DISCURSO DIRECTO

16 julho, 2008

Os silêncios têm legendas... (6)

Na noite de 26 de Outubro de 2001, em plena campanha eleitoral para as Autárquicas desse ano, o PSD apresentou os seus projectos para a melhoria da rede viária no Concelho de Azambuja, numa conferência sobre “Desenvolvimento e Qualidade de Vida” que contou com a participação de Ferreira do Amaral, antigo ministro das Obras Públicas.

Desse conjunto de projectos estruturantes, relembro alguns que respeitavam à Estrada Nacional 3:

- Alargamento do troço Azambuja/Vila Nova da Rainha para 4 vias, com duas faixas exclusivas para trânsito pesado;
- Construção de rotunda à entrada de Vila Nova da Rainha;
- Construção de rotunda no cruzamento para os Casais de Baixo e Casais dos Britos [já está feito];
- Construção de rotundas nas entradas de Azambuja [está feito];
- Construção de rotunda no cruzamento Virtudes/Casais da Lagoa.

Ao tempo o então candidato socialista e actual presidente da Câmara de Azambuja, Joaquim Ramos disse os maiores dislates sobre tais projectos da candidatura social-democrata, chegando ao ponto de considerar um “absurdo a duplicação do troço Azambuja/Vila Nova da Rainha. Só se deitarem Vila Nova abaixo!”.

Durante o mandato autárquico 2001/2005, Joaquim Ramos reafirmou tais disparates em duas ou três sessões de Câmara, não obstante o meu esforço para que o Sr. Presidente “visse a luz” e deixasse de repetir os absurdos da campanha eleitoral.

Vem tudo isto a propósito da pomposa cerimónia (que contou com 3 “assistentes de bordo”!) realizada há dias na Câmara de Azambuja, na qual o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, apresentou as acções que serão desenvolvidas no âmbito da rede viária no Concelho de Azambuja.

Dos projectos apresentados há um que salta à vista – e cito:

“Requalificar a actual EN 3 desde o Carregado até à Azambuja, através da duplicação do troço entre Vila Nova da Rainha e Azambuja, e da introdução de rotundas, de modo a melhorar as condições de circulação e segurança”

Pelos vistos, a proposta feita pela candidatura do PSD em 26/10/2001 era – e continua – válida.

Quanto a Joaquim Ramos, mais semana, menos semana, vai começar a apropriar-se deste projecto do Ministério das Obras Públicas e assumi-lo como se fosse seu desde sempre. Afinal, o projecto apenas era absurdo porque foi apresentado pelo PSD/Azambuja…

E quando tal acontecer, o PSD/Azambuja não deve hesitar. Não pode ficar calado. Tem de recordar todas e cada uma das declarações de Joaquim Ramos sobre a duplicação do troço entre Vila Nova da Rainha e Azambuja. E assim mostrar o absurdo que foram as palavras do presidente da Câmara sobre esta matéria.

Até porque, também neste assunto o silêncio tem legendas…

6 Comments:

  • Parece-me que neste caso o silêncio o que tem é boa memória!

    By Anonymous Anónimo, at 16/7/08 14:37  

  • Jorge Lopes:
    Continuas com boa memória e muita pontaria.
    Na mouche outra vez!

    By Anonymous Anónimo, at 16/7/08 16:54  

  • Seria interessante,quando as obras fossem inauguradas,colocar um faixa com as palavras do sr Ramos em evidência.
    Por vezes para que a máscara caia é necessário um puxãozinho...

    Cumprimentos

    By Anonymous Anónimo, at 16/7/08 17:40  

  • Não obstante nada do que é referido quer no texto colocado no blog, quer nos comentários feitos até aqui, acrescento, somente, que uma das características da política e das grandes virtualidades dos políticos (quando não feito em excesso) passa por saber adaptarmo-nos aos tempos e aos interesses inerentes em cada momento...
    Uma ideia (genial) por si só, de nada vale se não a soubermos empregar no contexto e momento correctos!

    By Anonymous Anónimo, at 17/7/08 09:16  

  • Oh Jorge Lopes. eu não costumo ir a blogues, até porque sou novato...nestas coisas de bloguerie!Mas chamaram-me a atenção para este seu artigo e como estamos de férias, sem carga institucional,não resisto a fazer um comentário. É bom que se lembre que sempre lutei pelas rotundas na EN3. E já fiz três e vou iniciar a quarta e tenho a garantia de fazer pelo menos mais duas. Todas antes de V.N. da Rainha. Quando eu disse que " teriam que deitar V.N.da Rainha abaixo" disse-o porque o Sr.Eng. Ferreira do Amaral, que respeito, veio cá defender a duplicação da EN 3 entre Azambuja e CARREGADO.É claro que assim, na zona do paredão, ou ia o dito à vida ou as casas do lado esquerdo. Agora o que foi anunciado, depois duma árdua batalha ,devo dizer, foi o que sempre defendi : a duplicação até antes de V.N.da Rainha e A VARIANTE NORTE A V.NOVA com nova inserção na Auto-estrada. A diferença assim é que já não é preciso deitar V.N.da Rainha abaixo...Enfim, como é esta uma polémica de sete anos, eu também acho que é bom ter memória...E aviso já que não vou alimentar mais bloguices nem ver blogues nos próximos tempos. Boas Férias

    By Anonymous Anónimo, at 2/8/08 19:23  

  • Caro Joaquim Ramos,

    Antes de mais, é um prazer saber que também já não resiste à blogosfera.

    Tal como não resiste à sua habitual falta de memória: o Eng.º Ferreira do Amaral nunca falou em alargamento da EN3 até ao Carregado, falou - isso sim - no alargamento entre Azambuja e Vila Nova da Rainha.

    Aliás, basta (re)ler o programa eleitoral que o PSD apresentou nessas Eleições Autárquicas e as notícias publicadas na altura para confirmar o que efectivamente foi proposto e quem disse o quê.

    Volte sempre e BOAS FÉRIAS!

    By Blogger António Jorge Lopes, at 2/8/08 21:58  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online