DISCURSO DIRECTO

04 outubro, 2007

Enquanto Salazar dormia...

Para quem queira “travar” conhecimento com a Lisboa da II.ª Guerra Mundial e o Portugal “salazarento” dos anos da neutralidade oficial, proponho a leitura do romance Enquanto Salazar dormia…, publicado por Domingos Amaral.

Este autor conta-nos a história de Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico que teve por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam em Portugal.

Num universo recheado de personagens femininas (que, aliás, titulam cada capítulo), este romance histórico de Domingos Amaral evoca a Lisboa que foi cidade porto de abrigo e de refúgio, mas também a Lisboa que foi palco de importantes guerras secretas, que se desenvolviam pela noite fora, opondo nazis, aliados e a própria polícia política do Estado Novo (PVDE).

Vale a pena.


«Nada, de repente, existia. A não ser Lisboa, cinquenta anos atrás. A minha Lisboa, onde amei tanto e tantas vezes. A minha Lisboa, das pensões e dos espiões, dos barcos ingleses e dos submarinos alemães; a Lisboa das ligas da Mary em cima de um lençol branco; a Lisboa dos cocktails no Aviz enquanto eu perseguia Alice; a Lisboa do penteado “à refugiada” da minha noiva, a Carminho; a Lisboa dessa menina linda, frágil e alemã Anika, por quem arrisquei o pescoço; a Lisboa de Michael…»

Etiquetas:

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online