DISCURSO DIRECTO

11 novembro, 2006

4 notas soltas

O caminho certo

Cavaco Silva presidiu ontem à primeira reunião do Conselho para Globalização, que juntou mais de 42 empresários e gestores portugueses e internacionais em Sintra, abrindo assim as primeiras portas do mercado mundial às empresas portuguesas.

Este Conselho, criado sob o patrocínio do Presidente da República no âmbito da COTEC-Portugal, vai voltar a reunir em Agosto de 2007.

Longe vão os tempos em que o Alto Patrocínio da Presidência da República apenas servia para fazer oposição ao Governo e para promover acções como o “almoço do Aviz” ou o “Congresso Portugal que Futuro?”.

De facto, “concertação estratégica” é isto: um contributo positivo e concreto do Presidente da República para o desenvolvimento de Portugal, independentemente de quem está a governar em cada momento.



“Descer 5%!” é novo slogan do PSD?

No Correio da Manhã de hoje lê-se o seguinte: “A liderança de Marques Mendes na oposição não convence os portugueses. Este é o resultado de uma sondagem CM/Aximage, onde o PSD caiu, pelo sétimo mês consecutivo, na intenção de voto dos eleitores. Se em Abril deste ano os sociais-democratas reuniram 34,2 por cento das intenções de voto, este mês só conseguiram 29,3 por cento.

Por seu turno, o Partido Socialista sobe pelo 4.ª mês consecutivo: “Em Julho registou 35,9 por cento das intenções de voto e, neste mês, alcançou os 39,4 por cento”.

E isto apesar da introdução de portagens nas Scut’s, das taxas moderadoras nos internamentos, do aumento da electricidade, do aumento da carga fiscal previsto no OE, das muitas e muitas greves, da polémica sobre as novas leis da Finanças Regionais e Locais...

Apenas pergunto o seguinte: o que é preciso acontecer para que o PSD comece a crescer nas sondagens?



Alerta Laranja

O artigo que Luis Filipe Menezes publicou esta semana no Correio da Manhã é duro.

Na verdade, Menezes não se coibiu de contar o que sabe sobre vida interna do PSD.

A título de exemplo, apenas cito estas três “pérolas”:

“Rodeando-se de equipas menores, o Presidente do PSD colocou no topo da hierarquia político-administrativa alguns dos militantes mais viciados em manigâncias ‘aparelhistas’”

“O que se tem passado desde então faria corar de vergonha o Dr. Álvaro Cunhal. Funcionários históricos, que serviram quase todos os presidentes do partido, são afastados por serem ‘independentes’, nomeadamente nos estratégicos sectores das filiações, organização de ficheiros e informática.”

“As secções ditas ‘fiéis’ à liderança rejeitam em massa filiações, após entrevistas de admissão dignas dos tempos da António Maria Cardoso. Nunca nada de semelhante aconteceu no partido, onde sempre chegou a assinatura de um proponente idóneo para um cidadão entrar para as suas fileiras.”

Numa altura em que o PSD continua a descer nas sondagens, Luis Filipe Menezes entendeu que era o tempo de “pôr o dedo na ferida” e acendeu o “alerta laranja”.

É, pois, com expectativa que os militantes do PSD devem aguardar pelo próximo Conselho Nacional, porque este homem ainda não saiu do “jogo”...



“Herdeiro político”?

No post Há 8 anos, houve um anónimo que, em jeito de comentário, perguntou “Então o famoso herdeiro político é o Hugo Caldeira?”.

A este propósito, apenas quero dizer o seguinte:

O Hugo Caldeira é um grande e verdadeiro amigo. É um militante social-democrata sempre empenhado. É um político talentoso e muito sério. Na verdade, para assumir as funções que exerce (e que já exerceu), o Hugo nunca precisou de ser nomeado herdeiro de quem quer que fosse, pois impôs-se na JSD e no PSD pelo seu trabalho, voluntarismo e dedicação.

Se o Hugo Caldeira assim o quiser, não tenho dúvidas que ele ainda tem muito para dar ao PSD e ao Concelho de Azambuja, mas nunca na condição de “herdeiro político”.

Quanto à minha pessoa, confesso que ainda é muito cedo para escrever qualquer tipo de “testamento político”...

1 Comments:

  • Só 5% ????????????
    Até onde temos que ir ....

    By Anonymous Anónimo, at 16/11/06 18:04  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online