DISCURSO DIRECTO

14 junho, 2007

Ainda Ota

A propósito do meu último post, transcrevo na íntegra o post hoje publicado por Paulo Gorjão no seu Bloguitica:

Ota e interesses
[876] -- 1. Luís Marques Mendes questiona as razões do Governo que «está, pela calada, a fazer com que a Ota se torne um facto irreversível». «São os interesses dos proprietários dos terrenos?», pergunta o líder do PSD, avançando uma meia resposta: «Não sei. O que sei é que nada disto tem a ver com o interesse nacional» (Diário de Notícias, 11.3.2007).
2. «Que interesses, que objectivos, que valores estão a inspirar esta teimosia do Governo», perguntou Luís Marques Mendes, no discurso de encerramento da conferência do PSD sobre o Novo Aeroporto de Lisboa [NAL] (Jornal de Notícias, 3.4.2007).

3. Luís Marques Mendes exortou o Primeiro-Ministro a manifestar disponibilidade para encontrar uma solução consensual «acima dos interesses e da teimosia» (Lusa via DD, 26.5.2007).

4. «Se o estudo for feito nas bases em que está agora finalmente a ser lançado», ou seja, «com seriedade e responsabilidade, aquela que vier a ser a conclusão do estudo é aquela que seguramente nós acreditamos que vai ser a melhor para o país», referiu o líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Marques Guedes (TSF, 12.6.2007).

Depois do que Marques Mendes tem dito e repetido ao longo dos últimos meses sobre os «interesses» à volta da opção da Ota, na perspectiva do PSD, o estudo «sério e rigoroso» encomendado ao LNEC pelo Governo só pode ter um resultado: indicar Alcochete como a melhor localização para a construção do NAL. Caso contrário, o que é que acontece à tese dos interesses? Desaparece como que por artes mágicas?De duas uma: ou o PSD está a correr sérios riscos políticos com o cheque em branco que está a passar ao LNEC, ou então a disponibilidade manifestada para aceitar o estudo não é mais do que uma passadeira vermelha estendida ao Governo -- uma espécie de face-saving mechanism --, porventura sob a égide do Presidente da República, sabendo antecipadamente quais irão ser os seus resultados. Veremos.

Termino esta postagem, com a última frase do post de ontem:
“Por outras palavras: a decisão está tomada e o Novo Aeroporto de Lisboa será construído na Ota.”


 
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