DISCURSO DIRECTO

20 outubro, 2006

O populista nu

Em plena campanha eleitoral para o Parlamento da Catalunha, o Ciutadans (Partido da Cidadania) decidiu afixar um cartaz com o slogan Só nos importam as pessoas, no qual o seu líder e principal candidato aparece completamente nu, com as mãos a tapar o sexo.

Esta é, sem dúvida, uma estratégia de campanha original.

Mas, é uma estratégia que não consegue disfarçar o indisfarçável – o discurso político depende cada vez mais de slogans “fortes” e da imagem dos vários candidatos, em detrimento das propostas políticas e da qualidade técnica das soluções que são apresentadas ao eleitorado.

Na verdade, é um novo tipo de populismo, que assenta em mensagens despidas de referências ideológicas ou partidárias e busca uma ligação “directa” com um eleitorado maioritariamente “centrista” e sem enquadramento político-partidário, onde a mensagem política mais importante são slogans pomposos do tipo “Ao serviço das pessoas”, “Primeiro as pessoas” ou ainda “O importante são as pessoas”.

Infelizmente, não é apenas na Catalunha que este expediente eleitoral é utilizado. Também por cá a “deriva populista” tem adeptos.

Digo infelizmente, porque, na grande maioria dos casos, os protagonistas políticos que receiam afirmar a sua ideologia e se socorrem das “pessoas” para a sua mensagem eleitoral, apenas o fazem com o objectivo de esconder a fragilidade do projecto político que têm para a sua comunidade.

A “deriva populista” pode ser o caminho mais fácil e até render (?) mais votos. Mas, não é concerteza o melhor caminho para a dignificação da Política e das suas instituições .


Nota: Será que nas próximas eleições autárquicas também vamos ver cartazes com candidatos a presidente da câmara despidos de ideias e roupas?


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online