DISCURSO DIRECTO

27 junho, 2006

Há 30 anos

Faz hoje 30 anos que Ramalho Eanes foi eleito Presidente da República, à 1.ª volta, com 61,54%. Otelo ficaria em 2.º lugar com apenas 16,52%.

Eanes cometeu muitos erros nos seus mandatos (veja-se o caso dos três governos de iniciativa presidencial), mas veio a ser uma peça essencial na afirmação de um Portugal livre e democrático.

Ou porque não conseguiu ou porque não quis, a verdade é que Eanes não se transformou num caudilho militar e dessa forma deu um contributo decisivo para a subordinação do poder militar ao poder civil e para a afirmação do Estado de Direito democrático.

Hoje também se celebram 30 anos de autonomia regional. Em 27 de Junho de 1976, realizavam-se as primeiras eleições para as Assembleias Regionais dos Açores e da Madeira e iniciava-se assim o processo de autonomia regional, que foi essencial para o desenvolvimento social e económico destes dois arquipélagos.

O que hoje é um dado adquirido – a Democracia e a Autonomia Regional – há apenas 30 anos não passava de uma grande esperança num tempo cheio de incertezas.


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online