DISCURSO DIRECTO

21 outubro, 2006

Troca-tintas!!!

O único eleito do PSD na Assembleia de Freguesia de Aveiras de Cima participou hoje no "Encontro Anual de Militantes, Simpatizantes e Autarcas do PS/Azambuja".

Ou seja, um ano volvido sobre as últimas eleições autárquicas e Pedro Vieira (ou Pedro Caramelo, como é conhecido e gosta de ser chamado) volta a participar publicamente numa iniciativa do Partido Socialista, do qual, segundo sei, nunca se chegou a desfiliar.

Quando soube que o Pedro Caramelo esteve esta tarde com os seus camaradas de sempre, recordei-me logo quão “esquisito” tinha sido o seu processo de “escolha” para candidato a presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e quão acertada foi a minha reacção inicial.

Ao tempo (Fevereiro de 2005), exercia as funções de presidente da Comissão Política do PSD/Azambuja, órgão que tem a competência para escolher os vários candidatos autárquicos.

E, nessa altura, ainda não havia qualquer nome escolhido para a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima...

Foi, pois, com muita surpresa que li, em 25 de Fevereiro de 2005, a seguinte notícia: “Depois é o António Matos que no PSD se assume como candidato às Autárquicas de 2005. Mas já arrasta gente para a mudança. É o caso de Aveiras de Cima, onde o jovem Pedro Vieira vai mesmo enfrentar Justino Oliveira” (vd. Correio de Azambuja, edição Fevereiro/2005).

Decidi então convocar, de imediato, a Comissão Política a que presidia para reunir na noite seguinte, tanto mais que a “notícia” tinha todas as características de ter sido “plantada”. Os membros da Comissão Política ficaram estarrecidos com o teor de tal “notícia”, até porque o Pedro Caramelo era um militante socialista empenhado e em franca ascensão partidária.

Contudo, e porque sabíamos que o convite para a sua candidatura só poderia ter partido do nosso candidato à presidência da Câmara, António José Matos, decidimos que não deveríamos tomar qualquer deliberação (fosse de aprovação ou de rejeição). Se tivesse existido tal votação, a candidatura do Pedro Caramelo tinha sido chumbada e isso teria provocado (na altura, era essa a nossa opinião) danos irreparáveis no processo autárquico que estava a ser conduzido pelo António José Matos.

Na verdade, este foi apenas um episódio de uma candidatura que foi a todos os títulos muito original, que só comprovou o velho adágio popular de que “o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”.

Bem, regressemos ao presente...

O Pedro Caramelo apresentou-se ao eleitorado com o símbolo, a bandeira e o projecto político do PSD.

Ao continuar a ser militante do PS e ao ter participado na iniciativa deste sábado, este autarca eleito nas listas do PSD renegou em definitivo o projecto político pelo qual se candidatou à Freguesia de Aveiras de Cima.

Assim, e se ainda não o fez, Pedro Caramelo deve renunciar de imediato às funções que exerce na Assembleia de Freguesia, nomeadamente, porque traiu a confiança dos eleitores que nele votaram e quebrou a solidariedade política a que estava vinculado para com o partido pelo qual foi eleito.

É da mais elementar ética e seriedade política que Pedro Caramelo renuncie ao seu mandato de autarca, permitindo assim ao PSD ter outro representante seu na Assembleia de Freguesia de Aveiras de Cima.

Na triste hipótese do Pedro Caramelo não renunciar ao seu mandato, então cabe à Comissão Política do PSD/Azambuja actuar e retirar-lhe a confiança política.

Como é óbvio, se nada disto acontecer até à próxima Assembleia do PSD/Azambuja (que reúne, curiosamente, em Aveiras de Cima), é certo e sabido que um dos temas quentes desta reunião será o “amargo de boca” que este Caramelo provocou ao PSD...


Notas:
1) Confesso que estou arrependido de não termos rejeitado a candidatura do Pedro Caramelo. Tal teria evitado, certamente, outros erros que depois se cometeram... Mas, enfim, como diz o meu amigo Pedro Lynce, “não é possível comparar realidades estáticas com realidades dinâmicas”.

2) Na foto, Pedro Caramelo aparece ladeado pelo secretário-geral adjunto do PSD, Roque da Cunha, e pelo candidato do PSD à Câmara de Azambuja, António José Matos. Como se vê, a sua candidatura foi uma candidatura do PSD.

Etiquetas:

19 Comments:

  • é o que acontece quando se acredita mais nos militantes socialistas e nos "independentes" da treta do que nos militantes do PPD/PSD e do CDS-PP.

    é bem fieta para o vereador Matos!

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/06 12:55  

  • Meu caro Jorge
    A atitude do Pedro Caramelo será concerteza esclarecida e apreciada em sede própria que decidirá também sobre as medidas a tomar. No entanto não posso deixar de notar e referir que os termos em que a notícia está redigida reflecte "preto no branco" o PSD de Azambuja da "trica" da "noticiazeca", da mediocridade feita de trivialidades que já não interessam à maioria dos que hoje pertencem ao PSD.
    Esse PSD que já afastou tantos no passado e que provavelmente também acabou por afastar o Pedro Caramelo!

    Céus, temos tanto para fazer....

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/06 20:09  

  • nmnh

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/06 20:16  

  • De facto fico muito surpreendido com tal noticia, parece-me aqui a milhares de milhas de distancia que afinal o PSD/Azambuja continua a nao ter um lider autarquico como deveria ser, o seu mais alto representante e "comandante", o Verador Antonio Jose Matos.
    Afinal e apesar de ele ser alto, mas muito "pequeno" na politica vejo que o que muito pensaram ser uma estrategia ganhadora e dinamica, afinal nao passa de uma manta de retalhos politico que agora se comeca a descozer ...

    Quem sera o proximo ( ou proxima )????

    Afinal muitos dos autarcas do ultimo mandato nao eram assim tao maus, nem a estrategia tao ma, apesar das muitas "guerrilhas" e mentiras, afinal a lealdade politica para com o Antonio Jose Matos por parte dos seus camaradas e amigos comeca a dar frutos... a lealdade do Matos e do "seu" PSD e igual aquela que Antonio Jose Matos teve para com muitos que durante anos fizeram e viveram pra o PSD ...

    De facto ja devem ser muitos aqueles que pensam que afinal o passado nao foi assim tao mau, e que o futuro nao sera tao bom quando desejavam e lhes "venderam" ...

    Coisa tipicas do PSD/Azambuja!

    E esta Heim ...

    O tempo ainda va mostrar muita coisa pior do que ja se ve ... ha pois vai ...

    Cumprimentos Independentes,

    Renato Pinto

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/06 23:31  

  • Pois é! ao que parece nao foi o PSD a afastar o sr. Pedro Caramelo, ele já chegou ao PSD afastado!!!!!?? (visto que sempre foi militante do PS!)
    Mais que a "noticiazeca", importa é que quem é eleito autarca tem de respeitar o Partido e as pessoas que o elegeram!

    Os autarcas que tenham respeito pelas pessoas!

    esta noticia só mostra a corrente que existe no seio de alguns autarcas, que acham que nao devem nada ás pessoas e ás instituicoes!
    Autarcas eleitos por conta propria e pelo tempo que acharem que a politica ainda os serve...

    By Anonymous Anónimo, at 23/10/06 12:24  

  • Toda esta história é hilariante!!!

    E ainda há quem defenda o caramelo, lolol. O rapaz toda a vida foi militante do PS com cotas pagas!

    Agora´o PSD do Lopes é que é culpado por ele voltar ao PS. Isto só visto! Toda a gente sbae que o Lopes já não está à frente do laranjal há quase 2 anso. Até parecem os socialistas: nunca t~em responsabildiade de nada, a culpa é sempre do outro. O temporal deste fim de semana também é da resposnabildiade do Lopes?

    Céus, tanta falta de seriedade!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 23/10/06 13:29  

  • Seriedade é dar a cara pelas opiniões que se emitem e não esconder-se atrás de um "anónimo" ou de um pseudónimo. Eu disse o que pensava e identifiquei-me e dou assim o assunto por encerrado.

    By Anonymous Anónimo, at 23/10/06 19:21  

  • Realmente as tricas nunca serviram ninguém, este tipo de porcarias e jogos de cintura do Sr. Lopes já são habituais, existe conceitos como lealdade que se superam à simples troca de favores, mas essa linguagem, não é para todos, talvez antes de publicar esta notícia seria mais justo falar com o próprio Caramelo, saber das eventuais razões e não dar tiros para os pés, a melhor publicidade é aquela que passa de boca em boca, mas a grande virtude destes blogs é que a idiotice dos autores tem um público restrito, mesmo na imprensa escrita o que é verdade hoje é mentira amanhã, a relatividade das coisas acaba por fazer esquecer.
    Será que o Sr. Lopes se está a candidatar para o lugar de Secretário Geral do PSD e para lá chegar tem que arrasar aquilo que não foi capaz de construir?, gane tento

    By Anonymous Anónimo, at 24/10/06 08:44  

  • A propósito dos comentários anteriores, 3 notas:

    1) Desde o 1.º minuto que o Discurso Directo é um espaço de liberdade, por isso publiquei, publico e continuarei a publicar todos os comentários, mesmo aqueles que expressam posições diferentes das minhas.

    2) Dou o devido desconto aos comentários que são assinados como "Anónimo" ou com pseudónimo.

    3) Quanto aos comentários da São e do Bostor, apenas quero recordar que também na Roma antiga o mensageiro era morto quando a mensagem não agradava ao imperador.

    Abraço a todos!

    By Blogger António Jorge Lopes, at 24/10/06 12:36  

  • Boa Tarde,

    Acredito que o Sr.Bostor nunca se tenha afirmado no PSD de Azambuja, pois certamente não é uma pessoa nutrida de inteligência e reflete bem um certo recalcamento associado talvez a alguma rejeição.

    SR.BOSTOR,informe-se e pense que se talvez não fosse o empenho e o trabalho de algumas pessoas como o Sr.Lopes que gostam de Azambuja e do PSD local não tivese-mos hoje uma lista de autarcas inteiramente do Concelho de Azambuja a começar pelo cabeça de Lista Sr.Matos que quis ser e foi o candidato do PSD à câmara de Azambuja."......é pena que não saíba aproveitar....."

    Temos o candidato Sr.Matos e temos os candidatosinhos escolhidos por si......O Caramelo(Av.Cima),O Sr. Álvaro Domingos(Azambuja),A Dr.Madalena(Secretária do Sr.Matos , candidata por Vale Paraiso e EX.Bloco Esquerda), o Sr.Rui Lopes(Av.Baixo e militante do PSD à 6 meses.)E todos os outros que nem vale a pena falar pois o seu contributo foi idêntico ao do Sr.Bostor....NULO.

    Temos por fim a turtulia "....dos encontros secretos para derrubar o inimigo e tomar o poder do PSD de Azambuja..." das febras e da boa pinga.

    Certamente são estes os jogos de cintura que fala o Sr.Bostor.

    Cumprimentos a todos e antes de escreverem pensem no que vão dizer.

    Enquanto tivermos caramelos destes para chupar apenas conseguiremos lember os dedos e vermos a câmara continuar nas mãos dos Socialistas.

    Obrigado,

    By Anonymous Anónimo, at 24/10/06 14:44  

  • Caros Companheiros e companheiras,

    Como cidadão e militante do PSD de Azambuja não estranho esta atitude por parte do Sr.Pedro Caramelo, pois quem tem sede de poder busca-o em quelquer lado nem que tenha que vender a alma ao diabo(...Fé-lo quando aceitou candidatar-se pelo PSD sendo militante do PS com quotas pagas.)

    Caros Militantes e amigos

    Sendo um admirador de todos os que trabalham em pról do partido e não dos interesses próprios, sendo um admirador de todos os que têm capacidade de visão política com provas dadas, estranho que se tente tapar o sol com a peneira, pois se as coisas estão mal têm que ser denunciadas para que no futuro não se cometam os mesmos erros.
    Não acredito que os nossos militantes que votaram em nós e nos deram um voto de confiança saibam desta situação assim como não acredito que saibam que durante o recente processo eleitoral autárquico foram istaurados processos disciplinares por alguém ligado ao mesmo a militantes nossos por terem concorrido em listas adversárias ( Estas pessoas foram simplesmente esquecidas e ignoradas deste processo.....E digo-vos meus amigos foram pessoas que sempre tabalharam para o PSD tendo muita vez prejudicado a própria vida privada.)
    Porquê recorrer a independentes e a falsos democratas?(...Que não conhecem o PSD nem os estatutos que o regem.)Quando somos tão poucos e mesmo assim não aproveitamos o que temos de bom.

    Depois não nos podemos queixar....

    Um Abraço Social Democrata.

    Pedro Coelho

    By Anonymous Anónimo, at 24/10/06 16:13  

  • Caros Companheiros e companheiras,

    Como cidadão e militante do PSD de Azambuja não estranho esta atitude por parte do Sr.Pedro Caramelo, pois quem tem sede de poder busca-o em quelquer lado nem que tenha que vender a alma ao diabo(...Fé-lo quando aceitou candidatar-se pelo PSD sendo militante do PS com quotas pagas.)

    Caros Militantes e amigos

    Sendo um admirador de todos os que trabalham em pról do partido e não dos interesses próprios, sendo um admirador de todos os que têm capacidade de visão política com provas dadas, estranho que se tente tapar o sol com a peneira, pois se as coisas estão mal têm que ser denunciadas para que no futuro não se cometam os mesmos erros.
    Não acredito que os nossos militantes que votaram em nós e nos deram um voto de confiança saibam desta situação assim como não acredito que saibam que durante o recente processo eleitoral autárquico foram istaurados processos disciplinares por alguém ligado ao mesmo a militantes nossos por terem concorrido em listas adversárias ( Estas pessoas foram simplesmente esquecidas e ignoradas deste processo.....E digo-vos meus amigos foram pessoas que sempre tabalharam para o PSD tendo muita vez prejudicado a própria vida privada.)
    Porquê recorrer a independentes e a falsos democratas?(...Que não conhecem o PSD nem os estatutos que o regem.)Quando somos tão poucos e mesmo assim não aproveitamos o que temos de bom.

    Depois não nos podemos queixar....

    Um Abraço Social Democrata.

    Pedro Coelho

    By Anonymous Anónimo, at 24/10/06 16:13  

  • Caro Jorge Lopes

    Sou militante do PSD e é a segunda vez que escrevo no teu blogue e faço-o porque cada vez que falas do nosso PSD da Azambuja há logo umas virgens ofendidas que aparecem para tapar a verdade e para te culpar de tudo.

    Chega!

    Cometeste erros. E quem não os cometeu? Agora, seres culpado de tudo já é demais!

    Já aqui te disse para começares a contar a verdade toda. Não te cales! Já começaste, mas conta tudo, mas mesmo tudo!

    Caramba, diz o que sabes e enterra aqueles gajos todos!

    Os gajos nunca tiveram coragem de ir a votos contigo.

    Quanto à tua amiga Sãozinha: É BEM FEITA PARA TI! Quem a fez vice presidente do partido foste tu! Quem era a Sãozinha no partido? Quem a conhecia? Ninguém! Agora atura-a!

    Tu sabes bem quem sou, portanto não precisas de fazer desconto.

    ATé à assembleia, se tiver por cá.

    By Anonymous Anónimo, at 24/10/06 18:58  

  • Caro António: Parece que além desse Caramelo, tens mais uns à perna...

    By Blogger O Politicopata, at 24/10/06 23:18  

  • Caro Politicopata,

    Mais uma vez agradeço o teu comentário (tal como agradeço de todos os outros), mas... é a vida!

    Nestas coisas, lemos o que queremos e o que não queremos. É a democracia no seu melhor!

    Felizmente, ninguém me acusa de ter escrito qualquer mentira, até porque (e como me ensinou o actual presidente do PSD/Azambuja), CONTRA FACTOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS!

    By Blogger António Jorge Lopes, at 25/10/06 00:19  

  • Bostor por questões de migração não consigo aceder com o meu nome de blog mas quero responder ao anónimo e ao Sr. Lopes quanto à arte de fazer política, pouco me importa o que o anónimo diz, pessoalmente só faço aquilo que me dá prazer e sem esperar nada em troca pelo que a opinião dos outros pouco me importa, pois a minha motivação é interior e tem muitos recursos, corridas existem de várias distâncias e a preparação do atleta determina em qual irá correr

    By Anonymous Anónimo, at 25/10/06 17:33  

  • Bostor por questões de migração Para aquele senhor anónimo que começou com boa tarde, esqueci-me de lhe dizer que relativamente ao passado do PSD de Azambuja estou muito bem informado sigo a sua actuação à já algum tempo, lembro-me bem dos artigos sobre as lutas de poder internas que apareciam publicadas nos Jornais, uma coisa é certa ultimamnete não aparecem noticias desse teor, a razão talvez esteja no facto de as actuais cabeças se darem melhor.

    By Anonymous Anónimo, at 25/10/06 21:30  

  • Boa noite!

    Tendo o meu nome sido visado no blog "Discurso Directo", da responsabilidade do Dr. António Jorge Lopes, por um "anónimo" qualquer, permito-me responder no mesmo sítio, mas na condição expressa de me identificar, o que sempre fiz em toda a minha vida, princípio do qual não abdico.

    Já sabia, por observação directa da realidade exterior, que as pessoas que assumem causas públicas são, amiúde, visadas como alvos a abater, na directa proporção da sombra e do incómodo que provocam em muito boa gente que não tem coragem para "arrostar com o sacrílego Gigante", nas palavras do Poeta, e que, por isso mesmo, se entretém a lançar latas de bebidas vazias às pessoas que vão passando à frente da janela atrás da qual se esconde, certamente ignorando os avisos ecologistas da reciclagem dos materiais, a bem da preservação do equilíbrio do ecossistema...

    Escrevo à hora a que chego da reunião de Presidentes de Junta de Freguesia e de Primeiros Eleitos promovida pela Distrital de Lisboa, onde não fui tratada nem como espia nem como excedente partidário, o que muito agradeço, já que, a fazer fé nas palavras do anónimo, não passo de uma candidatazinha (com "z", por favor, senhor anónimo... como certamente não ignora, a minha formação académica de base é também em Língua Portuguesa, e desgostam-me os atropelos ao nosso belíssimo idioma, especialmente quando são utilizados para expressar pensamentos tão pouco consistentes...).

    Ora, senhor anónimo, temos aqui o primeiro dos problemas que reconheço no seu comentário. Ou o senhor só ouviu mencionar o meu nome e não me conhece pessoalmente, ou então deve usar lentes garrafais, ainda assim insuficientes... É que eu de diminutivo tenho muito pouco... Não sou baixa, não sou magra, nem sequer sou muito loira ou muito burra... Enfim... Não sou "inha", por isso temos aqui o nosso primeiríssimo pomo de discórdia...

    Pegando na sua segunda maçã envenenada, senhor anónimo, tenho de contrariar o seu afã de me atribuir competências que ainda não desenvolvi... Com efeito, parece-me que foi com a minha candidatura que Vale do Paraíso voltou a ter um membro eleito na Assembleia de Freguesia (o único que prepara aturadamente cada reunião e contrapõe factos aos argumentos do poder local) e, nessa condição, lamento informá-lo de que ainda não sou secretária do Dr. António José Matos, nem tenho celebrado com ele qualquer tipo de contrato de avença para que tal venha a suceder... É por isso que o esclareço de que sou professora, pertenço àquela classe de funcionários públicos responsáveis pela miséria do país, segundo o Governo... Parece-lhe que ainda consigo acumular tal quantidade de trabalho e sacrifício? Pode, no entanto, ficar descansado pois, se um dia me oferecerem o cargo, eu virei aqui perguntar-lhe se me permite assumi-lo.

    No final do parágrafo em que alude ao meu nome, constrói uma expressão ambígua a que não sei se hei-de responder... Será que o adjectivo "NULO" se aplica às pessoas que refere expressamente, ou só às restantes, aquelas que não tiveram direito a referência nem de nome, nem de freguesia? Se for só a estes últimos, discordo de si, mas eles lá terão, certamente, capacidade de se defenderem, são crescidos... Se também inclui as demais pessoas, entre elas eu mesma, peço-lhe que reveja os resultados das eleições em Vale do Paraíso, inquira as actas das Assembleias de Freguesia e, já agora, fale com o Sr. Presidente da Comissão Política Concelhia, e pergunte-lhe o que ele pensa do meu contributo para o trabalho da nossa equipa. Garanto-lhe que a minha lista de presenças e de intervenções pertinentes supera largamente a de muitos militantes do concelho há muito "activos" (embora não saibamos onde nem em quê... pormenores!...).

    Por fim, segundo afirma, temos a tertúlia "dos encontros secretos para derrubar o inimigo e tomar o poder do PSD de Azambuja", "das febras e da boa pinga". O inimigo, acreditando que o senhor anónimo pertence, de facto, ao PSD, ou pelo menos é um seu simpatizante, poderia ser encarnado, eventualmente, pelos eleitos socialistas, não?! Ou compreendi mal e o que pretende é acicatar as diferenças de opinião e cindir ainda mais o nosso partido? Se assim for, lamento informá-lo de que seguirei a máxima de Raúl Solnado e, ao chegar à porta da guerra, voltarei para trás por a encontrar fechada... Quanto às febras, não sei se as pessoas da família costumam assá-las na lareira antes das reuniões, não tenho o costume de ir bisbilhotar os pratos e os armários de casas alheias... No que se refere à boa pinga, senhor anónimo, eu por norma bebo água, mas deixe-me dizer-lhe que a do nosso concelho, especialmente a canalizada, não sabe muito bem e, se não conseguirmos travar algumas das iniciativas da actual gestão camarária, ainda nos trará muitos mais amargos de boca, se é que me entende...

    Enfim, espero tê-lo esclarecido sobre a forma como NÃO me reconheço nesse retrato que faz de mim; na forma como NÃO lhe aceito comentários redutores e mal informados; na forma como NÃO compactuo nem com o seu anonimato nem com o seu estarrecedor domínio (?) dos meandros linguísticos!

    A todos os que me lêem, obrigada pela vossa atenção e pela vossa paciência, pois esta é a minha estreia absoluta num blog político!

    Madalena Tavares

    AH! Quanto ao Bloco de Esquerda, esses, ao menos, quando me convidaram, tinham a certeza de que eu era de Direita e, mesmo assim, conseguimos unir esforços e lutar por uma causa comum, as melhorias na freguesia de Vale do Paraíso. Nunca aceitarei que, no seio do PSD, não seja esse o desígnio a seguir!

    By Anonymous Anónimo, at 27/10/06 03:08  

  • Drª Madalena
    Como apreciei o seu discurso, assim se responde à letra a mais um que apenas pretende chatear.

    By Anonymous Anónimo, at 8/11/06 22:02  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online