DISCURSO DIRECTO

11 julho, 2006

Vamos a Votos! - IX

Confesso que apenas era minha intenção publicar um novo post sobre as eleições da Distrital de Lisboa do PSD depois de decorrida a votação e conhecidos os respectivos resultados.

Mas, depois de ter lido o post PSD-Lisboa a votos II: O poder do dinheiro no Minha Rica Casinha, não resisto a publicar o mesmo, pois as questões que são suscitadas podem explicar muito do que se tem passado na estrutura distrital de Lisboa do PSD.

Assim, e com a devida vénia:

“Paula Teixeira da Cruz vai ganhar as eleições para o PSD de Lisboa. Há factores decisivos muito para além da sua competência e da capacidade de despertar a confiança dos militantes do PSD.

Paula Teixeira da Cruz é uma recente militante do PSD (há dez anos). Dos cargos políticos desempenhados contam-se apenas os de assessora de Marques Mendes quando este era ministro da presidência de Cavaco e depois o de vereadora (sem pelouro) na câmara de Lisboa. O único cargo político desempenhado foi o de vice-presidente do PSD sob a liderança de Marques Mendes.

Como aparece Paula Teixeira da Cruz como candidata com vitória quase certa à exigente distrital lisboeta do PSD? Como consegue angariar a quase totalidade dos apoios de militantes do PSD mais conhecidos (os chamados "barões")?

Por dois motivos. Por um lado porque Paula Teixeira da Cruz é a candidata defendida pelo líder do partido e a reverência ao poder instalado tornou-se hoje decisiva no PSD. Mesmo quem não admira ou até quem não gosta de Marques Mendes não quer afronta-lo. Quer estar bem com o poder.

Por outro lado, o facto de Paula Teixeira da Cruz ser casada com Paulo Teixeira Pinto - presidente do Millennium BCP, faz com que poucos estejam dispostos a arriscar um presente ou eventual futura relação com o maior banco privado português...

Quanto a este último argumento, especialmente os chamados "barões", normalmente estão associados a empresas e empresários e estes não querem, por causa de umas meras eleições da distrital do PSD, prejudicar o seu crédito bancário. É este o facto que ajuda a compreender alguns apoios reunidos por Paula Teixeira da Cruz que, apenas à luz de critérios estritamente políticos, seriam pouco prováveis...

Eusébio Furtado”


Citando a expressão de um comentário a este post do Minha Rica Casinha, espero que “a Distrital do PSD não se transforme numa central de negócios”. O PSD e os seus militantes não merecem tal. Merecem mais respeito, muito mais respeito. E é em nome desse respeito pelos militantes social-democratas que os “barões” merecem perder!

1 Comments:

  • Pois é... E não faltará muito até termos a Distrital de Lisboa do PSD repleta de membros da Opus Dei.
    Já faltou menos...

    By Anonymous Anónimo, at 11/7/06 18:05  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online