DISCURSO DIRECTO

26 junho, 2008

Ainda isento de impostos

Aqui publico uma anedota que hoje recebi do João Grave:

Um sujeito entrou num bar novo, hi-tech, e pediu uma bebida. O barman é um robot que perguntou:
«Qual é o seu QI?»
O homem respondeu:
«150»
Então o robot serviu-lhe um cocktail perfeito e iniciou uma conversa sobre o aquecimento global, espiritualidade, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia, etc.
O tipo ficou impressionado e resolveu testar o robot. Saiu, deu uma volta e regressou. Novamente, o robot perguntou:
«Qual é o seu QI?»
O homem respondeu:
«Deve ser 100»
Imediatamente o robot serviu-lhe um whisky e começou a falar, agora sobre futebol, Fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, mulheres e outros assuntos semelhantes.
O sujeito ficou abismado. Saiu do bar, parou, pensou e resolveu voltar e fazer mais um teste. Novamente, o robot perguntou-lhe:
«Qual é o seu QI?»
O homem disfarçou e respondeu:
«Uns 20, acho eu…»
Então o robot serviu-lhe uma pinga de vinho, inclinou-se no balcão e disse pausadamente:
«E então, meu, vamos votar no Sócrates de novo?»



24 junho, 2008

O Império dos Pardais

Da pena de João Paulo Oliveira e Costa - biógrafo de D. Manuel I - surge O Império dos Pardais, um romance histórico cuja acção está centrada no reinado daquele monarca e, portanto, no auge da afirmação do Império Marítimo Português.

A trama passa-se como num thriller de espionagem, pois estão em causa os serviços secretos d’ O Venturoso, mas revela-nos ao mesmo tempo, com qualidade e rigor histórico, uma das mais emocionantes cidades dos séculos XV-XVI: Lisboa.

É um livro fantástico que termina como começou: no Rossio, entre pardais, pombos e gaivotas, uma metáfora feliz para falar dos países e das pessoas, suas ambições e seus limites, seus sonhos e suas derrotas.


“O Rossio animava-se com o movimento das pessoas. Um bando de pombos esvoaçava incomodado por umas gaivotas atrevidas que haviam deixado a proximidade do Tejo para entrar nos seus domínios; pequenos pardais aproveitavam aquele alvoroço para debicar migalhas perdidas pelo chão, ocupando por sua conta uma das esquinas da praça e espalhando-se por algumas ruas laterais. Miguel observava aqueles pequenitos vivaços que evitavam os conflitos entre os maiores e que se fortaleciam enquanto os outros se desgastavam. Com um sorriso nos lábios pensava: «É assim que os pardais constroem seus impérios.»"

Etiquetas:

16 junho, 2008

Como ainda não paga impostos...

Nos dias que correm, os portugueses têm cada vez menos motivos para sorrir e rir…

Por isso, não resisto à publicação de uma anedota que foi enviada pelo meu amigo Luis Cirilo, tanto mais que o riso ainda está isento de impostos… Por enquanto!


O velho Padre, durante anos, tinha trabalhado fielmente com o povo africano, mas agora estava de volta a Portugal, doente e moribundo, no Hospital de S. José.
De repente, ele faz um sinal à enfermeira, que se aproximou.
«Sim, Padre?» pergunta a enfermeira.
«Antes de morrer, eu queria ver o Primeiro-Ministro José Sócrates e o Ministro das Finanças Teixeira dos Santos.» sussurrou o Padre.
«Acalme-se, verei o que posso fazer.» respondeu a enfermeira.
De imediato, ela entra em contacto com o Palácio de S. Bento e com José Sócrates. E logo recebe a notícia: ambos gostariam muito de visitar o Padre moribundo.
A caminho do Hospital, Sócrates diz a Teixeira dos Santos:
«Eu não sei porque é que o velho Padre nos quer ver, mas certamente que isso vai ajudar a melhorar a nossa imagem perante a Igreja, o que é sempre bom.»
Teixeira dos Santos concordou. Era uma grande oportunidade para eles e até foi enviado um comunicado oficial à imprensa sobre a visita.
Quando chegaram ao quarto, o velho Padre, pegou na mão de Sócrates, com a sua mão direita, e na mão de Teixeira dos Santos, com a sua esquerda. Houve um grande silêncio e notou-se um ar de pureza e serenidade no semblante do Padre.
Sócrates então disse:
«Padre, porque é que fomos nós os escolhidos, entre tantas pessoas, para estar ao seu lado no seu fim?»
O velho Padre, lentamente, disse:
«Sempre, em toda a minha vida, procurei ter como modelo o Nosso Senhor Jesus Cristo.»
«Amém!» disse Sócrates.
«Amém!» disse Teixeira dos Santos.
E o Padre continuou:
«Então... como Ele morreu entre dois ladrões, eu queria fazer o mesmo...!!!»


13 junho, 2008

Há 120 anos


FERNANDO PESSOA
13/06/1888 – 30/11/1935


O Mostrengo
O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
A roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»

«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse,
E escorro os medos do mar sem fundo?»
E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»


in Mensagem

09 junho, 2008

Hillary apoia Obama

Hillary Clinton retirou-se da corrida à nomeação democrata e apoiou formalmente Barack Obama.

Definidos que estão os candidatos presidenciais pelo Partido Democrata e pelo Partido Republicano, o Discurso Directo passa a ter apenas os links para os sites de campanha oficiais de Barack Obama e de John McCain, bem como para o site The Living Room Candidate (onde poderá encontrar informação e vídeos diversos sobre as campanhas eleitorais realizadas para a presidência dos EUA entre 1952 e 2004).

Etiquetas:

06 junho, 2008

Um erro a corrigir

Quando Luis Leandro, presidente da estrutura local do PSD, tornou pública a sua desfiliação partidária, antevi aqui que esta decisão vai provocar um novo acto eleitoral para a Comissão Política do PSD/Azambuja, a pouco mais de um ano das próximas eleições autárquicas”.

Entretanto, o presidente da Assembleia de Militantes, António José Matos, deu uma entrevista ao Fundamental para falar da actual crise interna do PSD/Azambuja.

Para o que agora interessa, destaco as seguintes palavras de A.J.Matos:

- «[Luis Leandro] considerou que este partido [PSD] já não tinha os pressupostos que estavam reunidos quando ele aderiu ao partido. Como tal saiu.»

- «Vou deixar passar o Congresso e logo de seguida marco eleições para a Comissão Política.”

Estas declarações de A.J.Matos confirmam a ruptura definitiva de Luis Leandro com o PSD e a convocação de novo acto eleitoral para a direcção política local.

Posto isto, algumas linhas para reflexão.

Considero normal que alguém saia de uma organização quando já não se identifica com os objectivos prosseguidos e/ou os métodos utilizados por tal organização.

Considero aceitável que sejam marcadas novas eleições para a Comissão Política porque o seu presidente se demitiu e rompeu os laços que ainda mantinha com o PSD, apesar de não existir qualquer norma estatutária ou regulamentar que imponha tal acto eleitoral, pois a Comissão Política (segundo sei) ainda mantém o quórum e não caiu.

Mas, já não acho normal, nem aceitável, o facto dos militantes do PSD/Azambuja ainda não terem sido formalmente informados de todas as causas e consequências desta crise interna.

E deveriam tê-lo sido em tempo e pelas vias normais (comunicação escrita e Assembleia de Militantes), tanto mais que poucos são os militantes que têm e-mail e apenas alguns “passam os olhos” pelos blogs e jornais da terra.

Sinceramente, espero que este erro seja rapidamente corrigido, até porque é direito dos militantes do PSD ter conhecimento cabal sobre os vários aspectos da vida interna do Partido.

Ou será que os militantes já só servem para ir votar quando dá jeito?

Etiquetas:

05 junho, 2008

Hillary reconhece derrota

Este sábado, Hillary Clinton deverá anunciar a sua desistência da corrida à nomeação democrata.

Resta agora saber se Hillary vai ou não apoiar formalmente a candidatura de Barack Obama e se concorre ao lado deste como candidata à vice-presidência dos EUA.

Entretanto, o antigo presidente dos EUA, Jimmy Carter, anunciou o seu apoio a Obama.

Uma nota final:

Nas “primárias” de 2008, os principais front-runners do Partido Democrata e do Partido Republicano foram derrotados por candidatos que, há um ano, praticamente não tinham expressão nas várias sondagens e estudos de opinião norte-americanos.

No campo republicano, o favorito Rudy Giuliani afastou-se da corrida após a derrota na “super-tuesday” e a vitória coube ao senador do Arizona, John McCain, que no Verão passado se encontrava em sérias dificuldades para prosseguir com a sua candidatura.

No Partido Democrata, a super-favorita Hillary Clinton foi derrotada por um Barack Obama fulgurante e sem grandes apoios na “máquina partidária” democrata.

A inversão daquilo que poderia ser o desfecho “natural” deste processo de “primárias” resulta em muito do longo período de campanha eleitoral e das várias eleições que se realizaram desde Janeiro, o que permitiu criar dinâmicas sócio-políticas que potenciaram o crescimento eleitoral dos candidatos que conseguiram vencer.

Ao fim e ao cabo, confirmou-se uma velha regra política: em Democracia, não há vencedores antecipados.

Etiquetas:

04 junho, 2008

Making History

No início da semana, a direcção nacional do Partido Democrata decidiu aceitar parcialmente os resultados das “eleições primárias” realizadas nos Estados do Michigan e da Florida em 15 e 29 de Janeiro, respectivamente. Assim, cada delegado da Florida e do Michigan terá apenas direito a meio voto na Convenção Nacional Democrata.

A inclusão de representantes daqueles Estados aumentou o número de delegados que compõem a Convenção Nacional, pelo que o “número mágico” para qualquer candidato conseguir a nomeação presidencial passou de 2025 para 2118 delegados.

Na sequência da referida decisão e dos resultados eleitorais que obteve nas “primárias” desta semana (Porto Rico, Montana e Dakota do Sul), Barack Obama atingiu o número de delegados suficientes para garantir a sua investidura como candidato democrata.

Apesar de Hillary Clinton ter vencido as “primárias” do Porto Rico (com 68%) e do Dakota do Sul (com 55%), a verdade é que, com a distribuição proporcional dos delegados eleitos, Obama assegurou a eleição de delegados que lhe permitiram ultrapassar o novo “número mágico”.

Assim, Obama chega à Convenção Nacional com 2154 delegados (389 super-delegados) e Hillary apenas com 1919 delegados (282 super-delegados).

Duas notas finais:

Este processo de “primárias” no Partido Democrata foi dos mais disputados e incertos de sempre, tendo atingido níveis históricos de participação eleitoral e de gastos com a campanha eleitoral (calcula-se que as “máquinas eleitorais” de Obama e Hillary terão despendido cerca de 450 milhões de dólares).

Por fim, quer se queira, quer não, depois dos resultados eleitorais de ontem, o advogado e senador do Illinois, Barack Obama, transformou-se no primeiro homem negro da história dos Estados Unidos da América a vencer umas “eleições primárias” e a concorrer à Presidência.

Etiquetas:

03 junho, 2008

Divertido!



O novo sinal de trânsito
para
"Posto de Abastecimento de Combustível"

01 junho, 2008

E já vão dois!



Com 408 posts e cerca de 33600 visitas, o Discurso Directo assinala hoje o seu 2.º Aniversário.

Ao fim de dois anos, a inspiração inconstante do seu autor mantém-se e o objectivo principal deste blog também - o Discurso Directo é e continuará a ser um espaço de liberdade.

Um Abraço Amigo a todos aqueles que visitam o Discurso Directo!


 
Get Free Shots from Snap.com
buy flowers online