DISCURSO DIRECTO

29 outubro, 2008

Passo a passo...

Pedro Passos Coelho está a “construir-se” como a única alternativa séria e responsável ao actual estado de coisas no Partido Social Democrata.

Ao afastar a hipótese de qualquer “assalto à liderança”, PPC revela muita serenidade e inteligência, nomeadamente porque vai ao encontro da preocupação da maioria dos militantes social democratas, que não querem ver o PSD envolvido outra vez numa “luta sem quartel” a pouco mais de um ano de três desafios eleitorais.

Em suma, nota positiva a PPC.


28 outubro, 2008

Há 152 anos


Inauguração da primeira linha de caminho-de-ferro em Portugal

(troço Lisboa - Carregado)

27 outubro, 2008

Já só faltam 8 dias

A oito dias das eleições presidenciais norte-americanas, Barack Obama está claramente à frente do senador republicano John McCain nas intenções de voto expressas nas várias sondagens e tracking polls (a vantagem média situa-se agora nos 7,6%, sendo que Obama regista valores próximos dos 50%, enquanto McCain se fica pelos 42,8%).

Não obstante o bom desempenho que revelou no último debate, McCain não consegue descolar nas sondagens e inverter uma tendência que está cada vez mais consolidada, para o que muito tem contribuído quer a “herança” republicana de George W. Bush, quer o autêntico “foguetório” de casos que envolvem a sua candidata à vice-presidência Sarah Palin.

Na verdade, o candidato democrata já lidera os estudos de opinião nos swing states mais importantes: na Florida (27 eleitores presidenciais) e na Carolina do Norte (15), Obama tem uma ligeira vantagem média de 1,9% e 1,5%, respectivamente, enquanto que no Ohio (20), a vantagem face a McCain é de 6%. Por seu turno, o candidato republicano apenas se destaca no swing state da Geórgia, onde lidera com 5,3% das intenções de voto.


Etiquetas:

23 outubro, 2008

Agenda Laranja - III

A “máquina” laranja está a aquecer os motores para as próximas eleições autárquicas.

Amanhã, o PSD/Moita organiza um jantar-debate sobre “Segurança”.

Este repasto com ementa política realiza-se no Restaurante Os Arcos (Alhos Vedros) e conta com a participação de Fernando Negrão.

Lá estarei. Nem que chovam canivetes. O Luis Nascimento, amigo desde os tempos da faculdade, merece todo o apoio na sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal da Moita.

(Luis Nascimento, na última campanha autárquica)

21 outubro, 2008

Muito divertido!

19 outubro, 2008

Cá está outra da minha playlist



Wonderful Tonight (Eric Clapton)

15 outubro, 2008

Obama: a caminho da vitória

A poucas horas do último debate entre os candidatos à presidência dos EUA [que poderá assistir na SIC Notícias – com tradução simultânea – ou na CNN, a partir das 02.00 horas], Barack Obama surge com clara vantagem nas várias sondagens realizadas nos últimos dias.

O candidato democrata lidera os estudos de opinião com uma vantagem média de 8% face ao senador John McCain, que apenas consegue 42,1% das intenções de voto.

A confirmar-se a tendência de voto expressa nas sondagens realizadas, bem como o histórico eleitoral de cada Estado, Obama já terá garantido a eleição de 238 eleitores presidenciais, enquanto que o republicano McCain apenas tem o conforto de 140 eleitores presidenciais (recorde-se que, para ser eleito presidente dos EUA, o candidato vencedor precisa de reunir, pelo menos, 270 votos no Colégio Eleitoral).

Neste momento, o candidato democrata lidera as sondagens nos seguintes Estados: Oregon (7 eleitores presidenciais), Califórnia (55), Hawai (4), Iowa (7), Wisconsin (10), Illinois (21), Michigan (17), Vermont (3), New Hampshire (4), Maine (4), New York (31), Pennsylvania (21), Massachusetts (12), Rhode Island (4), Connecticut (7), New Jersey (15), Delaware (3), Maryland (10) e District of Columbia (3).

Por seu turno, o republicano McCain conta com os Estados do Alaska (3 eleitores presidenciais), Idaho (4), Utah (5), Arizona (10), Montana (3), Wyoming (3), South Dakota (3), Nebraska (5), Kansas (6), Oklahoma (7), Texas (34), Arkansas (6), Louisiana (9), Mississippi (6), Alabama (9), Tennessee (11), Kentucky (8) e South Carolina (8).

Nos chamados swing states, isto é, Estados em que o sentido de voto muda de eleição para eleição (ora votam no candidato democrata, ora votam no candidato republicano), Barack Obama poderá vencer nos Estados de Washington (11 eleitores presidenciais), Colorado (9), New México (5), Minnesota (10), Florida (27) e Virgínia (13). John McCain tem vantagem nas sondagens do North Dakota (3 eleitores presidenciais) e Geórgia (15). Existe empate técnico entre ambos os candidatos nos estudos de opinião referentes aos Estados de North Carolina (15 eleitores presidenciais), West Virgínia (5), Ohio (20), Indiana (11), Missouri (11) e Nevada (5).

Donde, e salvo alguma surpresa (como o chamado “efeito Bradley”), Barack Obama está cada vez mais próximo de ser o novo presidente dos EUA.

Etiquetas:

14 outubro, 2008

Agenda Laranja - II

Um pouco por todo o lado, as estruturas locais do PSD começam a mexer-se para o combate eleitoral das próximas eleições autárquicas.

Este sábado, o actual vereador do PSD na Câmara Municipal do Alvito, Mário Simões, vai realizar um almoço que será o “pontapé de saída” da sua recandidatura à presidência daquela autarquia alentejana.

Nas Autárquicas’2005, o Mário não derrotou o PS por cerca de 25 votos.

Como é óbvio, salvo qualquer surpresa de última hora, no sábado estarei no Alvito para dar uma “forcinha” ao Mário Simões neste seu renovado desafio político – a amizade assim o exige, a solidariedade política assim o reclama.


13 outubro, 2008

Outro "arrependido"...

“Há três semanas que, sobre esta matéria [crise financeira], tenho esperado de Manuela Ferreira Leite uma intervenção de fundo. Eu e os portugueses todos (…) Os portugueses confiam mais em José Sócrates, porque não se pode confiar em quem está ausente".

Marcelo Rebelo de Sousa, RTP 1, 12/10/2008

11 outubro, 2008

Mais um "arrependido"...

“Os silêncios de Manuela [Ferreira Leite] não têm, pois, explicação. São apenas um sintoma e um disfarce da sua fragilidade como líder e da sua enorme solidão à frente do PSD”

Fernando Madrinha, Expresso, 11/10/2008

07 outubro, 2008

Até Sempre!

A doença conseguiu derrotar o Leonel Santa Rita.

Derrotou a sua humanidade, a sua bondade, a sua generosidade.

Na verdade, já sinto saudades da sua frontalidade e sentido crítico. Da sua perspicácia e bom-senso. Da sua simplicidade e perseverança.

Nos bons e maus momentos, sempre encontrei nele um apoio sereno, mesmo quando tínhamos pontos de vista diferentes – o que, em abono da verdade, aconteceu pouquíssimas vezes ao longo destes vinte anos de amizade franca e cumplicidade leal. Como ele dizia, “nem tínhamos falado e já estamos outra vez em sintonia”.

O Santa Rita fazia gosto em ter amigos e que os amigos destes também fossem seus amigos. E assim fez ao longo da sua vida. Pela minha parte, ter merecido a sua amizade foi para mim uma grande honra.

Ele não conseguiu vencer a doença.
Mas, a partida do Santa Rita não conseguirá vencer a memória que os seus amigos têm dele.

Até Sempre, Amigo!

06 outubro, 2008

As Listas

Amanhã realizam-se as eleições para os órgãos locais do PSD/Azambuja.

Aqui ficam as respectivas listas de candidatura:

COMISSÃO POLÍTICA
Presidente: Conceição Maurício
Vice-Presidentes: Eduardo Alves, Rui Lopes
Tesoureiro: Marçal Pereira
Vogais: Celeste Ferreira, Fernando Pereira, Filipe Mota, Jorge Fernandes, Jorge Pires da Silva, José Carlos Bolas, José Carlos Valente, Luísa Martins, Madalena Tavares, Manuela Firmino, Natércia Serranito, Paulo Canilho

MESA DA ASSEMBLEIA DE SECÇÃO
Presidente: José Paulo Pereira
Vice-Presidente: Jorge Fazendas
Secretários: Sílvia Sebastião, Valentim Ferreira

Etiquetas:

03 outubro, 2008

Sugestão

O sociólogo António Barreto publicou ontem, no Sorumbático e no Jacarandá, um bonito post sobre a Vala Real (Azambuja).

A ler.

02 outubro, 2008

Obama avança nas sondagens

Após o primeiro debate entre Barack Obama e John McCain, o candidato democrata tem conseguido aumentar dia-a-dia a sua vantagem média nas sondagens nacionais.

Ontem, Obama já liderava as sondagens com 48,9% das intenções de voto, enquanto que o senador do Arizona se ficava pelos 43,6%.

Recorde-se que para ser eleito presidente dos EUA, Obama ou McCain precisam de obter, pelo menos, 270 votos no Colégio Eleitoral, órgão constituído pelos chamados eleitores presidenciais, que são eleitos no próximo dia 4 de Novembro.

Na verdade, a eleição presidencial norte-americana é uma eleição indirecta: primeiro, os eleitores escolhem os eleitores presidenciais que se comprometem a votar nos candidatos do seu partido à presidência e à vice-presidência; depois, na segunda-feira a seguir à segunda quarta-feira de Dezembro – é esta a expressão que consta das regras eleitorais norte-americanas – os eleitores presidenciais votam para o presidente e vice-presidente dos EUA, momento em que estes são efectivamente eleitos.

Etiquetas:


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online