DISCURSO DIRECTO

05 junho, 2006

Dossier Educação - I

Na última semana, a Educação esteve na ordem do dia. E isto não obstante as sucessivas reportagens sobre a Selecção Nacional e o Mundial, os directos do Rock in Rio, as primeiras imagens da nova época de incêndios florestais...

Primeiro foram as declarações da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, nas quais apontou aos professores responsabilidades várias pelos constantes índices de insucesso escolar. Na 3.ª feira, foi a transmissão pela RTP de uma impressionante reportagem sobre a violência nas nossas escolas. Depois foi o anúncio pela FENPROF de mais uma greve. De seguida, veio o PSD apresentar um conjunto de propostas para a área da Educação e Ensino Superior, onde se inclui a possibilidade das escolas não serem geridas por professores. No domingo foi a entrevista da Ministra da Educação ao programa “Diga lá, Excelência”.

Não conheço a Dra. Maria de Lurdes Rodrigues. Mas, confesso, que tenho uma opinião positiva sobre o seu desempenho à frente do Ministério da Educação. E o que se passou na semana passada confirmou esta minha visão.

Em vez de prometer mais uma “Grande Reforma da Educação”, a Ministra adopta pequenas medidas que podem desbloquear algumas das eternas entropias do sistema educativo. Em vez de pedir mais dinheiro e de atirar este para cima dos problemas, a Ministra assume que o orçamento é suficiente e que tem de ser gerido melhor. Em vez de silenciar cumplicemente os interesses instalados, a Ministra diz o que lhe vai na alma e torna público o que milhares de famílias sentem na pele. Em vez de ter uma postura conservadora, a Ministra é desassombrada e quantas vezes politicamente incorrecta.
A Ministra choca. Choca os professores. Choca os funcionários do Ministério. Choca os pedagogos. Choca os alunos. Choca os livreiros. E ao chocar os interesses e as corporações, a Ministra está a dizer ao País que assim não vamos lá e que é mesmo preciso fazer mudanças, doa a quem doer.

1 Comments:

  • E como estamos num país democrático é legitimo discordar!
    "A ministra da educação chocou"... e isto é aplaudido??? Se os comentários fossem de um comentador, ou tivessem passado no programa "Revolta dos pastéis de nata" que me confesso fiel ouvinte, poderiamos aplaudir o facto de chocar... mas uma ministra dizer que "a culpa é dos professores, dos pais, de todos menos dela"... é algo que devemos aplaudir?
    Encarregados de educação a avaliar professores? já agora porque não doentes a avaliar médicos ou talvez ladrões a avaliar policias! Portugal está a ficar a república das bananas e ainda há quem aplauda

    By Anonymous Anónimo, at 5/6/06 16:17  

Enviar um comentário

<< Home


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online