DISCURSO DIRECTO

27 novembro, 2007

A "Carta Aberta"

Como antecipei ontem, aqui está a “Carta Aberta” que sugiro:

«CARTA ABERTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AZAMBUJA AO PRIMEIRO-MINISTRO, JOSÉ SÓCRATES

Excelência e Caro Camarada,

Chamo-me J. Ramos. Sou militante do nosso Partido Socialista. E sou presidente da Câmara Municipal de Azambuja (fica entre Vila Franca de Xira e o Cartaxo).

Dirijo-me a Vexa. para lhe fazer um sentido e público desabafo.

Durante anos a fio, teimosa e cegamente, neguei a maior das evidências: quando o PSD está no Governo, o Concelho de Azambuja tem obra; quando o nosso Partido Socialista governa, o Concelho de Azambuja desespera!

Eu sei. O pior cego é aquele que não quer ver. Mas, permita-me referir a Vexa. que foram as rosas, símbolo moderno do nosso Partido Socialista, que me levaram ao engano. Na verdade, o seu aroma e beleza toldaram-me os sentidos. E nunca me apercebi que tão bela flor tem espinhos, muitos espinhos.

Agora, despertei e quero redimir-me!

Critiquei maldosamente os governos de “betão” do Professor Cavaco Silva. Mea culpa. Estou arrependido. E por isso reconheço perante a Vexa. e Caro Camarada que, entre 1985 e 1995, o Concelho de Azambuja recebeu o maior investimento público de que há memória na sua história contemporânea, o qual permitiu a construção de importantes infra-estruturas e equipamentos sociais, como o Lar e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, o Lar da Nossa Senhora da Purificação em Aveiras de Cima, o novo Quartel dos Bombeiros de Alcoentre, a Escola Básica Integrada de Azambuja e a Escola 2/3 de Aveiras de Cima, o Quartel da GNR em Azambuja, o edifício-sede da Casa do Povo de Aveiras ou as Piscinas de Azambuja.

A seguir, como bom militante que sou do nosso Partido Socialista, defendi e aplaudi os governos socialistas do Eng.º Guterres. Mas, fiz mais! Até zurzi nas declarações políticas que os deputados do PSD faziam na Assembleia Municipal sobre a falta de investimento do Governo no meu Concelho. Mea culpa. Estou arrependido. Pois, ainda hoje não me consigo lembrar de uma única obra que tivesse sido lançada, concluída e inaugurada pelos governos do Eng.º Guterres no Concelho de Azambuja (se Vexa. e Caro Camarada ainda não sabe onde fica o Concelho onde sou presidente, deixe-me situá-lo: fica a cerca de 50 km de Lisboa).

Depois, chegou o governo da “Direita”. Como bom militante socialista que sou, distribuí comunicados, organizei conferências de imprensa e até publiquei uma Carta Aberta, paga pelos contribuintes do meu Concelho, contra a fúria economicista do Dr. Durão Barroso e da Dra. Ferreira Leite! Disse mal deles em todos o lado. Nas reuniões da Câmara. Na Assembleia Municipal. Nos jornais. Nas reuniões do nosso Partido Socialista. Na rua. No café. Em todo o lado! Sempre acreditei que eles eram perigosos… Como estava enganado. Mea culpa. Pois, quando dei por mim, o governo da “Direita” estava a investir no Concelho de que ainda sou presidente de Câmara. Eu bem fechava os olhos, mas o governo da “Direita” teimou em investir! Ele era novo Centro de Saúde em Azambuja, era remodelação na Escola de Manique do Intendente, era Programa Polis, era contratos-programa de acesso a fundos comunitários e sei lá o que mais! Eu não queria ver. Mas, confesso que fui às inaugurações…

Por fim, tive a alegria de ver Vexa. e Caro Camarada como Primeiro-Ministro. Passámos, então, a ter um governo do nosso Partido Socialista! Nessa altura, fiquei extasiado. Até pulei! E agora? Agora se pulo é de fúria! O distinto e mui nobre governo de Vexa. e Caro Camarada não manda dinheiro para o Concelho de que ainda sou presidente! Nem um cêntimo de jeito. O que quer que eu faça com uns míseros mil e quinhentos contos? Mea culpa. Mea culpa. Mea culpa. Ai!, como estou arrependido… Palavra de honra: para a próxima já não me enganam!

Termino esta minha longa epístola com a certeza que Vexa. já sabe onde fica o Concelho de Azambuja e também sabe onde merece pernoitar quando cá vier: nas cadeias de Vale Judeus e Alcoentre, que são as únicas que recebem algum dinheiro do Governo de Vexa.!

Atentamente,
O (ainda) Presidente da Câmara de Azambuja
J. Ramos
»

6 Comments:

  • Caro amigo. Nao sei se se lembra. Mas o senhor presidente da câmara de Azambuja, antes de socialista, foi militante social-democrata.
    Talvez se explique assim as boas relações com os governos de direita e as péssimas com Sórates e Guterres. É que eles não se esquecem de quem foi Ramos. Para isto mudar, precisamos de uma câmara laranja. Não de um Matos, mas de alguèm capaz de nos representar, de nos defender e até se possivel morrer por nós.

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/07 11:42  

  • Boa! Boa! Boa!

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/07 12:05  

  • é normal o dr. lopes só falar dos governos da república e não falar do mérito de kem estava na câmara (benavente)na altura.

    para lhe avivar a memória o eng. guterres esteve em azambuja a inaugurar o quartel da gnr.

    nesse dia foi tb inaugurado o lar da cerci (rua de trás dos quintais) que contou com a presença de ferro rodrigues.

    mais, nessa data estiveram tb em azambuja jorge coelho(MAI), armando vara (seai) e rui cunha (sess).


    outras obras foram realizadas no municipio, não pelo governo psd, mas sim pelo facto de nessa altura haver na câmara alguém ke zelava, realmente, pelos interesses do municipio de azambuja.

    o muito que o municipio de azambuja conseguiu nesses anos deve-se à câmara ps, que tinha na sua liderança um homem de azambuja e não um ke se diz socialista.

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/07 12:11  

  • Caro Anónimo das 12:11,

    Antes de mais agradeço o seu comentário.

    Mas, entendo ser meu dever esclarecer o seguinte: é verdade que o Eng.º Guterres inaugurou o Quartel da GNR, cuja obra foi orçamentada, lançada e construída durante o último Governo de Cavaco Silva! Ele inaugurou, mas só fez isso!

    Mas, o Caro Anónimo lembra-se de alguma obra que tivesse sido lançada, concluída e inaugurada pelos governos do Eng.º Guterres no Concelho de Azambuja?

    Confesso que não me recordo de nenhuma.

    Abraço e mande sempre.

    By Blogger António Jorge Lopes, at 27/11/07 12:20  

  • será que o ramos conhece algum ministro??

    será que o ramos tem crédito junto dos ministros do governo ps??

    não me parece.

    em 6 anos de ramificação quantos membros dos vários governos vieram a azambuja??

    o ramos pensa que ainda é director na câmara de lisboa e que falar com um membro do governo é o mesmo que falar com o presidente da câmara (que era seu superior).

    é uma anedota.

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/07 14:29  

  • Jorge Lopes:
    O Miguel Rodrigues diz no bloge dele que isto é o teu regresso.
    Se é, foi com estilo e humor.
    Parabéns.
    Já alguém viu a cara do Ramos hoje? Ha! Ha! Ha! Parece uma ameixa seca com cobertura de melão!!!

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/07 16:33  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online