DISCURSO DIRECTO

14 junho, 2006

Excertos - IV

“O princípio essencial da Democracia, como te tenho dito, é o respeito da dignidade da pessoa humana. Nunca devemos conduzir os homens sem que eles se apercebam do que estão fazendo. Essa atitude é a do desprezo máximo; é tomar os outros como meras cousas, como inconscientes: não como pessoas. O maior crime para o democrata é o de tratar o próximo como um simples meio, e não como um fim. A Democracia, em suma, é aquele sistema em que se deseja para os homens o máximo possível de consciência. Queremos que cada um vá convencido, e muito consciente do caminho que segue.”
Diálogos de Doutrina Democrática, de António Sérgio

2 Comments:

  • Acedi a este blog, pela 1.ª vez, há 3 ou 4 dias.
    E estou surpreendida.
    Conheço mal o Dr. Jorge Lopes. O que conheço é apenas de algumas conversas de circunstância, aqui em Alcoentre, e do que li nos jornais da região. Sei que é do PSD e que foi vereador. Mas, sempre o julguei uma pessoa e um político marcadamente de direita - isto aos olhos de alguém, como eu, que é de esquerda.
    Os excertos do António Sérgio e da Oriana Fallaci foram assim uma agradável surpresa, porque são claramente de esquerda.
    Muitos parabéns pelo atrevimento!

    By Anonymous Anónimo, at 14/6/06 17:35  

  • Emigrei em 1964 quando Portugal estava sobre o domínio duma ditadura, não me revendo com as politicas de então, foi para mim uma alegria ao ter conhecimento que Portugal tinha finalmente conseguido pôr termo ao regime em que se encontrava, mas infelizmente foi sol de pouca dura passados poucos dias logo me apercebi que efectivamente algo de estranho se estava a passar, deu logo para perceber que os interesses de muitos nomeadamente os Norte-americanos tinham sido alcançados, de seguida, a Vergonhosa descolonização liderada por Mário Soares & Companhia, era notório os interesses da esquerda aproveitarem-se da situação em que Portugal se encontrava, o M.F.A também contribui com a sua quota-parte para que os objectivos fossem alcançados, assim todo aquele que no melhor das intenções trabalhava por um Portugal melhor, eram sistematicamente impedidos de conseguir os seus objectivos, até que aconteceu o pior, o vergonhoso caso Camarate que causou a morte de Francisco Sã Carneiro e Amaro da Costa, e até hoje as competências não conseguiram desvendar este Mistério. E porquê? Responda quem de direito.

    Face a esta tramóia toda cheguei a uma conclusão que é a seguinte;

    Como se pode verificar, não aceito ditaduras, Portugal está a ser algo daquilo que não merece, não pertenço ao 24, não concordo com o 25, mas lamentavelmente cada vez mais se justifica o 26.
    Ditaduras Democráticas Não

    By Anonymous Anónimo, at 19/6/06 10:32  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online