DISCURSO DIRECTO

20 setembro, 2006

Coincidências e caminhos

De acordo com o estudo sobre a Caracterização dos Recursos Humanos da Administração Pública, ontem divulgado pelo Secretário de Estado da Administração Pública, Portugal tem 737 774 funcionários públicos, pelo que o peso do emprego público na população empregada é de 14,4%.

A Administração Central tem 568 384 funcionários, a Administração Autárquica 130 650 e, por fim, a Administração Regional conta com 38 740 funcionários públicos.

Coincidência ou não, o movimento Compromisso Portugal tornou hoje público que defende a redução de 200 mil funcionários públicos em cinco anos.

Segundo os responsáveis do Compromisso Portugal, esta redução dos actuais efectivos na função pública permitiria a Portugal colocar o número de funcionários em relação à população total em 4,7% (a média actual de sete países europeus com uma população inferior a 15 milhões de habitantes) e, por outro lado, permitiria poupanças anuais na ordem dos cinco mil milhões de euros (o que baixaria a factura salarial anual dos actuais 15% para os 11% do PIB).

Este objectivo do Compromisso Portugal é bem mais ambicioso do proposto pelo Governo – redução de apenas 75 000 funcionários.

Prefiro o caminho defendido pelo Compromisso Portugal, nomeadamente porque a redução da despesa potenciará a redução dos impostos, com todas as consequências positivas que daí advirão para a economia real e para a carteira de cada português.

1 Comments:

  • existe, a promessa eleitoralista de 150 000 postos de trabalho, implicando a eleição deste executivo, não é?
    então como não se consegue atrair insvestimento estrangeiro, há que criar "emprego" na função publica para que mais tarde possam, através da demagogia, citar que criaram os tais 150 000 postos de trabalho.
    como vai mal o NOSSO PORTUGAL

    By Anonymous Anónimo, at 21/9/06 13:59  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online