DISCURSO DIRECTO

21 julho, 2006

As Marias

Durante o governo de Pedro Santana Lopes, a então ministra da Educação Maria do Carmo Seabra foi vítima de um violento ataque político a propósito do processo de colocação de professores. O PS assumiu então o papel de principal atirador.

Ontem, por causa dos exames de Química e de Física, foi a vez da ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues ser alvo de uma forte contestação por parte da oposição. E ao PSD coube disparar os principais tiros.

Ambas as ministras foram cilindradas na Assembleia da República. E tal resultou de um facto simples: ambas as Marias não são políticas e não têm qualquer tarimba parlamentar. As Marias foram escolhidas para assumirem a pasta da Educação em função das suas mais valias técnicas e não por causa da sua carreira partidária ou experiência política.

Pela minha parte, não fico nada preocupado com as más prestações parlamentares das Marias na Assembleia da República.

A função dos governantes não é ganhar debates parlamentares. É resolver os problemas do País.

Por isso, reafirmo o que já escrevi no meu post Dossier Educação – I de 5 de Junho de 2006:

“Não conheço a Dra. Maria de Lurdes Rodrigues. Mas, confesso, que tenho uma opinião positiva sobre o seu desempenho à frente do Ministério da Educação. (...)

Em vez de prometer mais uma “Grande Reforma da Educação”, a Ministra adopta pequenas medidas que podem desbloquear algumas das eternas entropias do sistema educativo. Em vez de pedir mais dinheiro e de atirar este para cima dos problemas, a Ministra assume que o orçamento é suficiente e que tem de ser gerido melhor. Em vez de silenciar cumplicemente os interesses instalados, a Ministra diz o que lhe vai na alma e torna público o que milhares de famílias sentem na pele. Em vez de ter uma postura conservadora, a Ministra é desassombrada e quantas vezes politicamente incorrecta.”


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online