DISCURSO DIRECTO

10 julho, 2006

Vamos a Votos! - VIII

Termina hoje o prazo para a entrega das candidaturas aos órgãos distritais do PSD/Lisboa.

As duas candidaturas que se apresentam a jogo – Carlos Carreiras e Paula Teixeira da Cruz – têm diferenças significativas, desde logo na própria génese.

Carlos Carreiras anunciou a sua candidatura no último Congresso do PSD, num acto de vontade própria e até de algum voluntarismo. Paula Teixeira da Cruz, ainda vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, aguardou uma deliberação do órgão de que faz parte para decidir se avançava ou não – a sua candidatura não resulta, assim, de um acto de vontade, mas de uma mera deliberação colegial do órgão directivo máximo do Partido.

Naturalmente que a génese das candidaturas influenciou a forma como cada uma se dispôs no terreno distrital.

Paula Teixeira da Cruz recolhe o apoio dos dirigentes dos aparelhos nacional e distrital, como António Preto, e da dita elite partidária, como Duarte Lima. Por seu turno, Carlos Carreiras tem a colaboração activa dos presidentes de câmara Fernando Seara e António Capucho e conta com o apoio expresso de militantes que sempre trouxeram ao PSD uma grande valia técnica e política, como Carlos Pimenta e Ângelo Correia.

Também no programa que cada um apresenta há diferenças marcantes. Enquanto Paula Teixeira da Cruz assume uma linha política de cariz marcadamente nacional, incidindo em questões como “a reforma do sistema político e partidário”, “as novas questões de cidadania” e “os novos excluídos”, Carlos Carreiras opta por apresentar um programa de trabalho dirigido à dinamização das estruturas do Partido, ao apoio e coordenação dos autarcas eleitos pelo PSD e à definição de uma estratégia de desenvolvimento comum para a Região de Lisboa.

Até na dinâmica da campanha de cada candidatura há diferenças. Paula Teixeira da Cruz tem apostado na comunicação social como meio privilegiado para transmitir a sua mensagem aos militantes (recorde-se as entrevistas que concedeu ao Correio da Manhã, ao DN e agora à Única). Carlos Carreiras tem optado pelo contacto de proximidade com os militantes, designadamente em reuniões e encontros com os militantes e através do envio de newsletter quase diárias.

Como se viu, por estas e outras razões, as candidaturas protagonizadas por Carlos Carreiras e Paula Teixeira da Cruz são, felizmente, distintas.
Agora cabe aos militantes decidir.

7 Comments:

  • Sou militante do PSD na secção H, uns conhecem-me bem, outros talvez não tanto...

    Venho apelar à vossa participação na votação que irá ocorrer no dia 13/7/2006 para a Distrital de Lisboa.

    Sou forte apoiante da candidatura do Dr. Carlos Carreiras pela credibilidade que me merece e pelas ideias que defende. Aqui fica o site da sua candidatura.
    http://www.dinamizarlisboa.net/

    Tenho ainda a dizer que de uma forma genérica tenho boa opinião da Dra Paula Teixeira da Cruz. No entanto, vejo-a muito mal rodeada e vazia de ideias para Lisboa. Também não compreendo o que move alguém que actualmente é vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD (apenas há cerca 2 meses) a agora candidatar-se à Distrital de Lisboa. No mínimo parece-me existir um conflito de interesses.

    Acredito que o Dr. Carlos Carreiras pode concretizar a mudança necessária ao distrito de Lisboa, nomeadamente na definição da estratégia política e cooperante entre secções e entre autarcas de Lisboa.

    Na minha opinião, votar Dra Paula Teixeira da Cruz é votar na continuidade do que foi feito pelo Dr António Preto. Como não me revejo minimamente na forma deste último fazer política, apelo ao vosso voto no Dr Carlos Carreiras no dia 13/07/2006 a bem de Lisboa e da social democracia.

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 12:35  

  • Ao longo dos muitos anos de militância no PSD, tenho atravessado alguns períodos daquilo a que costumo designar por quebra de tensão polítco-partidária. Este é um deles e, daí, não me sentir particularmente galvanizado pelas próximas eleições para a Distrital de Lisboa.
    Todavia, com defeitos e com virtudes, este é o nosso Partido e, portanto, é por dentro, nos seus orgãos próprios, que temos de lutar para recuperar o tempo perdido e retomar um rumo de participação, de credibilidade e de vitória.
    Este sentimento deriva directamente da profunda degradação moral e política em que tem vivido, nos últimos anos, a Distrital de Lisboa e a candidatura do Dr. Carlos Carreiras representa uma lufada de esperança na profunda alteração deste estado de coisas.
    Tenho-o ouvido e verifico que tem ideias concretas e positivas para o que julga ser desejável para o futuro do PSD em Lisboa, mas deixo a sugestão para que, para além de todos os Grupos e Sub-Grupos de trabalho que, nas mais variadas áreas, irão procurar dar corpo à sua estratégia, que dê absoluta prioridade a iniciativas que visem recuperar militantes e apoiantes do PSD para a participação política.
    Felicidades Carlos Carreiras e tenha presente de que você terá de ser sempre a locomotiva do processo e que, nesta coisa de equipas, muitos dos seus participantes só as procuram integrar para auto promoção e para ficar na fotografia. E acredite, alguns deles estão na sua equipa como poderiam estar noutra. É preciso é estar em qualquer coisa.
    Mas, na vida, como na política, tem de haver algum quixotismo e disponibilidade para estas coisas, não é?

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 12:38  

  • o problema é que a newsletter vinha cheia de erros e gralhas!!!

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 12:59  

  • Eis um problema que é comum entre ambas as candidaturas...
    O programa eleitoral da Paula Teixeira da Cruz, na sua capa, tem um grave erro (ou será apenas gralha?). A saber: "á" em vez de "À".
    Abraço ao Anónimo.

    By Blogger António Jorge Lopes, at 10/7/06 13:17  

  • Tendo em conta , o q veio no Expresso, q os Grandes apoiantes de Carreiras, esse Grandes sociais democratas de Oeiras, queriam deixar a Paula Teixeira da Cruz, na rua, pois parece q a chave estava perdida. Absolutamente ridiculo ! Liberdade a qto obrigas !!!!!

    Com tão grandes apoiantes da social democracia "á la Tino", o Carreiras perde a sua aurea de frescura e esperança, pois como ja se viu, ele é simplesmente mais do mesmo, mas com outros actores ( avidos de lugares )

    Sempre dei a minha preferencia de voto, a militantes q nao dependem da politica financeiramente, pois conseguem ter uma visao mais independente .

    Assim sendo, voto, Paula Teixeira da Cruz

    P.S- È engraçado ver os antigos defensores intrasigentes do Preto, dizerem agora q ele pouco ou nada fez....
    Como dizia o Independente, ja há varios de malas aviadas para Cascais! Ah grande Carreiras !

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 15:20  

  • Sou militante do PSD na Azambuja e não tenho quaisquer dúvidas sobre em quem vou votar.
    O Dr. Pacheco Pereira e a Dra. Manuela Ferreira Leite inventaram os candidatos paraquedistas no Concelho. A Dra. Paula T. da Cruz tem o mesmo estilo. Agora fala muito das bases, mas depois impõe candidatos.
    Não quero o regresso ao passado.
    Vou votar no Dr. Carlos Carreiras.

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 18:18  

  • Sou militante do PSD na Azambuja e não tenho quaisquer dúvidas sobre em quem vou votar.
    O Dr. Pacheco Pereira e a Dra. Manuela Ferreira Leite inventaram os candidatos paraquedistas no Concelho. A Dra. Paula T. da Cruz tem o mesmo estilo. Agora fala muito das bases, mas depois impõe candidatos.
    Não quero o regresso ao passado.
    Vou votar no Dr. Carlos Carreiras.

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 18:18  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online