DISCURSO DIRECTO

28 setembro, 2006

Diz-me com quem andas...

Em plena pré-campanha eleitoral, Hugo Chávez exibe José Sócrates para mostrar a sua influência no mundo, num cartaz com o título Rompendo o bloqueio: Venezuela é respeitada!.

Mas, há outras figuras utilizadas na mesma colecção de cartazes, nomeadamente os ditadores Fidel Castro, Ahmadinejad e Lukashenko.

Face a estas “companhias”, será que Chávez também considera Sócrates um ditador? E se considera tal, o que o levou a tão disparatada conclusão? Será que Chávez não sabe que Portugal é um país democrático?

Como é óbvio, a explicação é outra, pois Chávez sabe que Sócrates não lidera uma ditadura e que Portugal é um estado democrático.

A explicação reside apenas nisto: Chávez considera-se um democrata, tal como entende que os “chefes” de Cuba, do Irão e da Bielorússia são verdadeiros democratas.

Contudo, estes “democratas” são democratas de pacotilha, pois lideram ditaduras e regimes autoritários sob a sacrossanta capa da “democracia popular” ou de Alá e negam ao seu povo os mais elementares direitos, liberdades e garantias.


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online