DISCURSO DIRECTO

14 novembro, 2007

Os silêncios têm legendas... (1)

O Mirante da semana passada dá conta que o Posto da GNR de Manique do Intendente será encerrado em breve, na sequência do “famoso” estudo para a reestruturação das forças de segurança encomendado pelo Governo Sócrates no início da presente legislatura.

Na verdade, esta (má) notícia não é nova.

Em 2000, o então Governo Guterres também decidiu pelo encerramento desse posto territorial da Guarda Nacional Republicana.

Mas, nessa altura, houve uma reacção viva e actuante por parte dos principais protagonistas locais:
  • a população mobilizou-se e num curto espaço de 8 dias entregou um abaixo-assinado contra o encerramento do Posto da GNR;
  • a oposição, em particular o PSD, desdobrou-se em iniciativas para travar a decisão do MAI;
  • a Junta de Freguesia organizou sessões de esclarecimento e o presidente do executivo Herculano Valada garantiu que se demitiria se o Posto viesse a ser encerrado;
  • e até a Câmara socialista acabou por se juntar à torrente de vozes que se opunha ao fecho daquela infra-estrutura de segurança (apesar do encerramento decorrer da falta de obras que a Câmara Municipal não tinha feito no Posto…).

Sete anos passados sobre a publicação do Despacho n.º 5983/2000, de 6 de Fevereiro, a notícia do encerramento do Posto da GNR é recebida com aparente tranquilidade por parte de quem tem responsabilidades na condução dos destinos do Concelho de Azambuja e da freguesia de Manique do Intendente.

Parece que todos se resignaram. A não ser que me tenha escapado algum comunicado, alguma declaração política, alguma conferência de imprensa ou alguma sessão de esclarecimento, agora todos estão calados ou pouco dizem. E se dizem, não se ouve.

Então, pergunta-se: os motivos que levaram à defesa entusiástica e determinada do Posto da GNR ainda existem?

Obviamente, sim!

Agora, como em 2000, o encerramento daquele Posto da GNR vai afectar, evidentemente, a qualidade de vida das populações de Manique do Intendente, Maçussa e Vila Nova de São Pedro e a segurança nas escolas ainda existentes nessa região do Concelho de Azambuja.

Por isso, não aceito esta resignação, este silêncio.

Pela minha parte, continuo a acreditar num policiamento de proximidade, continuo a defender que o Posto da GNR de Manique do Intendente carece de mais efectivos e meios, continuo a bater-me por uma efectiva segurança de pessoas e bens naquelas freguesias do nosso Concelho.

Nota:
Após as eleições legislativas de Março de 2002 (que conduziram Durão Barroso a Primeiro-Ministro), reuni com o então Secretário de Estado da Administração Interna, Luís Paes de Sousa. Esta foi uma das muitas reuniões que promovi enquanto vereador do PSD na Câmara Municipal de Azambuja com membros do Governo.
Um dos assuntos discutidos nessa reunião foi, naturalmente, a decisão do Governo Guterres de encerrar o Posto da GNR de Manique do Intendente.
Saí dessa reunião com uma certeza: a decisão do anterior ministro socialista seria suspensa e o Posto não seria encerrado.
E assim foi até os socialistas regressarem ao poder…

3 Comments:

  • Caro Antonio,

    Estivemos juntos nesta luta de manter o posto de Manique aberto ... com muito esforco teu e da populacao la se conseguiu manter uma unidade importante ... o PSD que lideravas tomou a dianteira ... e fez com que PCP e PS fosse a reboque do que foi a nossa accao e intervencao ..

    Por isso pergunto entao onde esta agora o PSD ? onde estao aqueles dentro do PSD que tanto te criticam ? onde estao os novos membros do PSD que apareceram nas ultimas autarquicas ?onde estao os cybernautas que tantos comentarios aqui deixaram em outros tantos artigos ? ... onde estao ???

    Este post tem 24h e nao ha um unico comentario ...

    Pois este sera o perimeiro comentario ao teu artido que comenta uma triste noticia ...

    Como e muito triste este PSD ...

    Cumprimentos,

    Rentao Pinto

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/07 17:26  

  • è assim,
    qd dizs as verdades, os cobardes calam-se!
    força!
    n desistas!

    By Anonymous Anónimo, at 17/11/07 04:09  

  • Muito mal vai este municipio.

    com um presidente de câmara destes e com uma vereação destas. o buraco é o caminho.

    onde está o psd??? que oposição faz??

    By Anonymous Anónimo, at 18/11/07 14:22  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online