DISCURSO DIRECTO

22 junho, 2006

Vamos a Votos! - V

Com a devida vénia, aqui reproduzo um post do blog Minha Rica Casinha (http://minharicacasinha.blogspot.com) sobre as eleições para os órgãos distritais do PSD/Lisboa:

«Explicando melhor (Marques Mendes e os cavaquistas)

A primeira distinção a fazer é entre Cavaco e os cavaquistas. Cavaco Silva, agora presidente da república, sempre manteve com o PSD um contacto no limite do estritamente necessário para atingir os seus objectivos. Fe-lo em 1985 quando quis ser primeiro-ministro e para isso teve de ser presidente do PSD, mas logo de seguida encontrou "homens de mão" o gerirem (Dias Loureiro e Fernando Nogueira).

Cavaco Silva também "utilizou" agora Marques Mendes para garantir o apoio do PSD, mas sobretudo para usar o aparelho laranja necessário para qualquer campanha eleitoral. Certo é que manteve Marques Mendes afastado da campanha, quase envergonhado por ter de admitir o seu apoio. Cavaco Silva desconsidera o PSD (e talvez tenha razão).

Cavaco Silva nunca se aproximou, nem deixou que o partido se aproximasse dele. É por isso que se criou (como nunca com outro líder ou noutro partido) uma larga corte de apoiantes - os cavaquistas, que, utilizando a confiança e a proximidade de Cavaco Silva, foram criando teias de poder no interior do PSD - o chamado "aparelho".

São estes "cavaquistas" que hoje pretendem "tomar de assalto" o PSD. Mas também eles têm um problema: não dominam o "aparelho". Querendo alcançar o poder interno precisam de ganhar peso eleitoral interno. E é isso que começam a fazer e começam por Lisboa com Paula Teixeira da Cruz.

É evidente que a candidata dita de Marques Mendes à distrital de lisboa do PSD é afinal dos cavaquistas e quem a acompanha não deixa margem para dúvidas: Manuela Ferreira Leite, Ferreira do Amaral e Alexander Relvas (o Mourinho de Cavaco como o próprio afirmou). E o líder do PSD também o sabe. Acontece que teve de escolher entre ter António Preto ou Paula como candidatos. Por exclusão de partes escolheu Paula Teixeira da Cruz.

Os cavaquistas, querendo alcançar o poder para governarem o país. Sabem que ainda é cedo. Marques Mendes é apenas o "idiota útil" que vai servindo para entreter o PSD enquanto eles se preparam para tomar o poder no PSD quando valer a pena.

Já agora: há alguém que tolera menos ainda o PSD e os militantes - Santana Lopes tem verdadeiro desprezo pelo partido e pelos seus militantes... Mas esse (espera-se) está "arrumado".

Estará?

Eusébio Furtado»

3 Comments:

  • Existem pequenos promonores que fazem a diferença entre o bom e o mediano.
    Recebi, hoje, o mail da Srª Dª Paula Teixeira da Cruz. Esta senhora esquece
    de todas as mulheres do partido, porque começa a sua carta como "Caro amigo
    e companheiro". Acho lamentavel que esta carta tenha sido escrita por um ou
    vários homens e para homens. (despedida da carta e"e um abraço amigo da")
    Quem se quer candidatar-se para presidente da Comissão Distrital de Lisboa
    deveria ter mais atenção.

    Inês

    P.S.- Este apontamento critico é feito por uma mulher que defende o direito
    à igualdade entre homens e mulheres

    By Anonymous Anónimo, at 23/6/06 11:40  

  • Muito bem observado.

    By Anonymous Anónimo, at 23/6/06 15:01  

  • Comentário ao comentário: a carta foi feita pelo 'preto' que tem horror às mulheres -na política entenda-se.

    Comentário à notícia:
    - não sei se o 'nosso' amigo Pedrocas está arrumado. Afinal «atrás de mim virá quem bom me fará»;

    - estou farta dos cavaquistas, ou melhor dos 'mariistas', porque quem é, ou não amigo e delfim do cavaco, é decidido pela 'n/ª' Maria. Destruíram o partido com o «professor disse» e nunca ouvi nada -só eles;

    - se por aparelho, quer dizer os pseudo militantes a quem são pagas as quotas e o voto, a troco de umas casitas na Câmara, ou uns trabalhitos de jagunço -estamos falados.
    Aliás o presidente do partido recebeu queixas sobre queixas e até hoje deixou andar -são centenas de votos. Só numa Secção de Lisboa (1 em 8) são c. de quinhentos...

    By Anonymous Anónimo, at 27/6/06 15:06  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online