DISCURSO DIRECTO

21 agosto, 2006

Chico-esperto!

Todos os contratos individuais de trabalho celebrados com o Estado vão deixar de ter de ser publicados em Diário da República.

Na base desta medida de “gestão corrente” está uma “orientação técnica” do Ministério das Finanças, datada de 4 de Agosto e assinada pela directora-geral da Direcção-Geral da Administração Pública (DGAP), Teresa Nunes, segundo a qual o regime jurídico do contrato individual de trabalho “nada dispõe quanto à necessidade de publicação em DR” dos contratos individuais de trabalho.

Na prática, esta medida do Governo significa que a grande maioria das entradas para a Administração Pública - nomeadamente para cargos de assessores do Governo e outros postos normalmente associados a contratações políticas - vai deixar de ser escrutinada pelos cidadãos.

Ou seja, o Governo do Eng.º Sócrates quer esconder as contratações que faz, quer que ninguém conheça a categoria ou as funções dos contratados, a remuneração acordada e o respectivo prazo da relação laboral.

Numa sociedade aberta como a nossa, esta acção do Governo é um claro retrocesso no relacionamento entre o poder e os cidadãos, que se sustenta unicamente numa omissão legal.

Pois, em vez de alterar a lei e consagrar a obrigatoriedade da publicação em DR, o Governo do Eng.º Sócrates optou por deixar de publicar as muitas e muitas contratações que faz.

É o chico-espertismo no seu pior!

Agora cabe à oposição, e em particular ao PSD, agir!

No arranque do novo ano parlamentar, a bancada social-democrata tem a obrigação de apresentar um projecto de lei para acabar com tal omissão legislativa e consagrar a obrigatoriedade de publicação no Diário da República de todos os contratos individuais de trabalho celebrados com o Estado.

Se nada for feito, a oposição será cúmplice desta manobra saloia do Governo socialista.

E, nesse caso, o Eng.º Sócrates terá, mais uma vez, todas as razões para rir.

3 Comments:

  • Publiquei este texto no meu blogue, com as devidas referências de autr.

    Um abraço

    By Blogger Quico, at 21/8/06 20:57  

  • Isto é o PS à boa velha maneira.

    Arranjam todas as formas para meter os amigos e os amigos dos amigos.

    E quem paga é o Povo! Foi assim com o Soares, com o Guterres e agora com o Sócrates.

    Estes gajos não têm vergonha nenhuma!

    By Anonymous Anónimo, at 22/8/06 16:37  

  • "O que os olhos não vêem o coração não sente",depois do "Jobs for the Boys" autoria do Engº Guterres o seu melhor aluno e fiel disciplo lançou uma segunda versão deste triste filme ainda mais letal.
    Escondendo de todos as nomeações feitas, o autêntico assalto ao Estado feito pelo PS continua sem que ninguém se oponha,não sei o que é mais preocupante neste situação ,se a deslocação de São Bento para o o largo do Rato ou a total indiferença do maior partido da oposição.

    David Ferreira

    By Anonymous Anónimo, at 24/8/06 10:04  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online