fidel Castro, esta obra é um interessante estudo sobre as condições históricas específicas que permitiram a Castro apoderar-se do poder em 1959 e conservá-lo até hoje.

Balfour não se detém na revolução cubana. Antes pelo contrário. Explora as mais de quatro décadas de governo de Fidel Castro, explicando como é que Cuba chegou a desempenhar um papel internacional muito desproporcionado relativamente ao tamanho e ao peso económico do país.


D. JOÃO V (Maria Beatriz Nizza da Silva)
No dia 1 de Janeiro de 2007 faz 300 anos que D. João V, o Magnânimo, foi aclamado rei de Portugal.

A leitura desta obra de Nizza da Silva é, assim, oportuna.

Nela visitamos o Portugal do século XVIII e conhecemos as várias facetas do reinado d’o Magnânimo, como a sua constante política despesista em luxo e obras gigantescas (recorde-se apenas o convento/palácio de Mafra) ou a sua intensa política colonial (tendo em vista, designadamente, a manutenção do Estado da Índia).


OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA (Hugh Kennedy)
Desde a chegada dos Árabes do Norte de África, em 711, até à queda do último Estado muçulmano (Granada), em 1492, este livro de H. Kennedy é um estudo sobre a História Política do Portugal e da Espanha muçulmanos – do al-Andalus.

Numa escrita simples, clara e directa, o autor desenvolve os acontecimentos políticos da Península Ibérica sob o domínio muçulmano, inserindo-os no contexto tanto do mundo islâmico como no da cristandade sua contemporânea.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online