DISCURSO DIRECTO

16 março, 2007

Correio dos Leitores

Aqui publico o texto que me foi enviado pelo Manuel Oliveira da Silva (Vilarinho), da Trofa.

O Sr. Presidente da República na sua recente visita ao Luxemburgo, aquando a comemoração do seu primeiro aniversário em funções, entendeu por bem estar junto dos imigrantes Portugueses residentes naquele País. A nossa embaixada escolheu como ponto de visita do itinerário a Escola Primaria de D´Eich, onde 26 dos alunos são Portugueses. No seu uso da palavra, disse o Sr. Presidente que uma das suas prioridades era a aproximação dos Portugueses a sua terra Natal.

Assim sendo, como é que se justifica a atitude do actual governo com o fecho de várias representações consulares e com o corte de comparticipação Porte Pago à imprensa regional que está a ser enviada para a comunidade portuguesa espalhada pelo Mundo. Será assim que se vai melhorar esta aproximação? Julgo que não, a ver vamos. Onde é que está a preocupação da divulgação da nossa língua, a nossa educação, a nossa cultura, e acima de tudo o orgulho de ser Português.

Os imigrantes deixaram a sua terra não por opção, mas sim por necessidade e à procura duma vida melhor. Também por lá andei no tempo da chamada Ditadura Salazarista e tinha-mos o apoio do ministério da competência a nível de educação, jornais, revistas, filmes, totalmente gratuito. Pagava-se apenas o aluguer dos projectores.

Hoje estamos a pagar os custo da liberdade moderna, que eu considero Ditadura Democrática, basta verificar as medidas que estão a ser implantadas, a subida de impostos que agrava seriamente as empresas, e em muitos casos o seu fecho. Em nome da contenção o governo fecha escolas, fecha maternidades, fecha urgências e por aí fora.

Para bem de todos nós entendo eu, o melhor que este governo poderia fazer era fechar as portas de São Bento e entregar as chaves a Belém.

Manuel Oliveira da Silva (Vilarinho)


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online